Computerworld Brasil

Novo supercomputador da Petrobras, Gaia entra em operação no 1º semestre

O mais novo supercomputador da Petrobras, o Gaia entra em operação ainda no primeiro semestre deste ano. A máquina será instalada no Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação (Cenpes) da empresa, no Rio de Janeiro.

O supercomputador foi criado com o objetivo de desenvolver metodologias inovadoras de análise para atender às demandas de computação de alto desempenho da companhia estatal. Ele também aperfeiçoará as ferramentas de processamento de imagens sísmicas, utilizando técnica que produz imagens tridimensionais do interior da terra.

A expectativa é que o Gaia ajude a Petrobras no desenvolvimento de novas análises tanto sobre os campos de pré-sal quanto a respeito das novas fronteiras exploratórias, como a Margem Equatorial, que poderão reduzir os custos do setor de Exploração e Produção (E&P).

Leia também: Petrobras inicia operação de supercomputador para IA – o Tatu

“O Gaia será utilizado para desenvolver novas tecnologias em geofísica, com foco especial na geração de imagens e modelos de sub-superfície. A precisão gerada pelo estudo geofísico dos modelos desenvolvidos com estas novas tecnologias aumenta a probabilidade de sucesso na hora de escolher uma área e prever o comportamento da rocha durante a perfuração de um poço”, explicou o diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Fernando Borges.

A capacidade do Gaia será de 7,7 petaflops – equivalente a 1,5 milhão de celulares ou 40 mil laptops – e seu consumo energético, de 574 KW. A estrutura contará com mais de 700 GPUs A100, da Nvidia, com 80 GB de memória. Sua capacidade será de 2 terabytes por segundo (TB/s) para a execução de grandes modelos e conjuntos de dados.

“Esse é mais um projeto que temos orgulho em fazer parte. O alto desempenho fornecido pelas nossas GPUs traz ainda mais benefícios para os geofísicos e para todo o mercado brasileiro. Acreditamos ainda que ele passará também a integrar o TOP 500, ranking que lista os maiores supercomputadores do mundo”, afirmou Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da Nvidia para América Latina.

O investimento no projeto é de R$ 76 milhões. O supercomputador foi fabricado e entregue pela Dell Technologies e pesa mais de 12 toneladas. O equipamento é dividido em 19 racks e ainda conta com 17km de cabeamento de rede no cluster, sendo esse comprimento maior do que a ponte Rio-Niterói.

“O supercomputador, que será usado para o desenvolvimento de algoritmos de processamento de dados sísmicos da empresa, é um projeto de grande impacto para a área de supercomputação da Dell Technologies. Não temos dúvida de que o Gaia será uma poderosa ferramenta para ajudar a Petrobras na exploração de petróleo e gás de forma eficiente e ambientalmente responsável”, disse Bruno Assaf, diretor Nacional para Setor Público da Dell Technologies no Brasil.

Recent Posts

8 oportunidades de vagas e cursos em TI

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

1 hora ago

Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano

Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes…

2 horas ago

82% dos ataques via USB podem interromper operações industriais

A Honeywell divulgou essa semana a sexta edição de seu Relatório de Ameaças USB de…

3 horas ago

No mundo, 61% das empresas aumentarão investimento em segurança na nuvem

O Relatório de segurança na nuvem de 2024, publicado pela Fortinet, revela que, à medida…

4 horas ago

Arte e tecnologia se combinam em exposições imersivas e museus

Não é segredo que a tecnologia impacta todas as áreas de nossa sociedade. A arte,…

4 horas ago

Caixa Vida e Previdência automatiza tarefas contábeis e ganha tempo

A Caixa Vida e Previdência, especializada em seguros garantidos pelo banco estatal, anunciou essa semana…

6 horas ago