Equipes multidisciplinares são o coração do sucesso da TI, diz CIO da Solar Coca-Cola

Claudio Fontes, CIO da Solar Coca-Cola, é enfático: o sucesso da equipe de TI da companhia se resume a um principal fator: multidisciplinaridade. Dos 77 profissionais da área, cerca de 20 são oriundos de outros setores, afirma o executivo.

“Nosso foco é baseado em quatro pilares: pessoas, objetividade, transparência e respeito”, resume o executivo, que participa nesta semana do IT Forum 2018, encontro que reúne CIOs e CEOs das 500 maiores empresas do Brasil.

Criada há cinco anos, a Solar Coca-Cola é a terceira maior fabricante do sistema Coca-Cola no Brasil e uma das 15 principais do mundo. São 13 fábricas, 36 centros de distribuição e capacidade pra produzir 3 bilhões de litros de bebidas ao ano.

O executivo, que chegou à companhia um ano após a criação, lembra que sua principal missão era ter a certeza de que a empresa estava no caminho certo, escolhendo as pessoas comprometidas com as causas e diretrizes da companhia.

Ele comenta que, neste período, não perdeu nenhum profissional e, dos 45 que o setor de TI contava na sua chegada, o número agora já beira os 80. Dentre eles, muitos capacitados para atuar no setor. “O time de TI é formado por pessoas com formação técnica na área além da mescla com outros setores, que não necessariamente conheciam TI. Fomos capacitando para atuarem conosco”, explica.

O “intercâmbio” com outra áreas de negócios, para Fontes, melhora significativamente o relacionamento interno entre elas. “Não tem nenhuma área da organização que a TI não tenha bom relacionamento”, completa.

Recent Posts

Movida lança agente de IA no WhatsApp em parceria com a Meta e aposta em nova experiência de locação

A plataforma de locação de automóveis Movida lançou um agente de inteligência artificial integrado ao…

1 dia ago

Oracle nomeia Marcelle Paiva como nova VP de vendas, Data&AI Hub na América Latina

A Oracle anunciou Marcelle Paiva como nova vice-presidente de vendas, Go-to-Market (GTM) e ecossistema para…

1 dia ago

Mercado de IPOs de tecnologia ganha força com avanço da IA

O mercado de ofertas públicas iniciais voltou a ganhar tração em 2026, impulsionado principalmente pelo…

1 dia ago

Oracle adiciona US$ 85 bilhões em contratos de IA e encerra trimestre com carteira recorde de US$ 638 bilhões

A Oracle encerrou o quarto trimestre e o ano fiscal de 2026 com resultados recordes,…

1 dia ago

Disputa entre Anthropic e OpenAI expõe divergências sobre o futuro da inteligência artificial

A disputa entre Anthropic e OpenAI ganhou novos contornos e se tornou um dos principais…

1 dia ago

Marketing B2B precisa se reorganizar para atender compradores mais autônomos, diz Forrester

As áreas de marketing B2B precisam rever sua estrutura operacional para acompanhar a transformação do…

1 dia ago