Quando o menos é mais – Windows XP Starter Edition

Author Photo
4:11 pm - 06 de abril de 2005

[singlepic id=7960 w=320 h=240 float=]

Nesta primeira semana de abril a Microsoft apresentou em primeira mão uma versão preliminar de uma nova versão de Windows que está nascendo. Não, não estou falando do Longhorn, que de fato sucederá o XP, que está previsto para final de 2006.Estou falando do Windows XP Starter Edition. Fiquei na dúvida se este era tema para ser discutido aqui no ForumPCs, uma vez que trata-se de uma versão simplificada do Windows e aqui os leitores são via de regra usuários mais sofisticados. Mas definitivamente penso que sim, pois as pessoas precisam saber das características deste novo sistema operacional, que mesmo simplificado, tem muitos méritos e também para saber o que podem vir a comprar em futuro próximo.

O foco desta versão é o usuário iniciante. Sendo mais precisamente aquela pessoa que nunca teve um computador e, portanto não tem experiência alguma. Essa pessoa hoje experimenta dificuldades desde o momento que liga o equipamento, imagine após a inicialização quando ícones, ilustres desconhecidos para ela, aparecem na tela. Eu não exagero quando conto para vocês que muitas vezes vi usuários iniciantes segurando o mouse com as duas mãos com muita dificuldade no manuseio do computador.

[singlepic id=7963 w=320 h=240 float=]

O usuário iniciante geralmente vai adquirir uma máquina mais barata e, por conseguinte mais simples. Isso é natural. Minha primeira filmadora (analógica) eu fiz assim.Minha primeira câmera fotográfica digital também foi um modelo simples. Essa é uma tendência natural. Pensando nisso o novo Windows foi “aliviado” em várias áreas para que os requisitos de hardware fossem os menores possíveis e de fato possa proporcionar uma experiência de uso bastante agradável ao usuário que recém ingressou no mundo da informática mesmo com computadores menos potentes.

Há também uma preocupação de caráter social neste produto. Com uma configuração completa (hardware mais sistema operacional) custando menos, mais pessoas poderão ser retiradas da situação de exclusão digital que podem se encontrar hoje. A Microsoft também tem a ganhar, pois de uma forma ou de outra a tendência de uso de software livre, na área de sistemas operacionais (leia-se Linux), pode amainar.Da mesma forma sabemos que a Microsoft está engajada na reconquista do mercado governamental (que está inclinado para o software livre) e com um produto assim pode ser um caminho para com algumas pequenas mudanças atender também a esta necessidade.

Mas quais são as reais virtudes dessa versão? Foram eliminados vários recursos que com certeza o usuário principiante não usará (mais detalhes adiante). Há uma preocupação extrema com o lado “amigável” do produto. Compreensão e treinamento são os alicerces desta versão. Esqueça o HELP que você conhece do seu XP. O sistema de ajuda é totalmente novo, conteúdo novo, dirigido por temas e não por capítulos seqüenciados (que geralmente induz a uma não leitura) apresentando a idéia de forma muito simples e objetiva. Por exemplo, a explicação do conceito do que é um computador usa uma imagem de um processo de fazer café (entradas, processamento, saídas etc.).Há vídeos que mostram desde o uso do mouse como os aplicativos básicos do Windows como o PAINT etc.

[singlepic id=7962 w=320 h=240 float=]

A Starter Edition do Windows XP foi adaptada ao mercado brasileiro, não somente a localização do idioma como também em suas características técnicas. A versão que tem sido vendida na Índia, Malásia, Tailândia e Indonésia aceita somente 128 Mb de memória RAM e resolução de vídeo de no máximo 800×600, enquanto a versão brasileira aceita até 256 Mb e resolução de 1024×768. Estes são só dois exemplos de diferenças existentes fruto das características de nosso mercado. Foi feita uma pesquisa com mais de 6000 usuários e 500 fabricantes para ajudar a definir as características que o produto deveria ter no Brasil. Essa adaptação inclui também fundos de tela com motivos brasileiros como fotos de nossa bandeira, da cidade do Rio de Janeiro, São Paulo, Ouro Preto, estádio de futebol, etc.

[singlepic id=7961 w=320 h=240 float=]

Ela é baseada no Window XP Home simplificado. A configuração MÍNIMA exigida é um computador com processador Intel Celeron,AMD Duron ou Sempron. NÃO FUNCIONA em Pentium 4, nem Atlhon XP (nem 32 nem 64 bits). Isso parece muito estranho mas é o foco do produto máquinas mais modestas. Exige somente 64 Mbytes de memória Ram (máximo 256 Mb-se a máquina tiver mais que isso ela não é reconhecida pelo sistema). Outros detalhes da configuração mínima estão detalhadas na tabela abaixo.

