Conheça a Robô Laura que ajuda no diagnóstico de covid-19

Bot é a nova aliada do Hospital Icaraí no combate à pandemia

Author Photo
9:19 am - 06 de outubro de 2020
Robotic advisor service technology in healthcare smart hospital , artificial intelligence concept. Surgury Doctors in operating room and robot display status of patient.

O Hospital Icaraí, de Niterói, tem uma nova alida no combate ao coronavírus. Desde setembro, a instituição utiliza a plataforma P.A. Digital Laura, uma tecnologia que está disponível no site do hospital para instruir e guiar pacientes como a primeira forma de triagem da covid-19.

A plataforma auxilia a suprir uma demanda informativa e a necessidade de nos orientarmos com uma equipe médica, em caso de identificação de alguns sintomas e enfermidades. Como os cuidados ainda devem permanecer durante esse tempo de enfrentamento ao novo coronavírus, a possibilidade de atendimento à distância com resultados confiáveis é outro ponto que conta a favor da inteligência artificial da Robô Laura.

O equipamento é planejado para responder com base nas observações médicas das equipes especializadas que desenvolveram o sistema e, apoiada em padrões de sintomas marcados de forma simples e intuitiva pelo paciente, pode recomendar ou não o atendimento presencial na unidade de saúde.

Leia também: Conheça oito razões para as empresas adotarem o Process Mining

As respostas dadas pela interface do P.A. Digital são diretas. Para ser atendido, o paciente que entrar no site do Hospital Icaraí precisará fornecer apenas nome, contato e o CPF, assim o sistema fará o registro e acompanhamento do usuário do serviço. Depois, o paciente responde a perguntas sobre quais as condições de saúde e sintomas perceptíveis, como temperatura alta, dores de cabeça e no resto do corpo, enjoos e outros.

Ao fim do questionário, a Robô Laura sinaliza por meio de cores (verde, amarelo ou vermelho) e mensagens qual é o procedimento para cada paciente, de acordo com a situação individual aparente, informando o passo a passo. As informações são mostradas ao paciente e vão direto para o sistema do Hospital, que fará o acompanhamento. Assim, o Hospital Icaraí é capaz de direcionar o paciente para um monitoramento remoto ou atendimento presencial.

“A finalidade da implantação dessa alta tecnologia no Hospital Icaraí é auxiliar e otimizar o trabalho dos profissionais do hospital, a fim de oferecer um serviço cada vez mais qualitativo, eficiente e em um período adequado, visando sempre ao principal objetivo da Casa, que é o de salvar vidas”, afirma Biagio Ganino, diretor-médico do Hospital Icaraí.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.