IBM e Salesforce se unem em impulso à inteligência artificial empresarial

Empresas estão trabalhando juntas na cadeia de valor de CRM, integrando ofertas Salesforce para vendas com negócios de consultoria da IBM

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11:44 am - 04 de setembro de 2023
Imagem: Shutterstock

Salesforce e IBM estão se unindo para fornecer inteligência artificial generativa para empresas, combinando seus esforços respectivos em um pacote mais atraente para os clientes de CRM, conforme esperam as empresas.

A parceria, anunciada na última quinta-feira (31), se concentrará em várias áreas na cadeia de valor da CRM, incluindo a integração das ofertas da Salesforce para venda com o negócio de consultoria da IBM. A IBM afirmou que usará sua metodologia de transformação digital Garage para ajudar os clientes a implementar tecnologias de inteligência artificial da Salesforce, como o Sales Cloud e o Marketing Cloud.

Os clientes também poderão acessar a ferramenta de Classificação de Dados da IBM; ela é projetada para simplificar a mapeação de dados por meio de modelos de inteligência artificial específicos da indústria em seus dados gerados pela Salesforce, e para complementar as ferramentas de inteligência artificial da Salesforce com sua plataforma de dados e inteligência artificial Watsonx.

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A colaboração deverá permitir que as empresas utilizem a inteligência artificial generativa de maneira mais simples e fácil, de acordo com Matt Candy, parceiro global de consultoria da IBM para Inteligência Artificial Generativa. “Vemos como a necessidade de aumentar a produtividade dos funcionários ao mesmo tempo em que elevamos a experiência do cliente com rapidez, personalização e conveniência aumentou exponencialmente”, disse ele em comunicado.

O início de uma parceria desse tipo estava nos planos há algum tempo, de acordo com Arun Chandrasekaran, vice-presidente distinto e analista do Gartner Research. Ele afirmou que um dos principais focos da consultoria da IBM ultimamente tem sido tentar aumentar a participação da empresa no mercado com produtos não pertencentes à IBM.

“Nesse sentido, eles têm aumentado a força de trabalho e as capacidades de consultoria com parceiros de terceiros”, disse Chandrasekaran.

Apesar do trabalho da IBM com o Watson, a IA generativa é uma área em que a empresa está ficando para trás, o que a está forçando a se tornar mais estratégica em suas movimentações em torno da tecnologia, acrescentou ele.

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“Acredito que uma das áreas em que eles acreditam que podem adicionar valor é ajudar outros fornecedores a oferecer IA de maneira mais responsável e confiável”, disse Chandrasekaran. “O que quero dizer com isso é que eles estão construindo ferramentas que vão desde a explicação de modelos até o monitoramento de modelos, a proteção contra viés e assim por diante”.

No entanto, a parceria provavelmente não vai diminuir os esforços internos de ambas as empresas para desenvolver tecnologias IA generativa mais avançadas. Há muito em jogo tanto para a Salesforce quanto para a IBM, e nenhuma das empresas pode parar de fazer o trabalho fundamental no desenvolvimento de modelos.

“Não vejo realmente essa parceria como do tipo ‘Você faz isso, eu faço aquilo'”, disse Chandrasekaran. “Vejo isso mais ou menos como ‘Ei, estou trazendo mais e mais produtos para os clientes, e realmente quero um parceiro de serviços que possa nos ajudar a implementá-los muito bem”.

As ofertas conjuntas da parceria já estão disponíveis.

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