Distribuidora Gama reduz 30% de seus custos com soluções e consultoria da PC Sistemas

Author Photo
6:15 pm - 19 de janeiro de 2016

Após estruturar sua operação com base em sistemas especializados na distribuição de produtos farmacêuticos, a Distribuidora Gama queria promover melhores práticas internas. 

Para ajudá-la nessa empreitada, a empresa implementou a myAudit, uma ferramenta de auditoria de processos da PC Sistemas, juntamente com a consultoria melhores práticas, que atua de forma complementar à tecnologia.

O myAudit faz uma análise minuciosa de todas as rotinas da empresa e apresenta um diagnóstico da situação real, dos riscos potenciais e das melhorias que podem ser realizadas. A consultoria, por sua vez, estuda as particularidades de cada caso para identificar a prática mais aderente ao modelo de negócios da Gama, visando a melhoria geral do funcionamento da empresa e inibindo falhas que poderiam acontecer.

Na área fiscal, por exemplo, a Gama reduziu em 15% a ocorrência de multas. Além disso, devido ao aprimoramento dos processos propostos pela consultoria, a companhia conseguiu crescer sem novas contratações e, simultaneamente, reduzir a sobrecarga de trabalho das equipes. 

“A consultoria gerencial é um importante pilar na consolidação de uma operação segura, com custos reduzidos e maior produtividade. O amadurecimento tecnológico que conquistamos com a parceria da PC é fundamental para promovermos o desenvolvimento sustentável dos negócios”, comenta Weberth Fontes, gerente de TI da distribuidora.

A consultoria também identificou que, além de retrabalho em diversas áreas, muitos profissionais realizavam processos contemplados pelo ERP em planilhas, como por exemplo, o cálculo de produção e os relatórios de comissão dos representantes. 

A automatização do processo, antes realizado manualmente, veio com a adoção das melhores práticas para cada setor da Gama, viabilizando um aproveitamento próximo a 90% das funcionalidades dos sistemas implementados. “Hoje os nossos gestores conseguem tomar decisões rápidas e assertivas, com a certeza de que utilizam informações seguras para a melhor condução dos negócios”, complementa Fontes.

Com um mix de quatro mil itens, a Gama soma mais de 10 mil clientes nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia e Rio de Janeiro. Em 2015, a empresa aumentou em 30% o seu faturamento, que ultrapassou os R$ 110 milhões por ano.

A troca do seu sistema pelo software de gestão WinThor, da PC Sistemas, em 2010, deu início a uma nova fase na Gama, com controle e integração de todas as áreas da empresa. 

Além disso, a companhia implementou o WinThor WMS, sistema de gerenciamento de armazém, para apoiá-la em suas operações logísticas. Com a solução, conseguiu reduzir um turno de trabalho e passou a capacitar os seus funcionários em apenas um terço do tempo gasto anteriormente. No geral, a adoção da ferramenta resultou em 30% de economia com essas operações.

A companhia, posteriormente, evoluiu para uma ferramenta de Business Intelligence, o myBI, também da PC Sistemas. Com as informações extraídas da solução, a Gama conseguiu estabelecer e compreender indicadores de diferentes áreas dos seus negócios.

Com base no relatório de clientes, por exemplo, os supervisores conseguiram exercer um atendimento mais próximo e direcionado, além de apoiar o time de representantes de maneira mais assertiva. 

Para Ronan Maia, diretor executivo da PC Sistemas, o objetivo da companhia é oferecer um suporte completo para que as empresas possam focar no desenvolvimento das atividades do seu core business.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.