GitHub anuncia disponibilidade de ferramenta com OpenIA

Copilot for Business tem novo modelo da OpenAI integrado. Serviço usa IA para ajudar no desenvolvimento de software

Author Photo
5:51 pm - 14 de fevereiro de 2023
Github Imagem: Shutterstock

O GitHub, provedor de serviços de desenvolvimento de software da Microsoft, anunciou nesta terça-feira (14) a disponibilidade geral do Copilot for Bussiness, serviço por assinatura para empresas que utiliza inteligência artificial para ajudar no desenvolvimento de software.

O Copilot for Business foi originalmente anunciado em dezembro do ano passado e lançado em fase beta. O GitHub Copilot, por sua vez, está disponível desde 2021, lançado em parceria com a OpenAI, responsável pelo modelo de linguagem natural ChatGPT.

O GitHub Copilot fica localizado no editor de código como uma extensão simples, e é capaz de escrever código a partir do contexto do trabalho do desenvolvedor usuário, sugerindo novas linhas de código, funções inteiras, testes e até algoritmos complexos.

Em junho de 2022, a empresa informou que o GitHub Copilot já estava gerando 27% do código dos usuários da plataforma. Hoje, a ferramenta responde por, em média, 46% dos códigos em todas as linguagens de programação e 61% entre os desenvolvedores que usam Java.

Para Thomas Dohmke, CEO do GitHub, construir software é uma tarefa mais complexa do que nunca, por isso desenvolvedores têm buscado o auxilio da IA. “A IA está trazendo a transformação tecnológica mais significativa em uma única geração. As organizações que utilizam a IA para capacitar seus times de desenvolvimento vencerão o futuro. E este é apenas o começo da nossa visão de construir um GitHub integrado e baseado em IA”, comenta ele.

Ainda segundo Dohmke, nos próximos anos, o GitHub vai integrar a IA em todos os aspectos da experiência de desenvolvimento – desde a codificação até pull requests e as implantações de código. Hoje, mais de 400 organizações já estão usando o GitHub Copilot, segundo a companhia.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.