Sabe aqueles termos em inglês que só gente bem antenada usa?
Se você ainda não ouviu falar deles, irá ouvir com frequência daqui pra frente.
Seguir executivos visionários no LinkedIn para acompanhar o que ainda está por vir é uma das melhores formas de se manter atualizado sobre tecnologia e negócios.
Rodrigo Ribeiro, CIO do Banco ABC é um desses. Durante sua entrevista ontem para Vilnor Grube e Natie Amaral ele compartilhou suas melhores práticas e três termos surgiram que só escuto de CIO’s muito antenados!
Se você ainda não os conhece, faço uma descrição de cada um deles:
- Fusion Teams
É uma equipe multidisciplinar que combina tecnologia ou analytics com uma expertise de negócio e compartilha a responsabilidade pelos resultados de negócios e tecnologia.
Elas não têm uma organização e uma estrutura de reporte padrão. Os líderes ou membros da equipe podem se reportar a departamentos de TI ou áreas de negócios fora da TI.
Elas começam como projetos ágeis ou equipes de scrum e adotam gradualmente a disciplina de gerenciamento de produtos para supervisionar experiências de ponta a ponta, da estratégia à entrega e aprimoramentos contínuos.
- Anticipatory Experiences
Esse deve ser o próximo passo da jornada digital da sua marca: experiências digitais antecipadas.
Antecipar as necessidades dos clientes e atendê-los proativamente em seus momentos é extremamente difícil. Os consumidores buscam conveniência por meio de experiências no tamanho certo, no momento certo e contextuais.
- Business Technologist
Apesar de não ter utilizado diretamente esse termo, a tradução da descrição é essa. Um Business Technologist é um funcionário que reporta fora dos departamentos de TI (TI centralizada ou de unidade de negócios) e cria recursos de tecnologia ou analytics.
Eles podem ser indivíduos cuja atividade principal envolve trabalho em tecnologia (como desenvolvedores Python contratados em Marketing, cientistas de dados contratados em equipes de finanças e contabilidade ou engenheiros de software contratados em P&D).
Eles também podem ter o trabalho principal feito por meio da tecnologia (como gerentes de preços criando algoritmos ou representantes de atendimento ao cliente criando chatbots)
Outras práticas muito interessantes que me chamara atenção surgiram:
- Automação, automação, automação
Tenho acompanhado o foco do uso de RPA e BPM em bancos para excelência operacional, uma vez que o UX e UI estão bem nivelados no mercado. Tive contato com casos interessantes para análise e operação de crédito. Como a construção de ferramentas proprietárias e limite dinâmico, possibilitando atender até consumidor negativado.