Sua empresa está retendo ou perdendo o conhecimento dos colaboradores?
Queria fazer um breve (ou grande!) alerta sobre a perda do conhecimento nas organizações, que vem acontecendo com frequência.
Olá pessoal!
Queria fazer um breve (ou grande!) alerta sobre a perda do conhecimento nas organizações, que vem acontecendo com frequência. Formulei breves questões que devem ser refletidas, com os gestores e os responsáveis pela gestão do conhecimento. Dividi em dois grupos, as perguntas básicas e as avançadas.
Básicas:
- As áreas críticas de perda de conhecimento foram identificadas?
- Foram mapeados os processos críticos da gestão do conhecimento da empesa?
- Foram modelados tais processos, utilizando BPMN, por exemplo?
- Foi feita a identificação e descrição do papel dos trabalhadores (Mapa de Competências)?
- Os conhecimentos dos funcionários estão disponíveis durante suas ausências?
- Os funcionários têm acesso a uma base comum de informações?
Avançadas:
- Existe uma forma sistemática de armazenamento das informações, bem como do conhecimento tácito?
- As expertises que são coletadas e documentadas são transferidas entre setores?
- As experiências obtidas em diferentes projetos podem ser usadas novamente, nos novos projetos?
- Existem procedimentos padrões definidos para transferência de informação e de conhecimento, caso os colaboradores mudem de departamento?
- Os novos funcionários são treinados para o procedimento de retenção do conhecimento?
- Existe um gestor do conhecimento na organização (CKO – chief knowledge officer?
- Foi implantada uma ferramenta de gestão do conhecimento que contempla os processos modelados?
Então, não é para desesperar, mas fica o alerta.
Grande Abraço,
Zaidan