Categories: Notícias

Como a Starbucks tem investido em sete tendências chave de tecnologia

Stephen Gillett, CIO do Starbucks, nomeado executivo de TI do ano pela revista InformationWeek EUA, investiu de forma inteligente para abraçar as principais tendências tecnológicas. Veja os resultados que contribuíram para que ele se destacasse em 2011:

1. Pagamento móvel ? Starbucks permitiu que seus clientes pagassem suas contas em suas lojas dos Estados Unidos com smartphones. Mais de 20 milhões de transações foram concluídas neste ano por meio de um aplicativo de códigos de barras 2-D;

2.  Social ? O programa social My Starbucks Idea, lançado em 2008, ainda existe como uma caixa de sugestão para que os clientes possam depositar suas sugestões positivas e negativas. Cerca de 26 milhões de pessoas já curtiram a página do Starbucks no facebook , considerada outro canal de ideias para os clientes que, através da rede, podem enviar cartões nas mídias sociais;

3. Virtualização do Desktop ? O Starbucks está testando a virtualização de seu desktop para permitir a troca de informação entre os seus empregados através de computadores, tablets e smartphones.

4. Nuvem ? Starbucks usa 365 serviços online da Microsoft para navegação e produtividade de seus aplicativos e sistema corporativo da empresa. Outro software é utilizado como serviço, assim como a plataforma Salesforce.com?s Idea. Mas, para as necessidades de infraestrutura, Starbucks utiliza seu pesado banco de dados de virtualização ao invés de serviços públicos de nuvem;

5. Consumerização da TI ? Na inauguração do Tech Cafe, em Seattle (EUA), no mês passado, Starbucks entregou aos seus funcionários um ambiente de suporte de TI muito semelhante a Apple Store, com interface muito simplificada para que os colaboradores se incentivem a discutir um problema ou sugerir ideias de como eles podem melhorar o uso da TI. E ainda, o cafe mostra uma boa organização da TI para novas aproximações.

6. Competição por talentos ? Starbucks compete com Amazon.com e Microsoft por talentos, isso mostra a inovação da tecnologia no Youtube e outras mídias. O CIO Stephen Gillett quer que a sua organização da TI seja ?o destino dos seus funcionários dentro do Starbucks?;

7. Grandes dados analíticos  – Starbucks está lançando um sistema CRM Siebel que permitirá uma nova opinião para analisar os clientes e as tendências de produtos e a entrega mais personalizada do marketing.

 

 

Recent Posts

Movida lança agente de IA no WhatsApp em parceria com a Meta e aposta em nova experiência de locação

A plataforma de locação de automóveis Movida lançou um agente de inteligência artificial integrado ao…

2 dias ago

Oracle nomeia Marcelle Paiva como nova VP de vendas, Data&AI Hub na América Latina

A Oracle anunciou Marcelle Paiva como nova vice-presidente de vendas, Go-to-Market (GTM) e ecossistema para…

2 dias ago

Mercado de IPOs de tecnologia ganha força com avanço da IA

O mercado de ofertas públicas iniciais voltou a ganhar tração em 2026, impulsionado principalmente pelo…

2 dias ago

Oracle adiciona US$ 85 bilhões em contratos de IA e encerra trimestre com carteira recorde de US$ 638 bilhões

A Oracle encerrou o quarto trimestre e o ano fiscal de 2026 com resultados recordes,…

2 dias ago

Disputa entre Anthropic e OpenAI expõe divergências sobre o futuro da inteligência artificial

A disputa entre Anthropic e OpenAI ganhou novos contornos e se tornou um dos principais…

2 dias ago

Marketing B2B precisa se reorganizar para atender compradores mais autônomos, diz Forrester

As áreas de marketing B2B precisam rever sua estrutura operacional para acompanhar a transformação do…

2 dias ago