Categories: Notícias

Europa rejeita entrada na Acta, que busca controle da web

O parlamento europeu rejeitou a assinatura do Acordo de Comércio de Anti-Contrafacção (tradução livre para Anti-Counterfeiting Trade Agreement, ou Acta), por 478 votos contra 39. As informações foram publicadas nesta quarta-feira (04/07) pelo blog TechCrunch.

Assine a Newsletter do IT Web

Siga o IT Web no Twitter

Curta, no Facebook, a Fan Page do IT Web

 

Discussões sobre a Acta ressurgiram mais fortemente em janeiro deste ano, por conta da polêmica envolvendo os projetos de lei norte-americanos Sopa e Pipa, que visavam a buscar o controle de compartilhamento de arquivos na web. A Acta é datada de outubro de 2011 e já foi assinado por países como Finlândia, França, Irlanda, Itália, Portugal, Romênia e Grécia.  Mais recentemente, agora em janeiro de 2011, foi a vez da Polônia entrar para o grupo.

A regulação do tráfego de informações pela internet é apenas uma parte do documento, que conta com 22 páginas. A ideia é que os países colaborem uns com os outros na concessão de informações de usuários que se valham de conteúdo protegido por copyright na web. “Esses procedimentos devem ser implementados como forma de evitar a criação de barreiras para atividades legítimas, incluindo comércio eletrônico, e, condizente com a lei, preserve princípios fundamentais, tais como liberdade de expressão, processos jutos e privacidade”, diz o documento.

Segundo a notícia do TechCrunch, a rejeição dos países europeus pode tornar mais difícil a implantação das normas em países que já aprovaram a medida mais ainda não a ratificaram, tais como Austrália, Canadá, Japão, Coreia do Sul, Marrocos, Nova Zelândia, Cingapura e Estados.

Saiba mais:

#Acta, #Sopa, #Pipa, #Anonymous, #Megaupload: entenda de uma vez por todas

Sopa e Pipa: 7 coisas que não existiriam se a web fosse controlada

SopaNoITWeb: Sopa e Pipa são regressão à tecnologia do século 21

Sopa e Pipa: 7 coisas que não existiriam se a web fosse controlada

Recent Posts

Movida lança agente de IA no WhatsApp em parceria com a Meta e aposta em nova experiência de locação

A plataforma de locação de automóveis Movida lançou um agente de inteligência artificial integrado ao…

5 horas ago

Oracle nomeia Marcelle Paiva como nova VP de vendas, Data&AI Hub na América Latina

A Oracle anunciou Marcelle Paiva como nova vice-presidente de vendas, Go-to-Market (GTM) e ecossistema para…

6 horas ago

Mercado de IPOs de tecnologia ganha força com avanço da IA

O mercado de ofertas públicas iniciais voltou a ganhar tração em 2026, impulsionado principalmente pelo…

7 horas ago

Oracle adiciona US$ 85 bilhões em contratos de IA e encerra trimestre com carteira recorde de US$ 638 bilhões

A Oracle encerrou o quarto trimestre e o ano fiscal de 2026 com resultados recordes,…

7 horas ago

Disputa entre Anthropic e OpenAI expõe divergências sobre o futuro da inteligência artificial

A disputa entre Anthropic e OpenAI ganhou novos contornos e se tornou um dos principais…

7 horas ago

Marketing B2B precisa se reorganizar para atender compradores mais autônomos, diz Forrester

As áreas de marketing B2B precisam rever sua estrutura operacional para acompanhar a transformação do…

8 horas ago