Computerworld Brasil

Remessas mundiais de PCs diminuíram 16,2% em 2022, diz Gartner

O mercado global de PCs atingiu 286,2 milhões de unidades em 2022, em uma queda de 16,2% em relação ao ano anterior. Isso é o que revelam dados recém-divulgados pelo Gartner, empresa de pesquisa e aconselhamento para empresas.

Segundo os analistas, foram registradas um total de 65,3 milhões de unidades no quarto trimestre de 2022 (4T22), o que representa uma queda de 28,5% em relação ao mesmo período de 2021.

Esse é o maior declínio trimestral na quantidade de remessas do setor desde que o Gartner começou a rastrear o cenário de PCs em meados da década de 1990. Segundo Mikako Katagawa, analista e diretor do Gartner, os resultados negativos têm relação com o cenário macroeconômico global.

“A antecipação de uma recessão global, o aumento da inflação e as taxas de juros mais altas tiveram um grande impacto na demanda de PCs”, disse. “Como muitos consumidores já têm PCs relativamente novos que foram comprados durante a pandemia, a falta de acessibilidade está substituindo qualquer motivação para comprar, fazendo com que a demanda por novos computadores caia para o nível mais baixo dos últimos anos.”

O segmento de PCs corporativos também está sendo impactado por uma desaceleração da economia, afirmou o analista. A demanda por computadores entre as empresas começou a cair no terceiro trimestre de 2022, e se agravou no final do ano. “Os compradores empresariais estão estendendo os ciclos de vida dos equipamentos e atrasando as compras, o que significa que o mercado provavelmente não voltará a crescer até 2024”, pontuou Kitagawa.

Simultaneamente, os níveis mais altos de estoque de PCs começaram a crescer no primeiro semestre de 2022 e se tornaram um gargalo para o mercado de computadores. A baixa oferta de equipamentos causada pela alta demanda e pelas interrupções na cadeia de suprimentos até 2021, rapidamente se transformou em excesso de oferta, uma vez que a demanda desacelerou rápida e significativamente.

Os três principais fornecedores no mercado mundial de PCs permaneceram inalterados no quarto trimestre de 2022, com a Lenovo mantendo o primeiro lugar em remessas. HP Inc. e Dell ocupam a segunda e terceira posição.

Recent Posts

EXCLUSIVA: Estudo do BCG mostra que GenAI pode aprimorar governança de dados

A inteligência artificial generativa (GenAI) pode ser usada, ela própria, para aprimorar a governança de…

10 minutos ago

A contribuição da Inteligência Artificial para ações de ESG no Brasil

A Inteligência Artificial (IA) tem se consolidado como uma das tecnologias mais disruptivas da era…

1 hora ago

Novos executivos da semana: OutSystems, V8.tech e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

2 dias ago

Lua: conheça a linguagem de programação brasileira que conquistou o mundo dos games

Em 1993, Roberto Ierusalimschy, Luiz Henrique de Figueiredo e Waldemar Celes, trio de membros do…

2 dias ago

ChatGPT registra pico histórico de receita com lançamento do GPT-4o

O ChatGPT experimentou um salto sem precedentes em sua receita, impulsionado pelo lançamento do GPT-4o,…

3 dias ago

Nebraska processa TikTok por violação das leis de proteção ao consumidor

O estado de Nebraska tomou medidas legais contra o TikTok, acusando o popular aplicativo de…

3 dias ago