Notícias

Coronavírus em números: covid-19 avança e mobiliza setor de tecnologia

A covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, tem mobilizado todos os setores da economia mundo afora. Com números globais de diagnosticados que dão saltos a cada dia, o coronavírus tem forçado empresas e líderes reagiram rapidamente. Um dos reflexos foi o home office adotado em larga escala. Em uma pesquisa inédita, a IT Mídia levantou as empresas do setor de TI que adotaram medidas de trabalho remoto como resposta à pandemia. Mais de 130 delas afirmaram incentivar a prática.

Ao mesmo tempo, a situação emergencial cobra planos de continuidade e mitigação de riscos, com CIOs sendo mais do que nunca cobrados para atuar na linha de frente. E, claro, a TI também é cobrada para gerenciar as crises de segurança cibernética para os perímetros que vão além do escritório. Afinal, cibercriminosos estão atentos a um novo padrão: com a maioria trabalhando de casa, as tentativas de phishing e sequestro de informações tendem a subir. Segundo levantamento recente da Check Point, 50% dos sites com domínios sobre o coronavírus tem mais chances de serem maliciosos.

A criatividade humana também não tem encontrado limites para criar fake news sobre a covid-19. Um canal no WhatsApp criado pelo Grupo de Estudos da Desinformação da Unicamp, reuniu mais de 8 mil boatos sobre a doença em cerca de duas semanas desde que o canal foi criado. O Ministério da Saúde também tem trabalhado para monitorar as notícias falsas e reportou que 85% das fake news que recebeu eram relacionadas à nova doença.

Em meio à crise, é preciso também destacar notícias positivas que rondam a nova realidade. Dezenas de startups se mobilizaram e estão oferecendo suas soluções e produtos de forma gratuita, a preço de custo ou de forma customizada para atender às demandas durante a pandemia.

A tecnologia também tem protagonizado avanços para compreensão do coronavírus. O primeiro alerta sobre a doença foi realizado por um algoritmo da startup canadense BlueDot, que mapeia notícias de centenas de fontes. Já a startup brasileira de inteligência artificial Laura, desde o anúncio do alerta de pandemia pela Organização Mundial da Saúde vem trabalhando no desenvolvimento de uma solução para ajudar os hospitais na triagem e previsão da demanda de atendimento de pacientes com suspeita de COVID-19. Um consórcio de supercomputadores nos Estados Unidos que conta com o apoio da NASA e do MIT também tem concentrado esforços para apoiar o avanço de pesquisas na área.

Big data e analytics também têm sido usado para mapear e destacar as notícias sobre o novo coronavírus. A Microsoft lançou na última semana um mapa que acompanha em tempo real o surto do coronavírus pelo mundo, mostrando também que o número de pacientes diagnosticados com a doença tem, a cada dia, aumentado. Hoje, mais de 103 mil pessoas que testaram positivo para a doença foram consideradas como casos recuperados.

Recent Posts

Movida lança agente de IA no WhatsApp em parceria com a Meta e aposta em nova experiência de locação

A plataforma de locação de automóveis Movida lançou um agente de inteligência artificial integrado ao…

1 dia ago

Oracle nomeia Marcelle Paiva como nova VP de vendas, Data&AI Hub na América Latina

A Oracle anunciou Marcelle Paiva como nova vice-presidente de vendas, Go-to-Market (GTM) e ecossistema para…

1 dia ago

Mercado de IPOs de tecnologia ganha força com avanço da IA

O mercado de ofertas públicas iniciais voltou a ganhar tração em 2026, impulsionado principalmente pelo…

1 dia ago

Oracle adiciona US$ 85 bilhões em contratos de IA e encerra trimestre com carteira recorde de US$ 638 bilhões

A Oracle encerrou o quarto trimestre e o ano fiscal de 2026 com resultados recordes,…

1 dia ago

Disputa entre Anthropic e OpenAI expõe divergências sobre o futuro da inteligência artificial

A disputa entre Anthropic e OpenAI ganhou novos contornos e se tornou um dos principais…

1 dia ago

Marketing B2B precisa se reorganizar para atender compradores mais autônomos, diz Forrester

As áreas de marketing B2B precisam rever sua estrutura operacional para acompanhar a transformação do…

1 dia ago