Sobram espaços para a IA – e as empresas precisam aproveitar
Com a Inteligência Artificial é possível lidar com um volume cada vez maior de informações e, principalmente, alavancar resultados do seu negócio
Para lidar com um volume cada vez maior de informações e, principalmente, alavancar resultados do seu negócio, é preciso contar com o apoio tecnológico capaz de processar tudo isso. A Inteligência Artificial (IA) é um conjunto de tecnologias que possibilita isso. Entretanto, como em outras situações, a adoção desse recurso no Brasil não acompanha a mesma velocidade de exemplos do exterior. Isso faz com que a IA tenha vários espaços para crescer nas empresas do país. Cabe a elas aproveitar esse fato e acelerar seus processos de inovação.
Felizmente, parece que as companhias brasileiras abriram os olhos para essa necessidade. Segundo pesquisa conduzida pelo Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE), em novembro de 2021, os líderes do setor, ou seja, dois terços desses gestores (66%) concordam que a IA vai ser a responsável por conduzir a maioria dos processos de inovação em quase todos os setores industriais nos próximos cinco anos. Resumindo: ou a empresa adota essa tecnologia em suas rotinas, ou ficará para trás.
Mas por que estamos no limite do momento “ideal” para a implementação da IA no cenário brasileiro? Dois motivos explicam essa realidade. O primeiro deles é o próprio papel que os dados exercem no ambiente corporativo. Eles por si só não são mais diferenciais estratégicos, porém, itens de extrema necessidade no dia a dia de gestores. O grande diferencial está na capacidade de extrair informações relevantes para uma tomada de decisão mais rápida e efetiva. Nenhum planejamento é debatido sem a análise de informações passadas, atuais e futuras. Hoje, tomar decisões baseadas em dados é requisito fundamental em qualquer setor.
O segundo tópico é operacional: as corporações precisam de ferramentas que as apoiem diante de uma realidade adversa como a que estão enfrentando no Brasil, com instabilidade econômica e dificuldade de crescimento. A IA consegue trazer mais eficiência nos processos, entrega os dados necessários com mais rapidez e permite que os profissionais tenham um perfil mais tático e menos burocrático. Como consequência, aumenta a produtividade e, claro, o resultado do negócio como um todo. Para se ter uma ideia, uma pesquisa conduzida pela consultoria FrontierView em parceria com a Microsoft LATAM indica que o Brasil poderia ter um incremento de 7 pontos percentuais ao ano no PIB com maior investimento na área.
Mais do que automatizar processos e lidar com grandes volumes de dados, a Inteligência Artificial representa novas oportunidades de negócios. Evidentemente, a ferramenta em si não faz milagre. Não adianta apenas implementá-la e esperar que todos os objetivos sejam atingidos. É necessário mudar a própria cultura da empresa, focando em decisões baseada em dados, se for o caso, para que soluções desse tipo sejam implementadas corretamente e produzam os resultados esperados. Contar com bons fornecedores é fundamental, uma vez que já existem diversos produtos que podem oferecer soluções para a realidade de cada negócio.
O ano de 2022 pode ser um marco para o Brasil em seu desenvolvimento tecnológico. A IA tem potencial para alavancar os resultados das empresas brasileiras. Depois de tanto atraso em relação às principais potências, o país começou a caminhar com suas próprias pernas e obter bons resultados — ainda que em iniciativas isoladas. As empresas que aproveitarem essa oportunidade certamente vão se destacar e sair à frente da concorrência. Chegou a vez de sermos maduros tecnologicamente e de estarmos na fronteira da tecnologia. E assim tornar a IA um hábito corriqueiro no dia a dia corporativo.
*Rafael Mendonça é CTO na 4intelligence, startup de soluções que apoiam a tomada de decisão por meio da análise de dados.