Começa a COMPUTEX 2012

Design and Innovation Award
O prêmio d&i é bastante cobiçado pela indústria da TI. Isto porque não somente os ganhadores são selecionados por uma comissão julgadora internacional de alto nível como também a premiação faz com que o produto seja exibido ? na qualidade de um dos ganhadores do prêmio ? em diversas feiras e exposições dedicadas à tecnologia e ao desenho industrial em todo o mundo, como CeBIT de Hannover, GiTEX de Dubai e CES em Las Vegas.

Quem divulgou a lista de vencedores foi Mr. Ralph Wiegmann, presidente do júri. Antes, porém, em sua apresentação, revelou que este ano o número de participantes inscritos bateu novamente seu próprio recorde, chegando a 205 produtos.
Foram 44 os premiados nas diversas categorias, mas os grandes vencedores foram aqueles incluídos na premiação “Golden Award”, os melhores de suas categorias. Apenas cinco produtos, alguns deles bastante interessantes sobre os quais voltarei a falar em breve. Aqui, darei destaque apenas a dois, que revelam o caráter da premiação: ganha o prêmio não necessariamente o produto de melhor desempenho, mas aquele que traz algo de novo em sua concepção ou projeto.

Veja por exemplo o vencedor do prêmio Golden na categoria “Periféricos e acessórios”, o Level 10 M Mouse, criado em colaboração entre a Thermaltake e DesignworksUSA. O pequeno mause é modular, tem estrutura em alumínio com ângulo de ataque e altura ajustáveis e é destinado primordialmente a usuários de jogos. Não sei se vocês gostaram ou não, mas indiscutivelmente é o mause de projeto mais inovador que jamais vi. E esta é a ideia do prêmio.

O segundo ganhador que selecionei para exibir está aqui para provar que não é preciso um projeto exotérico com linhas futuristas para ganhar um premio de inovação. Qualquer ideia, por mais simples que seja, pode ser laureada, desde que apresente algo de realmente novo e simples, aquele tipo de coisa que quando se vê, se é levado a cogitar: “mas como é que ninguém tinha pensado nisso antes?”.
Me refiro ao Innergie Magic Cable Trio, que combina a versatilidade de um conector Mini USB, Micro USB e Apple em um único cabo simples e fácil de usar. Os três conectores encaixam um no outro, o que facilita o transporte e protege os contatos. Um achado. O tipo da ideia simples que merece ser premiada.
E agora, enquanto vocês dormem, vamos para a feira que ainda tem muita coisa para ser vista.
Aguardem notícias…
B.Piropo
