“O negócio” não é um cliente da “TI”.

CIOs obcecados pelo cliente sabem disso.

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3:50 pm - 01 de setembro de 2022

Na semana passada Marcelo Oliveira, CIO do Agi, compartilhou um artigo propondo reflexões sobre a adoção dos acordos de nível de serviço (SLAs) como a principal métrica da TI.

Isso me motivou a continuar o diálogo desse assunto através deste post.

De fato os SLAs reinaram supremos na medição do desempenho da TI por décadas. E foram suficientes para o que foi a TI, por um período de tempo, uma função de back-office.

Métricas como disponibilidade de sistemas, número de tíquetes e tempo de resolução podem ser significativas dentro da TI, mas e para o negócio ? 

Isso vem da herança de um tempo em que as equipes de TI operaram separadamente do negócio e estabeleceram seu próprio conjunto de métricas sob o seu controle direto. 

Isso não faz sentido em um cenário onde a equipe de tecnologia faz parte total e inegável de todos os negócios; um parceiro crítico na entrega de valor aos clientes e na geração de receita. 

As métricas que os profissionais de tecnologia tiveram no passado são muito menos importantes em um mundo obcecado pelo cliente — na verdade, estão em desacordo com as métricas do resto da organização. 

Você não precisa de uma métrica “mágica” para impulsionar a obsessão pelo cliente na TI. 

Em vez disso, adote um sistema de métricas complementares que equilibre o portfólio de tecnologia e impulsione a experiência do cliente e os resultados de negócio. 

 

Trago abaixo 3 categorias com sugestão de métricas que podem ser incorporadas pela TI:

 

1)Indicadores de alto valor para o cliente

-Índice de experiência do cliente (Índice CX)

-Customer Lifetime Value (CLV)

-Fidelização

-Churn

-Receita/vendas

 

2) Indicadores de médio valor para o cliente

-Net Promoter Score (NPS)

-Taxa de aquisição de clientes

-Satisfação do cliente

 

3) Indicadores de agilidade de negócio

-Time do market

-Tempo para decisão

-Tempo para responder às mudanças do mercado

-Tempo e qualidade para resolver os problemas do cliente

 

Essas são apenas algumas sugestões. Quais outras métricas você sugere ?

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