A empresa provedora de serviços de consultoria, terceirização e tecnologia Capgemini divulgou os resultados do quarto anuário World Quality Report. O relatório, publicado em parceria com a HP, revela que as organizações estão administrando com dificuldade os desafios da era móvel e que apenas um terço (31%) dos pesquisados testam seus aplicativos móveis de forma correta.
Quando as organizações realizam testes de garantia da qualidade de seus serviços móveis, elas se concentram principalmente no desempenho (64%) e na funcionalidade (48%) e apenas 18% das companhias têm foco em segurança.
O relatório apontou que 51% das empresas ainda realizam testes internamente. Apenas 13% passaram a ter um serviço totalmente administrado por um prestador de serviço externo.
No Brasil, 56% das empresas preferem que os profissionais responsáveis por realizar testes façam parte de seu quadro de funcionários, um cenário acima da média mundial. Segundo as companhias brasileiras que participaram da pesquisa, 45% delas afirmaram que os testes internos apresentam melhor qualidade quando comparados aos feitos por um serviço externo.
O relatório mostra ainda uma falta de confiança na capacidade de análise da qualidade de softwares das empresas, sendo que 59% das respostas obtidas avaliaram o conhecimento das novas ferramentas e tecnologias de teste por suas equipes de qualidade internas como “médio”. Dois terços dos participantes admitem não possuir as ferramentas corretas para testar aplicativos móveis e 34% confessam que não possuem as metodologias e processos de teste apropriados.
“Aplicativos para softwares confiáveis e consistentes se tornaram importantes para as operações de muitas organizações. Além disso, a falta de confiança na capacidade interna da maioria das empresas para monitorar e testar seus softwares é preocupante, principalmente em termos de aplicativos móveis”, afirma Michel de Meijer, chefe da linha de serviços globais.
O relatório também destaca o impacto da computação em nuvem na realização de testes e na garantia de qualidade. Quase um quarto dos aplicativos (22%) das empresas pesquisadas estão hospedados na nuvem e esse número deve aumentar para um terço (32%) até 2015.
No Brasil, apenas 16% das organizações não usam a computação em nuvem para testes; até 2015, é estimado que esse número sofra uma queda e fique em 6%.
O relatório também revela que, com o desejo das empresas de reduzir custos e lançar produtos mais rapidamente, 42% das empresas aumentaram seus orçamentos da área de garantia da qualidade, enquanto apenas 11% delas os reduziram.
A plataforma de locação de automóveis Movida lançou um agente de inteligência artificial integrado ao…
A Oracle anunciou Marcelle Paiva como nova vice-presidente de vendas, Go-to-Market (GTM) e ecossistema para…
O mercado de ofertas públicas iniciais voltou a ganhar tração em 2026, impulsionado principalmente pelo…
A Oracle encerrou o quarto trimestre e o ano fiscal de 2026 com resultados recordes,…
A disputa entre Anthropic e OpenAI ganhou novos contornos e se tornou um dos principais…
As áreas de marketing B2B precisam rever sua estrutura operacional para acompanhar a transformação do…