Com solução da Neoris, CPFL automatiza processo de notas fiscais

O processo de gerenciamento de notas fiscais da CPFL Energia, que antes demorava em torno de 10 a 15 para o procedimento completo, caiu pela metade e hoje é feito em um período entre cinco e sete dias. Isso graças ao projeto desenvolvido pela companhia em parceria com a Neoris, empresa de consultoria e TI, que implementou um portal integrado para recebimento de notas.

A plataforma SVIP, desenhada para eliminar totalmente os papéis e processos manuais de notas fiscais dentro da organização, atende os fornecedores da CPFL e recebe um total de 25 mil notas por mês.

O grande desafio da CPFL era fazer o processamento da enorme quantidade de notas recebidas mensalmente, em processo que era realizado manualmente e que apresentava perdas, atrasos e notas vencidas ou lançadas fora da competência. O fato interferia diretamente na chegada ao setor de contas a pagar, gerando custos financeiros e um grande retrabalho de back office.

O projeto durou cerca de 3 semestres e foi iniciado com as notas fiscais de materiais e, posteriormente, também as de serviços. “Hoje toda a emissão e pagamento de notas fiscais, até a sua contabilização, é automatizado”, conta Marcelo Carreras, CIO da CPFL Energia.

No sistema atual, por exemplo, existem elementos distintos de rastreabilidade que permitem garantir a segurança, levando isso para os clientes e também para os provedores. Gustavo Landa, diretor de negócios – energy & utilities da Neoris, explica que o objetivo é garantir a eliminação dos riscos durante todo o processo e, para isso, há sistemas que permitem barrar e paralisar alguns elementos. “Se qualquer divergência for identificada, o processo para imediatamente”, explica.

Ainda, o sistema foi montado de forma que o próprio fornecedor, querendo antecipar o recebimento da fatura, possa acessar o portal e selecionar quais faturas ele gostaria de antecipar. As notas fiscais são lançadas pelos fornecedores, o pedido já é conferido internamente automaticamente e, sendo aprovada, já entra no sistema para pagamento.

Recent Posts

Movida lança agente de IA no WhatsApp em parceria com a Meta e aposta em nova experiência de locação

A plataforma de locação de automóveis Movida lançou um agente de inteligência artificial integrado ao…

24 horas ago

Oracle nomeia Marcelle Paiva como nova VP de vendas, Data&AI Hub na América Latina

A Oracle anunciou Marcelle Paiva como nova vice-presidente de vendas, Go-to-Market (GTM) e ecossistema para…

1 dia ago

Mercado de IPOs de tecnologia ganha força com avanço da IA

O mercado de ofertas públicas iniciais voltou a ganhar tração em 2026, impulsionado principalmente pelo…

1 dia ago

Oracle adiciona US$ 85 bilhões em contratos de IA e encerra trimestre com carteira recorde de US$ 638 bilhões

A Oracle encerrou o quarto trimestre e o ano fiscal de 2026 com resultados recordes,…

1 dia ago

Disputa entre Anthropic e OpenAI expõe divergências sobre o futuro da inteligência artificial

A disputa entre Anthropic e OpenAI ganhou novos contornos e se tornou um dos principais…

1 dia ago

Marketing B2B precisa se reorganizar para atender compradores mais autônomos, diz Forrester

As áreas de marketing B2B precisam rever sua estrutura operacional para acompanhar a transformação do…

1 dia ago