Perfis híbridos 5.0: o futuro dos profissionais de TI

Organizações que abrem espaço para profissionais de perfis híbridos podem se beneficiar de agilidade e adaptabilidade

Author Photo
8:53 am - 20 de setembro de 2023

*Por Victoria Quintella

A atual busca por eficiência por grande parte das empresas está exigindo um novo perfil de profissional. Colaboradores com perfis híbridos capazes de fornecer respostas mais completas a nova realidade que estamos vivendo estão no radar dos gestores. 

Na procura por talentos, perfis generalistas têm sido mais demandados, especialmente por terem olhar e experiência holísticos, agregando valor e conhecimento às equipes de diferentes formas.  

Nesse contexto deixa de ser necessário os recursos especialistas e passam a se destacar competências multidisciplinares ou híbridas. Recente relatório desenvolvido na América Latina pela divisão de Tecnologia do PageGroup apontou que em 2021 o perfil multidisciplinar de Cibersegurança + Dados aumentou em quase 50% no Brasil. Já o perfil Produto + Design em quase 25%. 

Essa revolução de perfis 5.0 que integram conhecimentos permite que tanto executivos da área de tecnologia como desenvolvedores tenham uma melhor compreensão do negócio e possam atuar de maneira estratégica alinhadas aos objetivos das empresas. 

Com o mercado altamente dinâmico e flexível, quem domina apenas uma área de conhecimento tende a ser substituído por quem consegue atender demandas e entregar bons resultados com foco em duas ou mais áreas de conhecimento. 

Perfis híbridos

Profissionais multidisciplinares ganham preferência principalmente por terem facilidade na criação de soluções inovadoras, agilidade na condução dos processos e adaptabilidade. As experiências adquiridas nas mais variadas atividades e equipes servem de bagagem para futuras tarefas.  

Por outro lado, as organizações que abrem espaço para profissionais híbridos podem se beneficiar desse atributo no dia a dia. Melhor visão estratégica, maior facilidade na resolução de problemas complexos e respeito à diversidade são algumas características relacionadas a candidatos com esse perfil.  

Importante dizer que não se trata apenas de recrutar candidatos com conhecimentos e experiências em mais de uma área. É necessário que os gestores entendam quais são as habilidades desse profissional e se estão alinhadas com o que é esperado nessas funções.   

Também é fundamental estipular metas e direcionar ferramentas para que o profissional continue expandido suas habilidades e conhecimentos. As lideranças precisam criar mecanismos para atrair, reter e desenvolver esse perfil de colaborador, uma vez que a inclusão desse profissional reflete o futuro do trabalho. 

Independente da área de atuação, os profissionais do pós-pandemia adotaram características que vieram para ficar. Perfis multidisciplinares têm de estar no radar de empresas que desejam ser atrativas aos talentos disponíveis no mercado.  

*Victoria Quintella, diretora da Page Interim, divisão do PageGroup especializada na contratação de profissionais temporários e terceiros

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.