Sistema inédito em carro pode salvar sua vida, mesmo inconsciente

Author Photo
5:43 pm - 26 de julho de 2014
Quebrando um velho paradigma a Ford traz para o Brasil uma importante inovação
tecnológica ligada à segurança. Geralmente a indústria traz seus recursos mais
avançados para as versões mais sofisticadas de seus produtos. Sejam eles eletroeletrônicos,
automóveis, etc. O novo KA+, que é o veículo de entrada da Ford, a ser lançado
no começo de agosto próximo (2014) será o agente da ruptura dessa prática de
mercado.
Trata-se de um sistema de emergência que em caso de colisão do veículo uma
chamada telefônica é feita para o serviço 192 (SAMU) e dispara o processo de
auxílio para o motorista e seus ocupantes. Baseia-se na premissa da imensa
disseminação dos smartphones, ainda mais entre os condutores de veículos. O
novo KA+ tem como item de série conectividade Blutooth (sistema SYNC – parceria com a Microsoft) em todas suas 3 versões.
O referido sistema de segurança é opcional no modelo mais simples, mas de série
nos outros dois.
   
FordEmerg02

Sabendo que 75% dos usuários que usam smartphone acreditam ser importante poder
conectar seu aparelho ao automóvel, seja para ouvir suas músicas ou falar ao
telefone pelo sistema de som do carro o novo sistema de segurança da Ford entra
em ação. Sensores estrategicamente desenvolvidos e instalados detectam se na
colisão os air-bags foram deflagrados (colisões predominantemente na parte
dianteira do carro) ou se o sistema de corte de combustível foi acionado (colisões
que não sejam exclusivamente na parte dianteira).

Tendo o usuário emparelhado seu smartphone com o KA+, na situação de colisão
descrita acima o sistema avisa que efetuará a ligação de emergência. Caso o
condutor ou seus ocupantes não julgarem necessário o processo pode ser
interrompido facilmente. Se não for interrompido o KA+ obtém de um sistema de
GPS (mais preciso e independente do smartphone) as coordenadas exatas, liga
para o 192 (SAMU) e uma gravação informa ao atendente:

 Um veículo Ford esteve envolvido em um
acidente, seus ocupantes precisam de socorro. O veículo se encontra nas
coordenadas X de latitude e Y de longitude.
” (a mensagem é repetida ).

FordEmerg01

Em seguida o canal de voz da ligação permanece aberto para que os ocupantes
ainda possam interagir com o socorrista por meio do viva voz do veículo, passar
mais informações, etc.


Uma demonstração deste
procedimento pode ser visto neste vídeo fornecido pela Ford.



Alguns modelos da Ford já têm
este sistema no exterior e que agora chega no Brasil pelo novato KA+. Aliás,
que só tem o nome do KA antigo, pois trata-se de um veículo totalmente novo. Segundo
a Ford este novo sistema de segurança chegará no Brasil também para os outros
modelos vendidos aqui no país seguindo um cronograma de lançamentos a ser
divulgado pela Ford.

Não há como o condutor do KA+ ou algum de seus ocupantes disparar uma falsa
ligação uma vez que o sistema é automatizado, acionado apenas pela colisão ou acidente.
A chamada é realizada mesmo se o ocupante estiver inconsciente. Não existe taxa
por este serviço que está disponível ao longo de toda a vida útil do carro. E
em nada prejudica o funcionamento do sistema Sync ou do uso do celular.

Muitos testes e simulações já foram realizados com a presença do SAMU, bem como
treinamento dos operadores quer presenciais ou online.

Existe um importante e interessante depoimento de um usuário que teve sua vida
salva por este sistema que pode ser acompanhado neste vídeo.

Minha avaliação do sistema

Como todo sistema ele não tem como obter taxa de sucesso de 100%. O próprio
air-bag, que costuma salvar inúmeras vidas, mas se por um acaso o ângulo da
colisão ou sua intensidade estiverem fora de algumas especificações ele pode não
abrir ou abrir de uma forma que não proteja completamente seu ocupante. Mas
mesmo assim o air-bag é um recurso tão valioso para mitigar lesões e mesmo
mortes que no mundo todo é largamente usado e hoje em dia obrigatório no Brasil
e em muitos países.

O Ford Assistência de Emergência pode ser analisado da mesma forma que o sistema
de air-bag. Se o smartphone não estiver ligado ou pareado com o veículo, ou se
não existir sinal de operadora alguma naquele local, claro que não acontecerá a
chamada de socorro automática.

Lembro que para realizar chamadas de emergência como 192 (SAMU) nem precisa
existir sinal da operadora contratada pelo motorista (VIVO, TIM, CLARO, OI,
etc.) porque chamadas de emergência são feitas por qualquer operadora por
qualquer aparelho.

Eu vejo este sistema como uma forma de aumentar bastante a chance de conseguir
obter socorro em uma situação de real emergência e por conseguinte, salvar a
vida de muitas pessoas. É muito comum o telefone do motorista ficar no console
do carro ou preso em um suporte fixado no vidro. No caso de uma colisão ou
capotamento o telefone pode ir parar sabe-se lá onde. Até o motorista achá-lo e
pedir ajuda por si mesmo (isso se ele estiver consciente)… Nas duas versões
superiores do carro o recurso já está incluído e não tem custo recorrente
(mensalidade).

Assim penso que toda inovação que de alguma forma visa proteger a integridade
dos ocupantes do veículo é extremamente bem vinda. E por mais surpreendente que
seja, chegando ao Brasil por meio do veículo mais simples da Ford, o novo KA+. Simples
não quer dizer despojado, nem sem avanços tecnológicos. Espero que a Ford
estenda rapidamente esta novidade para toda a sua linha, bem como, quem sabe, pode
estimular fabricantes concorrentes a desenvolver soluções parecidas. 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.