O final feliz, mas ainda trabalhoso de minha Internet com a VIVO

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1:05 pm - 23 de fevereiro de 2015
Em publicação recente (dezembro de 2014) eu contei a história “Quem é VIVO mata o cliente! Cobrança bizarra, atendimento bizarro! na qual
contei minha saga, minha epopeia, tanto com VIVO como com ANATAEL para simplesmente
conseguir trocar minha obsoleta internet ADSL de 4 Mbps, IP fixo, por um
sistema mais novo e preço justo. Afinal eu vinha pagando R$ 189 por mês pelos 4
Mbps enquanto na mesma tecnologia ADSL existe uma oferta de 25 Mbps por R$ 129.
Leia o texto anterior, vale a pena para conhecer a idas e vindas do problema.

Alguns dias após publicar o texto fui procurado pela área de atendimento da
VIVO de forma muito profissional e com muita cortesia. Ofereceram-me a solução
em FIBRA com IP fixo, 50 Mbps por R$ 119, um tanto quanto MELHOR do que meu
link de 4 Mbps!! Mas havia um problema. IP fixo só pode ser associado a uma
linha pertencida por uma pessoa jurídica. Eu tenho a minha empresa, mas por uma
fatalidade a linha PJ eu usava apenas para FAX e eu a cancelei tempos atrás.
Mas a VIVO arrumou uma solução.
Vivo02 00

Foi marcada a instalação de uma “linha PJ” para mim, mas de fato uma linha “fictícia”,
uma vez que ela não teria conta, não faria nem receberia chamada. Assim a VIVO
suplantou o obstáculo. Depois disso, por conta de feriados de ano novo, viagens
, etc. acabou sendo marcada a instalação da Internet Fibra 50 Mbps IP fixo para
o dia 26 de janeiro. Viva, a Vivo ia resolver!!!

O operacional foi trabalhoso uma vez que a fibra precisou passar por
praticamente todos os conduítes do apartamento até chegar ao meu escritório.
Após 2 ou 3 horas de trabalho o técnico foi habilitar a Internet. E… DECEPÇÃO! Não foi possível ativá-la
porque havia um conflito de IP que impedia o imediato funcionamento. O técnico
abriu um chamado interno e disse que entre 24 e 72 horas estaria tudo ok. Ele
me deixou as instruções para que eu mesmo fizesse os testes. Foi uma má sorte.
Era agora uma questão de 1 a 3 dias.
 

Vivo02 01
Decepção…

Mas o tempo passou, um dia, dois, quatro, uma semana, dez dias e nada da
Internet funcionar. Tentei ligar no 10315, atendimento Fibra (opção 3 e depois
opção 3 de novo na URA). Sem sucesso. Às vezes esperava, 10, 15 ou 20 minutos e
quando um ser humano atendia dizia que não era do atendimento fibra e sim do
suporte ADSL. Isso aconteceu mais de 15 vezes até que um deles me explicou que a
URA, quando o atendimento Fibra está ocupado, desvia a chamada para o
atendimento ADSL. Isso tornava praticamente impossível obter o atendimento que
precisava.

Nas poucas vezes que consegui chegar no atendimento Fibra obtive informações
desencontradas:
 

“Não consta Internet fibra instalada neste número”
“Este serviço não foi instalado ainda”
“Existe uma pendência técnica que ainda precisa ser resolvida”
“Há uma visita técnica marcada para daqui a três dias para concluir a
instalação”

Como!!??? Ninguém havia me ligado e avisado sobre isso!! Como alguém diz
que vai passar no endereço para fazer um serviço e o cliente não é avisado!?? O
que fiz eu? Tive um bom trabalho para desmarcar meus compromissos da 5ª feira e
fiquei neste dia de plantão o dia todo esperando o técnico que NÃO APARECEU. Liguei na VIVO e com o
protocolo em mãos me disseram que a visita fora marcada para 4ª FEIRA (um dia
antes) e não naquela 5ª feira!! Não apareceu ninguém nem na 4ª nem na 5ª feira!!
Fato!!! Perdi meu tempo.

Uma semana se passou e eu recebi uma ligação da VIVO avisando que a pendência
técnica (o conflito de IP) fora resolvida e que queriam marcar para fazer a
ativação. VIVA!! Luz no final do
túnel!! Era final de uma 5ª feira e marquei para sábado de manhã!

Mas já na 6ª feira, quando eu percebi que uma das luzes do modem estava com uma
característica diferente (estava acesa direto e não mais piscando), resolvi
tentar eu mesmo colocar o sistema em funcionamento. PERFEITO!!!!!! MAIS DO QUE
PERFEITO!!! FUNCIONANDO 100%!!!!!

Só tinha um “problema”. O modem estava configurado para 100 Mbps e não 50 Mbps,
ou seja, eu estava com o dobro da velocidade contratada! Mas não importava! Não
ia achar ruim este “detalhe”. No sábado, ao contrário da última marcação de
visita o técnico da VIVO apareceu na hora combinada e apenas verificou que
estava funcionando. Falei para ele dos 100 Mbps e ele rapidamente se prontificou
a trocar o modem. Aliás, ele disse que ia trocar o mesmo, tivesse eu falado da
velocidade “errada” para ele ou não.

FIM DA HISTÓRIA?? FINAL FELIZ?? Quase!!

