Microsoft Bing está prestes a ficar tagarela com OpenAI
Earceria com a OpenAI, Microsoft lançou versão atualizada do Edge e do Bing nas quais usuários podem receber respostas como as que o ChatGPT produz
A Microsoft revelou nesta terça-feira (7) um novo navegador Edge com inteligência artificial e um mecanismo de pesquisa Bing com uma funcionalidade de “chat”.
O novo mecanismo de busca permite que os usuários façam perguntas e recebam respostas do GPT-4, a versão mais recente do modelo de linguagem de inteligência artificial (IA) construído pelo laboratório de pesquisa OpenAI. O novo mecanismo de pesquisa com inteligência artificial e o navegador Edge estão disponíveis em pré-visualização agora no Bing.com.
O anúncio desta terça-feira destacou a parceria da Microsoft com a OpenAI, o empreendimento de pesquisa que criou o ChatGPT, um chatbot que pode gerar linguagem natural, respostas semelhantes a constituições mentais para perguntas de texto enviadas pelo usuário. O novo recurso de pesquisa com inteligência artificial gerará respostas semelhantes às do ChatGPT, disse a empresa.
Por exemplo, o mecanismo de busca e o navegador da Web renovados do Bing poderão responder a perguntas como “Planeje uma viagem de uma semana a Paris”, produzindo um itinerário com base em informações extraídas da Internet, de acordo com a CNBC. Em seguida, um usuário pode seguir a pergunta questionando algo como: “Quanto vai custar?”
A Microsoft também atualizou o Edge com recursos de IA e um novo visual, além de adicionar duas novas funcionalidades: bate-papo e redação. Com o Edge Sidebar, um usuário pode solicitar um resumo de um extenso relatório financeiro para obter as principais informações – e, em seguida, usar a função de bate-papo para solicitar uma comparação com as finanças de uma empresa concorrente e colocar os dados automaticamente em uma tabela.
Um usuário também pode pedir ao Edge para ajudar a compor o conteúdo, como uma postagem no LinkedIn, fornecendo algumas instruções para começar. Depois disso, pode ser usado para atualizar o tom, o formato e a duração da postagem. “O Edge pode entender a página da web em que você está e se adaptar de acordo”, disse a Microsoft.
O CEO da Microsoft, Satya Nadella, disse que a IA “vai remodelar a maior categoria de software do planeta, na qual venho trabalhando há muito tempo e com a qual estamos muito entusiasmados – a pesquisa. É um novo dia na busca, é um novo paradigma para a busca, uma inovação rápida está por vir”.
Juntamente com respostas mais aprofundadas às perguntas dos usuários, o novo Bing com tecnologia GPT-4 oferecerá bate-papo interativo.
“A experiência de bate-papo permite que você refine sua pesquisa até obter a resposta completa que procura, solicitando mais detalhes, clareza e ideias – com links disponíveis para que você possa agir imediatamente em suas decisões”, disse a Microsoft.
A empresa também disse que tomou medidas “juntamente com a OpenAI” para implementar salvaguardas para se defender contra conteúdo prejudicial, como informações deturpadas e desinformação, e para impedir a promoção de conteúdo prejudicial ou discriminatório de acordo com seus princípios de IA.
Exceto para jogos, a Microsoft não tem sido líder em tecnologias-chave de consumo, como pesquisa, celular e mídia social, de acordo com Jason Wong, Vice-Presidente Distinto e Analista de Design e Desenvolvimento de Software do Gartner Research.
“A vantagem pioneira concedida à Microsoft com sua parceria exclusiva OpenAI deve abrir mais oportunidades disruptivas em seus negócios de tecnologias de consumo por meio da IA como uma tecnologia assistiva, mais do que uma tecnologia substituta”, disse Wong em uma resposta por e-mail ao Computerworld.
