Exército dos EUA lança protótipo de app store

Author Photo
11:41 am - 21 de março de 2012

Meses depois do esperado, as forças armadas dos EUA lançaram um protótipo de loja de aplicativos móveis. Inicialmente, integram o canal aplicações para a plataforma iOS desenvolvidas por soldados dentro de um programa militar para smartphones.

A Army Software Marketplace, que um oficial tinha dito que iria ao ar em novembro passado, tem, no momento, 12 aplicativos disponíveis para iPhone e iPad, criados dentro da iniciativa Connecting Soldiers to Digital Apps (CSDA).

O programa CSDA foi lançado pelas forças armadas norte-americanas em 2010 para testar a usabilidade de oferecer aos soldados acesso a dispositivos móveis e aplicativos personalizados para uso em treinamentos e em eventuais trabalhos para, depois, expandir a iniciativa.

A loja de aplicativos online, avaliada pelo exército dos EUA como peça fundamental na estratégia móvel que inclui diversos outros projetos, terá também aplicativos para a plataforma Android. Eles serão liberados para dispositivos aprovados para uso no ambiente de rede de operações comuns das forças armadas, como informou a CIO do Exército general Susan Lawrence, em artigo.

“A loja de aplicativos está no centro dos esforços do exército para reduzir radicalmente o tempo de entrega das aplicações para toda a corporação”, escreveu. “Este protótipo é o primeiro passo no estabelecimento e exercício de um novo processo de submissão e aprovação que, eventualmente, permitirá membros das forças armadas, organizações e desenvolvedores terceiros entregarem aplicativos rapidamente para a instituição.”

Entre os aplicativos disponíveis para os soldados estão guias de treinamento inicial como o The Soldiers Blue Book, Army Values e Army Social Media Handbook.

A comunidade CSDA continuará a submeter aplicativos para expandir a rede. Para isso, o grupo trabalha com práticas ágeis para desenvolvimento de softwares e criação de aplicativos para o site, de acordo com o Exército. Esses métodos incluem crescente colaboração entre usuários finais e early adopters para aprimorar o ciclo de desenvolvimento e, também, agilizar a entrega dos aplicativos.

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.