Costa do Sauípe amplia vendas on-line em 300% depois de modernizar sistema de gestão

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3:01 pm - 31 de outubro de 2016

Considerado um dos mais desejados destinos turísticos do Brasil, a Costa do Sauípe é um complexo hoteleiro localizado a 76 km de Salvador, na Bahia. A empresa buscava otimizar sua operação e a resposta veio por meio da Totvs CMNet – marca focada em soluções de tecnologia para meios de hospedagem e serviços que abrangem a cadeia de turismo.

Desde o ano passado, a criação de uma área para gerenciamento de receita na Costa do Sauípe passou a fazer uma gestão mais eficiente dos pontos de comercialização e, com isso, a empresa já aumentou suas vendas online em 300% no site do estabelecimento.

O departamento conta com a solução da Totvs para ter acesso a indicadores de vendas passadas e futuras, como o booking pace – diferença de dias entre a data da reserva e o check-in. Para a comercialização na internet o booking pace é de 45 dias, já em operadoras esse prazo sobe para 90 dias aproximadamente. Ter acesso rápido e fácil a esses relatórios possibilita à Costa do Sauípe criar ações promocionais assertivas.

Por exemplo, se o objetivo é ter mais hóspedes em novembro, é necessário iniciar a campanha nas agências de turismo em agosto. Outro ponto importante é a comunicação em tempo real da plataforma de front office com o gerenciador de canais. Com isso, a reserva é automaticamente registrada no sistema, sem interferência manual e risco de overbooking.

Segundo Gustavo Syllos, CMO do Costa do Sauípe, em 2015, o volume de hóspede atingiu a marca de aproximadamente 1 milhão de pessoas. “E mesmo em um ano de instabilidade econômica, conseguimos manter a taxa de ocupação de 56% e estamos confiantes que atingiremos a meta de aumentar em 18% o nosso faturamento – em 2015, foram R$ 180 milhões. Com tecnologia, temos uma liberdade maior, onde controlamos a nossa tarifa e mantemos a nossa competitividade”, contabiliza.

Construído em 2000, o conglomerado conta com 1,5 mil apartamentos divididos em cinco hotéis e cinco pousadas, um centro de convenções com capacidade para 4 mil pessoas e um centro comercial e cultural com lojas, bares e restaurantes. Tudo isso em uma área total de dez quilômetros quadrados com natureza preservada e diversas opções de lazer e esportes. Até 2009, o complexo atuava com quatro bandeiras diferentes, mas, com a criação da Costa do Sauípe SA a operação foi integrada em uma única holding. Na mesma época foi realizada a padronização dos sistemas de tecnologia e, atualmente, a gestão completa é controlada por meio de soluções da Totvs.

Antes dessa mudança organizacional, também foi estruturada uma melhor sincronização das informações, reunindo dados em uma mesma plataforma. A unificação permitiu ganho significativo de, com monitoramento em tempo real da rentabilidade de cada unidade de negócio, mas também uma visão macro da operação.

A solução de front office ajuda no gerenciamento de check-ins e atendimento aos hóspedes, além de ser responsável pelo controle de pensão, com registro de tudo o que é consumido pelo turista, lançando a cobrança na fatura de consumo do quarto – caso determinada refeição ou serviço não esteja incluso no pacote do cliente. Essa demanda exige um delicado controle, já que a Costa do Sauípe possui três diferentes tipos de hospedagens: pousada com direito a café da manhã; resort com sistema all inclusive, e resort premium, com todo consumo incluso, além de serviços como garçom na piscina, bebidas importadas, entre outros.

Para 2017, está prevista a adoção da Uniform System of Account for the Lodging Industry, uma metodologia internacional para a área financeira, que faz comparações de custos do hotel com os padrões do mercado e analisa as despesas e lucros de acordo com as melhores práticas do setor. A infraestrutura de TI já preparada para essa integração.

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