Dado que a maioria dos produtos da Microsoft é voltada para negócios e grandes empreendimentos, Wong disse que a maioria de seus clientes será “um pouco mais conservadora” no uso dos recursos generativos de IA.
“A Microsoft realmente precisa mostrar padrões bem pensados e ajudar seus clientes com treinamento e qualificação de usuários corporativos para aproveitar adequadamente a IA”, disse ele.
A Microsoft está longe de estar sozinha na busca de novos recursos de IA. O Google, por exemplo, planeja fazer um anúncio amanhã sobre uma atualização dos recursos de seu mecanismo de busca.
O Google anunciou uma parceria e participação estratégica com um concorrente da OpenAI e lançou seu próprio chatbot chamado Bard. O Bard é um serviço experimental de IA de conversação que o Google disse ser alimentado por uma tecnologia chamada Language Model for Dialogue Applications (ou LaMDA, para abreviar).
O Google abriu o Bard para testadores beta esta semana “antes de torná-lo mais amplamente disponível ao público nas próximas semanas”.
“Estamos reimaginando como as pessoas pesquisam, exploram e interagem com informações, tornando mais natural e intuitivo do que nunca encontrar o que você precisa”, disse o Google em um anúncio publicado no YouTube. “Junte-se a nós para saber como estamos abrindo maior acesso às informações para pessoas em todos os lugares, por meio da Pesquisa, do Maps e muito mais”.
Wong disse que o Google foi pego de surpresa pelo sucesso do ChatGPT, que atingiu um milhão de usuários em apenas 5 dias.
“Você pode traçar paralelos com o lançamento do navegador Netscape e a Microsoft sendo pega de surpresa. A Microsoft, por sua vez, fez parceria com um pequeno fornecedor e acabou lançando o Internet Explorer”, disse Wong. “Atualmente, o Google tem vantagem sobre a Microsoft no negócio de tecnologias de consumo, enquanto a Microsoft tem vantagem nos mercados de tecnologias de negócios. Provavelmente veremos cada um jogar com seus respectivos pontos fortes”.
O Gartner prevê que, até 2025, o mercado de software de IA atingirá quase US$ 134,8 bilhões. Nos próximos cinco anos, o crescimento do mercado acelerará de 14,4%, em 2021, para 31,1%, em 2025, superando consideravelmente o crescimento geral do mercado de software.
O OpenAI é um laboratório de pesquisa de inteligência artificial com sede em São Francisco que foi inaugurado em 2015 com o apoio de grandes nomes da tecnologia, como Elon Musk, Amazon Web Services (AWS), Infosys, YC Research e o investidor/empresário Sam Altman. Altman tornou-se CEO da OpenAI em 2019, mesmo ano em que a empresa abriu o capital.
O grupo de investidores iniciais prometeu mais de US$ 1 bilhão para o empreendimento, que até agora rendeu cinco produtos baseados em IA, sendo o mais conhecido o ChatGPT. Lançado em novembro de 2022, o aplicativo de chatbot responde às perguntas de texto dos usuários por meio da redação de ensaios. As respostas são geradas por informações na internet relacionadas a qualquer pergunta e depois compostas em prosa conversacional.
Em 2019, a Microsoft investiu US$ 1 bilhão na OpenAI como parte de uma parceria para reforçar o desenvolvimento e a adoção da IA. A OpenAI acredita que sua tecnologia tem benefícios econômicos amplamente distribuídos.
A Microsoft disse em seu anúncio de 2019 que as empresas se concentrariam na construção de uma plataforma computacional no Azure de “escala sem precedentes, que treinará e executará modelos de IA cada vez mais avançados”.
No mês passado, múltiplas fontes indicaram que a Microsoft planeja investir US$ 10 bilhões na OpenAI. No final de janeiro, a Microsoft deu sinais do anúncio desta terça, dizendo que planejava implantar seu modelo de IA “em nossos produtos de consumo e corporativos e introduzir novas categorias de experiências digitais baseadas na tecnologia da OpenAI”.