Notícias

Conheça a tecnologia que promete conexões 100 vezes mais rápidas que Wi-Fi

Uma nova tecnologia chamada Li-Fi (Light Fidelity) promete conexões até 100 vezes mais rápida do que Wi-Fi. Segundo os cientistas, o padrão alternativo é baseado em luz, o que permitiria alcançar velocidades de 1 Gbps no mundo real, o que seria cerca de 100 vezes mais rápido do que um Wi-Fi padrão.

Criada em 2011, a transmissão via Li-Fi é feita usando luzes LED, que acendem e desligam em nano segundos, sendo imperceptíveis para o olho humano.

O Li-Fi poderia permitir que os usuários fizessem o download de um filme HD em poucos segundos, por exemplo.

Em entrevista recente ao site IBTimes UK, uma empresa chamada Velmenni alegou ter tirado a nova tecnologia dos laboratórios para escritórios e ambientes industriais do mundo real na Estônia, onde teria conseguido atingir essas velocidades impressionantes citadas acima.

No entanto, essa não foi a única empresa interessada em levar o Li-Fi para os consumidores finais. Outros nomes, como Oledcomm e pureLiFi, do criador da tecnologia, Harald Haas, também trabalham nesse sentido.

Como o Li-Fi é baseado em luz, não poderia penetrar paredes e teria um alcance mais limitado do que o Wi-Fi – o que também significa uma maior segurança potencial.

Recent Posts

Movida lança agente de IA no WhatsApp em parceria com a Meta e aposta em nova experiência de locação

A plataforma de locação de automóveis Movida lançou um agente de inteligência artificial integrado ao…

1 dia ago

Oracle nomeia Marcelle Paiva como nova VP de vendas, Data&AI Hub na América Latina

A Oracle anunciou Marcelle Paiva como nova vice-presidente de vendas, Go-to-Market (GTM) e ecossistema para…

1 dia ago

Mercado de IPOs de tecnologia ganha força com avanço da IA

O mercado de ofertas públicas iniciais voltou a ganhar tração em 2026, impulsionado principalmente pelo…

1 dia ago

Oracle adiciona US$ 85 bilhões em contratos de IA e encerra trimestre com carteira recorde de US$ 638 bilhões

A Oracle encerrou o quarto trimestre e o ano fiscal de 2026 com resultados recordes,…

1 dia ago

Disputa entre Anthropic e OpenAI expõe divergências sobre o futuro da inteligência artificial

A disputa entre Anthropic e OpenAI ganhou novos contornos e se tornou um dos principais…

1 dia ago

Marketing B2B precisa se reorganizar para atender compradores mais autônomos, diz Forrester

As áreas de marketing B2B precisam rever sua estrutura operacional para acompanhar a transformação do…

1 dia ago