Com centro de excelência, Natura busca aliar inovação e sustentabilidade
Estrutura criada dentro de programa de startups da Natura aposta em DevOps e nuvem para estimular cultura de inovação
Quarta maior empresa de cosméticos e beleza do mundo, com faturamento de R$ 15 bilhões, a Natura&Co também busca ser sinônimo de sustentabilidade e produtos inovadores. Essa filosofia também se faz presente na TI, o que a levou à conquista da quinta posição do prêmio As 100 mais Inovadoras no Uso de TI 2022, promovido pela IT Mídia.
“Para nós, inovação é gerar impacto positivo na sociedade e no planeta por meio de novos produtos, experiências e serviços que promovam o bem-estar. Temos áreas de inovação em tecnologia, negócios, sustentabilidade, desenvolvimento de produtos, operações e logística”, enumera Renata Marques, CIO Latam da Natura&Co.
O projeto inscrito no prêmio é fruto desse panorama ao usar novas formas de desenvolvimento de sistemas e aplicativos no contexto do seu “DevOps for Beauty and the Planet – Criação do Centro de Excelência (CoE) em Cloud & DevOps”.
Não por acaso, foi criada a área Natura Startups, dedicada à conexão com as novas empresas, que estimula a inovação aberta, trazendo novos olhares e possibilidades. Além dela, existe uma cultura de inovação que é cultivada em todos os times, em que todos são desafiados a pensar de forma criativa e inovadora para resolver problemas e alavancar oportunidades. Foi o caso do projeto, que abrigava o desafio interno na busca por velocidade na entrega de soluções e plataformas digitais para acelerar negócios.
Na descrição em seu site, o CoE, aliás, significa “conexão, colaboração, cocriação e coexistência”. Algo que faz sentido se transportarmos esse vocabulário para a ideia de inovação que permeia todas as suas áreas e projetos.
Pilares da inovação
Para entender o atual momento da empresa, é preciso voltar um pouco no tempo. Em 2019, ainda sob o nome de Natura apenas, a companhia identificou gargalos na gestão dos times ágeis. Isso gerava barreiras nas iniciativas de inovação e até mesmo fricção no modelo e processos de Transformação Digital.
“Mobilizamos toda a companhia nessa mudança e, após uma revisão, foi realizado o lançamento desse novo modelo, que mudou a forma como atuamos por jornadas (consultora, consumidor) e na área de plataformas de tecnologia, por meio do CoE”, explica Renata.
Após avaliação, a empresa identificou que o investimento em DevOps seria a chave para essa transformação com o objetivo de acelerar a capacidade de gerar valor às consultoras e consumidores finais. A criação do CoE DevOps foi o primeiro passo e teve como missão o aumento da maturidade nas práticas, diminuir o lead time de entregas dos times ágeis, além de garantir autonomia e diminuir a fricção na entrega de infraestrutura cloud aos times, bem como garantir mais qualidade, governança e melhorar a operação dos produtos digitais. O segundo foi buscar um parceiro para criar o CoE, no caso, a Amazon Web Services (AWS).
CONFIRA: O ranking completo d’As 100+ Inovadoras no Uso de TI de 2022
O projeto “DevOps for Beauty and the Planet – Criação do Centro de Excelência em Cloud & DevOps” teve início em março de 2020, sendo finalizado em fevereiro deste ano, com investimento de R$ 1,5 milhão. “Após a definição do novo modelo, o desafio foi implementar e revisar de forma acelerada (de seis meses para três meses) o modo como trabalhamos com a nuvem para apoiar os squads nas melhores práticas de cloud e garantir uma prática DevOps renovada”, aponta Renata.
Para ela, o projeto representa a capacidade de inovação da companhia por meio da mudança da cultura interna, voltada à agilidade, escalabilidade e colaboração. Resultado? Um time de alto desempenho: 350 desenvolvedores, 25 SREs, 100 engenheiros de qualidade, 30 líderes de tecnologia treinados e aumento de maturidade nas práticas DevOps em 60% pelos times de engenharia (dados do final de 2021).
“O prêmio é um símbolo que indica que estamos no caminho certo. Ele reconhece um trabalho extraordinário de um time que acredita que, por meio da tecnologia e mudança no modelo de operação, é possível gerar impacto para nossas consultoras e representantes de beleza”, finaliza Renata, parabenizando também o time que construiu e se engajou nessa jornada.