Gerente de Marketing da TPV Brasil ressalta importância de ferramentas adequadas para home office

De acordo com o Estudo Setorial da Abradisti, 42% dos respondentes indicaram que 60% de seus funcionários estão em home office

Author Photo
11:21 am - 26 de julho de 2023
Imagem: Divulgação/Abradisti

*Por Ariane Cristina Rodrigues,

Se, no passado, o trabalho remoto era considerado um privilégio restrito a alguns profissionais, hoje podemos afirmar que se tornou uma prática comum em diversos setores do mercado. Impulsionada pela evolução tecnológica e pelas necessidades recentes da sociedade, essa transição foi uma das mudanças mais marcantes no mundo corporativo nos últimos anos e, certamente, é uma tendência que continuará a persistir. Portanto, reforça a necessidade de as empresas e profissionais priorizarem o investimento em hardware de qualidade para garantir um ambiente de trabalho moderno e eficiente.

Com base nos resultados do Estudo Setorial Abradisti 2022, fica claro que o trabalho remoto está se tornando uma realidade para um número crescente de profissionais. Os dados captados pela Abradisti apontam que 42% dos respondentes estavam operando no modelo home office. Em outro questionamento da pesquisa, pensando no futuro dos colaboradores no modelo home office, 28% afirmaram que há a pretensão de mudança para o trabalho remoto no futuro.

Aqueles que duvidaram que o modelo de trabalho híbrido não duraria por muito tempo se enganaram, especialmente diante dessas percentagens. Esses números revelam a mudança de mentalidade e perspectiva tanto das empresas quanto dos colaboradores.

A implementação dessa modalidade trouxe uma série de benefícios e vantagens, tanto para profissionais quanto para empregadores, porém também trouxe à tona a preocupação com estrutura qualificada para que não gere defasagem nas entregas.

A adoção do home office requer uma estrutura adequada e uma comunicação eficiente entre equipes. Investir em tecnologia como, por exemplo, o uso de um monitor como segunda tela, que se preocupe com ergonomia e saúde ocular, bons teclados, mouses e mousepads e fones de ouvido – principalmente com cancelamento de ruído, para as constantes reuniões em videochamada – contribui significativamente para um melhor desempenho profissional. Esses recursos podem elevar a produtividade diária.

Proporcionar aos colaboradores as ferramentas adequadas é um fator crucial para trazer benefícios significativos, que vão além de aumento de produção, como maior satisfação dos colaboradores, segurança dos dados e foco, imprescindível para o grande número de profissionais em trabalho híbrido ou remoto – como demonstrado na pesquisa –, e torna-se fundamental para empresas de diferentes setores e segmentos.

 

Dados do Estudo Setorial Abradisti 2023

42% dos entrevistados responderam que possuem mais de 60% de colaboradores em ambiente remoto;

23% dos entrevistados responderam que possuem entre 6 e 10% dos colaboradores em ambiente remoto;

10% dos entrevistados responderam que possuem entre 11 e 20% dos colaboradores em ambiente remoto;

10% dos entrevistados responderam que possuem menos de 5% dos colaboradores em ambiente remoto;

10% dos entrevistados responderam que não possuem colaboradores em ambiente remoto;

5% dos entrevistados responderam que possuem entre 21 e 40% dos colaboradores em ambiente remoto;

 

* Ariane Cristina Rodrigues é Gerente de Marketing da TPV Brasil, uma empresa associada à ABRADISTI – Associação Brasileira da Distribuição de Tecnologia da Informação.

** Os artigos publicados na coluna não refletem necessariamente a opinião da ABRADISTI.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.