Facebook e Google devem registrar perdas de US$ 44 bilhões devido a coronavírus

Apesar de maior tempo gasto nas plataformas, uso das soluções que geram receita diminuiu ao longo dos dias; companhias, porém, permanecerão com lucro

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11:00 am - 27 de março de 2020

A firma de investimentos Cowen & Co divulgou uma projeção sobre a perda de receita que Facebook e Google, principais plataformas de publicidade on-line no ocidente.  

Na percepção da firma, o Facebook deve faturar US$ 15,7 bilhões abaixo da soma projetada, enquanto a receita do Google registrará US$ 28,6 bilhões a menos, somando pouco mais de US$ 44 bilhões de perdas com os resultados combinados. 

Acontece que, apesar de o uso das plataformas estar em franco crescimento devido à política de isolamento social (que faz com que crianças e adolescentes fiquem em casa), o uso dos produtos que de fato geram receita para as empresas (anúncios) vem diminuindo. 

Na terça, o Facebook confirmou a tendência “Não monetizamos muitos de nossos serviços onde estamos vendo um aumento no engajamento, e nós temos visto um enfraquecimento de nossos negócios com publicidade em países que estão tomando medidas agressivas para reduzir a disseminação do Covid-19”, afirmou a empresa em comunicado. 

Além das duas plataformas a companhia de investimentos também informou previsões de queda de receita para Twitter e Snapchat: enquanto a rede de microblogs deve sofrer queda de 18%, as vendas de anúncios em Snap devem ser  30% menor que a previsão anterior. 

Os negócios de publicidade da Amazon, entretanto, são “geralmente menos expostos” à crise do que outras grandes plataformas digitais, porque a publicidade da empresa está relacionada principalmente a pesquisas de produtos, disseram analistas da Cowen. 

Mesmo com as perdas, as duas principais empresas do setor de publicidade digital estarão longe de ficar no prejuízo. A Cowen & Co estima que em 2020 o Facebook terá lucro de US$ 33,7 bilhões (margem de 49%), enquanto o Google deve lucrar US$ 54,3 bilhões (margem de 43%) 

*Com informações da Variety 

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