Agora eu já poderia cancelar o serviço ADSL Speedy Business 4 Mbps. Não foi
fácil. Como o meu Speedy Business estava atrelado a uma linha de pessoa física
(quando eu contratei em 2007 isso era possível), ao navegar enfadonhamente pela
URA caía em atendentes que me diziam:

“Senhor este
serviço de Internet é empresarial e por isso eu não consigo cancelar para o
senhor. O senhor deve ligar para o atendimento a empresas”
 
“Senhor este seu serviço de Internet apesar de ser empresarial, está associado
a uma linha de pessoa física (com CPF) e por isso meu sistema não deixa
cancelar, ligue para o atendimento de pessoa física”.
 

Vivo02 02
Como é que é???

Perceberam?? Entrou em loop o atendimento. Mas não perdi tempo. Abri um chamado
na ANATEL alegando incapacidade de cancelar um serviço. Não tive retorno algum,
mas dias depois consegui obter de um atendente da VIVO a informação de que não
havia mais serviço ADSL Speedy Business na minha linha. Ufa!! Não mais iria
pagar absurdos R$ 189 por um link obsoleto de 4 Mpbs.

FIM DA HISTÓRIA?? FINAL FELIZ?? Ainda
não!!

No final de semana eu configurei todos os meus acessos externos e conexões VPN
com outros locais usando o IP fixo que eu tanto havia feito questão, pois
preciso destes acessos. Verdade seja dita, devo ter gasto cerca de uma a duas
horas configurando e testando tudo. Parecia o final da história.

Mas qual não foi minha surpresa ao perceber 5 dias depois que as conexões VPN
estavam todas desconectadas!! A Internet estava perfeita, rapidíssima… O que
seria? Olhando com mais atenção a tela do http://www.speedtest.net
percebi que o MEU IP FIXO TINHA MUDADO!! IP fixo!! IP fixo!! O nome diz tudo. Mudou de
177.xxx para 191.17.139.xxx, ou seja, para um endereço totalmente diferente!

Mais umas 6 ou 7 ligações para o 10315 até conseguir falar com o atendimento
Fibra (lembrem-se que quase sempre a navegação pela URA cai no atendimento ADSL
apesar das opções certas, 3 e 3 , serem as escolhidas), uma exemplar atendente
de nome LUANDA me ajudou. Fiz
questão de citar seu nome porque seu atendimento foi diferenciado! Um verdadeiro
anjo”!!

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Ela manifestou intensa surpresa com o fato do IP fixo ter sido alterado. Ela me
pediu para fazer vários testes de restart do modem para ver se o novo IP 191.17.139.xxx
seria de novo modificado. Em todos os testes permaneceu fixo. Ela tinha
registrado no sistema dela o IP 177.xxx (o IP original) como aquele associado
ao meu serviço. Não era para ter mudado! Depois de muitos testes e como já era
de noite, ela confirmou meus números de contato. Disse que iria checar com a
área técnica no começo da tarde do dia seguinte o que tinha acontecido e me
ligaria de volta.

Por dois ou três dias seguidos a Luanda me ligou no período da noite. Algumas
vezes de forma insistente, pois eu não pudera atender a ligação e ele me ligou
até conseguir falar comigo. No final ela confirmou que meu IP não deve mudar
mais. Alguma falha sistêmica fez com que ele tivesse uma mudança nos primeiros
5 dias, mas que isso não iria mais acontecer. Nos dias que ela me ligou de
noite fizemos os testes de renovação de IP e de fato ele agora está fixo (191.17.139.xxx).  Com esta garantia eu me dediquei de novo
entre uma e duas horas para configurar e testar todos os acessos externos e
conexões VPN.

Posso dizer agora que de fato meu caríssimo serviço ADSL de 4 Mbps foi
cancelado e hoje sou um feliz e satisfeito usuário da solução VIVO Fibra de 50
Mbps com IP fixo. Não foi um percurso fácil, nem simples. Contei com a boa
vontade de diversos níveis de atendimento da VIVO e com minha imeeeeeeeeensa
paciência. Mas cheguei lá!!

Vivo02 04

Devo notar que mesmo com um atendimento “diferenciado” pelo fato de ter sido
iniciado via assessoria de imprensa, ainda assim diversos desencontros e erros
de processo ainda aconteceram. Conseguir chegar no atendimento telefônico Fibra
(URA), informações desencontradas, marcação de visita sem meu conhecimento, não
comparecimento em visita, incapacidade de cancelar o serviço antigo pelas vias
convencionais, demora para resolver o problema de conflito de IP e por fim a
alteração de um IP fixo.

Mas agora estou devidamente equipado com minha Internet Fibra de 50 Mbps. O
serviço é bárbaro, estável (não percebo grandes variações de desempenho ao
longo dos dias) e comprovadamente entrega os 50 Mbps, na verdade um pouquinho
mais. Obtenho cerca de 58 Mbps para download e 23 Mbps para upload um avanço incrível
frente aos 4 Mbps de download e 600 Kbps de upload que tinha antes e ainda assim
pagando R$ 70 a menos por mês (R$
119)! A VIVO tem um ÓTIMO produto! Mas ainda carece de melhorias em seus
processos de atendimento a clientes!! Obrigado VIVO!

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Teste de velocidade
Vivo02 04

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