[singlepic id=7964 w=320 h=240 float=]

Importante destacar que há compatibilidade total com qualquer programa para Windows XP. Desde que ele “caiba” nas características do hardware existente tudo rodará nessa máquina : Office, Photoshop, Corel, etc. Inclusive todos os benefícios de segurança do Service Pack 2 já estão incluídos, bem como (obviamente) Internet Explorer, Outlook Express, Media Player 10, Messenger etc.

Outro fator de simplificação são diversas configurações que já vem pré-definidas, bem como os assistentes para executar algumas tarefas como por exemplo conectar-se a Internet seja por modem (Dial-Up), Banda Larga ou Rede sem fio (Wi-fi). Com isso as tarefas de gestão do sistema operacionais são muito diminuídas e simplificadas.

Os usuários experientes (que não é o público alvo do produto) que tiverem a oportunidade de utilizar o Starter Edition sentirão falta de :

1) Não se conecta a domínio (o XP Home também não)

2) Não estabelece rede ponto-a-ponto, uso só individual (mas acessa a Internet)

3) Não tem senha na entrada (sem rede, sem senha para perder ou esquecer)

4) Não tem várias contas de usuário-um só ambiente ou área de trabalho

5) Usa a interface visual simplificada do XP (aquela semelhante a do Windows 2000) para consumir menos recursos e otimizar performance.

6) Algumas opções a menos no Painel de Controle (simplificação)

7) Só roda até 3 programas ao mesmo tempo com no máximo 3 janelas abertas de cada um. Por exemplo 3 documentos de Word abertos mais 3 sessões de Internet Explorer e 3 planilhas. Qualquer tentativa de abrir mais que isso o sistema não deixa.

Em minha coluna da semana passada por coincidência eu discuti algo que de certa forma se relaciona com este lançamento do Windows XP Starter Edition ( “E tinha um parafuso no meio do caminho” ) pois no fundo versa sobre formas alternativas de apresentar um produto segundo as diferentes necessidades de marketing. Estas simplificações do produto podem ser condenáveis para alguns, mas devem ser bem compreendidas.

A Microsoft não definiu ainda nem preço nem políticas de atualização para o produto, pois ainda não ocorreu o lançamento, só uma versão preliminar foi mostrada. É esperado o lançamento para os próximos 3 meses. O preço será “sensivelmente” mais baixo que o XP Home OEM. Já foi definido que NÃO EXISTIRÁ XP Starter Edition sendo vendido em caixinhas no varejo, pois a venda será só para fabricantes de PCs que já entregarão seus produtos com o sistema pré instalado. Muito importante as pessoas que tiverem acesso a PCs com o Starter Edition nas lojas saberem bem qual a sua proposta para que ao adquirirem não tenham suas expectativas frustradas.

Definir política de atualização é muito importante, pois mesmo visando um mercado bem iniciante, um dia o principiante aprende e pode almejar vôos mais altos. Pode querer rodar mais que 3 programas. Neste momento estou usando o Word para escrever, ouvindo música no Media Player, meu Outlook está aberto, o Photoshop para recortar as telas para o artigo, o Messenger para falar com algumas pessoas e mais algumas janelas do Internet Explorer. Isso eu não faria com o Starter Edition! Mas eu sei que um iniciante jamais seria tão “atrevido” (no bom sentido) de fazer tudo isso junto, mas um dia ele será. Por isso definir a política de upgrades será muito importante. Esperemos o lançamento para conferir.

Eu não me vejo como usuário deste novo Windows XP Starter Edition pelas restrições óbvias que ele contém. Por outro lado acho uma iniciativa extremamente louvável, pois pode de fato ajudar a baratear uma estação de trabalho, usando um hardware mais modesto, com boa experiência de uso, possibilitando o acesso a pessoas menos favorecidas a terem um sistema completo e oficial em suas casas a um custo baixo. Pensando um pouco melhor meus filhos seriam usuários interessantes do Starter Edition. Entrariam na Internet sem fio que tenho em minha casa, não teriam como chafurdar em minha rede local e em meus arquivos pessoais e de trabalho!! E teriam uma máquina mais levinha para usar os seus jogos… Hummmm, quem sabe !!!

O que você acha desta iniciativa da Microsoft lançar um produto assim?

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.