Comparativo – 14 placas de video: FX5200 até 9800XT

As baratas de baixa performance
Radeon 9600 (Connect 3D e Sapphire)
Os dois modelos Radeon 9600 tem as mesmas características e a mesma performance. O modelo Connect 3D vinha na caixa (box) e apresentava memórias Samsung TC50 (5ns) enquanto a Sapphire era OEM e vinha com boas memórias Hynix DT-4, de 4ns, e uma construção melhor. Não realizamos testes em overclock, mas é bastante provável que o modelo Sapphire se saísse melhor.
No modo padrão, com freqüência de 325/200 (GPU e memória) o desempenho das duas placas é rigorosamente o mesmo.
Sapphire 9200 e ATI 9200 (BBA)
Os dois modelos básicos da Radeon 9200 também eram idênticos nas especificações mas tinham construções completamente diferentes. A Sapphire usava memórias Samsung TC04 enquanto a original ATI usava Hynix DT-4, mas a construção do PCB da ATI nos pareceu melhor embora possa fazer falta a saída DVI. Em nossos testes o modelo da ATI sempre foi ligeiramente superior ao da Sapphire.
Chaintech FX5200
Essa placa é horrível, mas não por causa da Chaintech, e sim por causa da especificação original com barramento de 64 bits apenas. Todas as demais placas dessa análise eram 128 bits ou 256 bits, o que aumentou a distância desse modelo para os demais. O clock da GPU é o padrão de referência, em 250 MHz, mas a memória é de apenas 166 MHz (333 em DDR) e não 200 MHz (400) como seria o padão. Com 64 bits de largura e um clock reduzido para 166MHz, temos apenas 2.65 GB de transferência máxima, menos da metade de uma ATI 9200 original. Não há como ter uma boa performance nessas condições, mesmo tendo suporte ao DirectX 9 no hardware.
