Notícias

Como drones ajudaram bombeiros a conter incêndio em Notre-Dame

Os bombeiros de Paris usaram drones DJI para monitorar o incêndio de Notre-Dame e detectar as melhores posições para apontar as mangueiras de incêndio. Por meio de drones DJI Mavic Pro e Matrice M210, que sobrevoaram a catedral histórica, os bombeiros conseguiram obter dados essenciais para conter o fogo. O incêndio foi causado acidentalmente por trabalhos de restauração em andamento na igreja.

Esses equipamentos foram fundamentais para salvar a estrutura da catedral. “Os drones nos permitiram usar corretamente o que tínhamos à nossa disposição”, afirmou o porta-voz dos bombeiros Gabriel Plus. Dessa forma, a câmera térmica e zoom óptico eletrônico do Mavic Pro possibilitaram à brigada de incêndio agir com precisão. Os drones foram emprestados dos ministérios da cultura e do interior da França, pois as equipes de bombeiros ainda não possuem seus próprios drones.

Por lei, esses veículos aéreos não tripulados não podem voar em Paris para evitar acidentes. As restrições foram removidas para a empresa DJI com intuito de cooperar com os propósitos das autoridades francesas. Segundo a DJI, os bombeiros da capital utilizam a tecnologia dos drones em missões de busca e salvamento e na extinção de incêndios, como o de Notre Dame.

“A missão foi delicada e eles inteligentemente chamaram a célula da Unidade Drone da Polícia de Paris, que é uma equipe dedicada de pilotos profissionais prontos para intervir em missões críticas”, acrescentou um porta-voz da DJI.

IDG Now! agora é itmidiacom. Para ler mais notícias, acesse

Recent Posts

Neil Redding abre IT Forum Praia do Forte 2026 com debate sobre liderança na era da IA

Neil Redding será o palestrante de abertura do IT Forum Praia do Forte 2026. Com…

32 minutos ago

47% das empresas brasileiras devem adiar migração para a nuvem nos próximos três anos

Apesar da consolidação da computação em nuvem como um dos pilares da transformação digital, uma…

59 minutos ago

Deepfakes, IA e software open source lideram lista de ameaças críticas para empresas, diz Gartner

As equipes de segurança cibernética enfrentarão um cenário cada vez mais complexo nos próximos anos,…

2 horas ago

Apenas um em cada três americanos aprova a construção de data centers

Apenas uma em cada três pessoas dos Estados Unidos aprova o ritmo acelerado de construção…

3 horas ago

Copa do Mundo 2026 vira laboratório global para IA, dados e infraestrutura digital

Desde o início do ano, a redação acompanha como a Copa do Mundo 2026 extrapola…

4 horas ago

NiCE cria hub de pesquisa para acelerar adoção de IA agêntica nas empresas

A NiCE anunciou a criação do NiCE Labs, um laboratório voltado ao desenvolvimento e à…

4 horas ago