Dell Technologies demitirá 6.650 funcionários

Além da redução da força de trabalho, Dell irá introduzir mudanças na estrutura da equipe de vendas e na integração de serviços

Author Photo
2:15 pm - 06 de fevereiro de 2023
Imagem: Shutterstock

A Dell Technologies demitirá 6.650 funcionários, cerca de 5% de sua força de trabalho total, devido à queda nas vendas de PCs e requisitos de infraestrutura.

A empresa já tentou cortar custos ao interromper as contratações e limitar as viagens antes de tomar a decisão de reduzir sua força de trabalho, escreveu Jeff Clarke, Codiretor de Operações, em um post de blog.

“Infelizmente, com mudanças como essa, alguns integrantes da nossa equipe vão deixar a empresa. Não há decisão mais difícil, mas tivemos que tomar para nossa saúde e sucesso a longo prazo”, escreveu Clark.

Além do downsizing, Clarke disse que a empresa deverá introduzir uma série de mudanças que incluem a mudança da estrutura de sua equipe de vendas e a integração da divisão de serviços de seus negócios de infraestrutura e do consumidor.

“Desde junho, interrompemos a contratação externa e reduzimos os gastos para navegar em um ambiente global desafiador”, disse um porta-voz da Dell em resposta por e-mail. “Temos mais oportunidades de aumentar a eficiência por meio de reorganizações de departamentos, o que resultou na redução de membros da equipe em todo o mundo. Esta é uma decisão difícil que não foi tomada de ânimo leve e apoiaremos os afetados nesta transição para a próxima oportunidade”.

A notícia foi divulgada pela Bloomberg.

As vendas globais de PCs no trimestre encerrado em setembro caíram 15% em relação ao ano anterior, enquanto caíram, novamente, 28,1% no trimestre encerrado em dezembro, de acordo com o IDC.

A empresa de pesquisa de mercado Gartner prevê que as remessas de PCs cairão, ainda, mais 7% em 2023.

A Dell Technologies relatou uma queda de 29% na receita do segmento do consumidor no terceiro trimestre encerrado em setembro e uma queda de 6% na receita líquida em relação ao ano anterior.

No entanto, a Dell Technologies não é a única empresa de tecnologia lutando com o declínio nas vendas de PCs. Em novembro, a concorrente HP foi forçada a anunciar os planos de demitir de 4.000 a 6.000 funcionários até o final do ano fiscal de 2025, reduzindo sua força de trabalho global em cerca de 12%.

Os resultados financeiros do quarto trimestre de 2022 da HP mostraram um declínio de receita ano a ano de 11,2%, para US$ 14,8 bilhões, com os segmentos de sistemas pessoais, do consumidor e comercial, bem como as unidades de notebook e desktop relatando queda nas vendas.

Grandes empresas de tecnologia, incluindo Cisco, IBM, Meta, Amazon, Oracle, Google e Salesforce, continuam demitindo funcionários desde agosto do ano passado.

Até agora, em 2023, as empresas de tecnologia demitiram mais funcionários do que em qualquer outro mês desde o início da pandemia de Covid-19.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.