Categories: Notícias

CPqD evolui tecnologia de discurso para facilitar uso em smartphones

Aplicações baseadas em síntese de fala de alta qualidade, em português falado no Brasil, com flexibilidade para adaptação a ambientes embarcados (em dispositivos com baixa capacidade de armazenamento) e com diferentes tipos de voz são as principais evoluções que o CPqD tem trabalhado para evoluir a tecnologia de discurso.

O Conselho trabalha por intermédio de uma equipe de profissionais especializados que também atua no desenvolvimento de soluções de biometria de voz e de reconhecimento de fala.

A ideia é que esse tipo de tecnologia possa ser oferecida ao mercado brasileiro de forma cada vez mais amigável e natural, de acordo com Norberto Alves Ferreira, gerente de Tecnologias de Fala, Imagem e Mobilidade do CPqD. “O objetivo é facilitar a interação entre as empresas ou instituições e o seu público”, completa.

O CPqD já criou diversas soluções utilizadas em aplicações voltadas à acessibilidade, inclusão digital e segurança da informação. O CPqD Texto Fala, por exemplo, foi o primeiro produto lançado para síntese de fala, sendo hoje instalado em grande número de caixas eletrônicos no País, de diversas instituições financeiras. A solução foi aplicada para uso em terminais por pessoas com deficiências visuais ou baixo letramento.

Dentre as soluções de síntese e de reconhecimento de fala e de biometria de voz oferecidas pelo CPqD estão o CPqD Alcance, aplicativo que facilita o uso de smartphones touchscreen por pessoas com deficiências visuais; o CPqD Smart Authentication, solução que usa biometria de voz (e de face) para a autenticação de usuários; e o CPqD Conecta, que combina tecnologias de síntese e de reconhecimento de fala em uma plataforma de comunicação por múltiplos canais digitais, que facilita a interação entre empresas e clientes ou equipes de campo.

Recent Posts

Movida lança agente de IA no WhatsApp em parceria com a Meta e aposta em nova experiência de locação

A plataforma de locação de automóveis Movida lançou um agente de inteligência artificial integrado ao…

11 horas ago

Oracle nomeia Marcelle Paiva como nova VP de vendas, Data&AI Hub na América Latina

A Oracle anunciou Marcelle Paiva como nova vice-presidente de vendas, Go-to-Market (GTM) e ecossistema para…

12 horas ago

Mercado de IPOs de tecnologia ganha força com avanço da IA

O mercado de ofertas públicas iniciais voltou a ganhar tração em 2026, impulsionado principalmente pelo…

13 horas ago

Oracle adiciona US$ 85 bilhões em contratos de IA e encerra trimestre com carteira recorde de US$ 638 bilhões

A Oracle encerrou o quarto trimestre e o ano fiscal de 2026 com resultados recordes,…

13 horas ago

Disputa entre Anthropic e OpenAI expõe divergências sobre o futuro da inteligência artificial

A disputa entre Anthropic e OpenAI ganhou novos contornos e se tornou um dos principais…

13 horas ago

Marketing B2B precisa se reorganizar para atender compradores mais autônomos, diz Forrester

As áreas de marketing B2B precisam rever sua estrutura operacional para acompanhar a transformação do…

14 horas ago