ESG

Vale adota baterias da Tesla e reduz demanda energética em até 55%

A mineradora Vale anunciou a conclusão, no Terminal da Ilha Guaíba (TIG), no Rio de Janeiro, a instalação de um sistema de armazenamento de energia baseado em baterias para suprimento de demanda elétrica. Em funcionamento desde o segundo semestre do ano passado, o BESS (Battery Energy Storage Systems, na sigla em inglês), reduziu em 55% a demanda de energia elétrica no horário de ponta.

Ao complementar o fornecimento pela rede elétrica da concessionária nesse horário, quando a tarifa é mais cara, a implantação permitiu a redução de 40% no gasto com a distribuidora de energia local que atende ao TIG.

O sistema é composto por baterias de íon-lítio fabricadas pela Tesla e utilizando engenharia de software da empresa Micropower para gestão de consumo. O equipamento é carregado sempre que a demanda elétrica do TIG está baixa, complementando o fornecimento da concessionária em momentos de tarifa mais alta.

Leia também: Curso gratuito busca promover programação ‘verde’ e reduzir emissões

“Ao reduzir o uso da rede elétrica, justamente no horário em que o consumo do país inteiro é maior, contribuímos para evitar o acionamento de usinas termelétricas que utilizam como base o combustível fóssil, que nesse horário costumam ampliar sua participação para reforçar o sistema interligado nacional”, diz Ludmila Nascimento, diretora de energia e descarbonização da Vale.

Vale e Micropower

Desenvolvido em parceria com a Siemens e a Micropower, joint-venture com participação da Comerc Energia, Siemens e Equinor, a tecnologia faz parte de uma estratégia de descarbonização da Vale. As baterias são produzidas com tecnologia de íons de lítio e possuem capacidade de armazenamento de 10 megawatts-hora, suficiente para atender 45 mil residências por uma hora.

Sozinhas, podem abastecer metade de todos os equipamentos do terminal de minério ao mesmo tempo durante duas horas por dia.

“Estamos muito felizes por contribuir com um sistema robusto de armazenamento em uma operação tão grande quanto essa que a Vale possui. Poder economizar 40% do valor de uma fatura mensal de demanda é um valor significativo, e isso mostra a alta capacidade do nosso sistema”, afirma Sergio Jacobsen, CEO da Micropower.

Recentemente, a Vale anunciou investimento de ao menos US$ 2 bilhões para reduzir em 33% suas emissões absolutas diretas e indiretas até 2030, com base nas premissas do Acordo de Paris, além da intenção de zerar suas emissões líquidas até 2050.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Recent Posts

Sem equipes preparadas, IA não entrega transformação

A adoção de inteligência artificial (IA) nas empresas não depende apenas da disponibilidade de ferramentas.…

37 minutos ago

Cohesity obtém patente para aplicar IA diretamente em dados de backup corporativos

A Cohesity anunciou a concessão da Patente Nº 12.619.501 pelo Escritório de Patentes e Marcas…

19 horas ago

Para Diogo Cortiz, maior desafio da IA é a falta de capacidade crítica para questionar suas respostas

Diogo Cortiz, professor da PUC-SP e doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, tem…

21 horas ago

Agentes de IA vão dar “superpoderes” a profissionais de TI, diz DJ Sampath, da Cisco

DJ Sampath chegou aos Estados Unidos há 30 anos com oito dólares no bolso e…

22 horas ago

Chatbots de bancos e fintechs não entendem as emoções dos clientes, aponta estudo

A evolução da inteligência artificial nos serviços financeiros ainda esbarra em desafios relacionados à experiência…

22 horas ago

Motorola Solutions compra D-Fend por US$ 1,5 bilhão

A Motorola Solutions anunciou a assinatura de um acordo definitivo para adquirir a D-Fend Solutions,…

22 horas ago