O desafio de se manter relevante diante das transformações do mercado

Estratégias inteligentes para quem precisa navegar pelas constantes mudanças no mundo dos negócios

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1:38 pm - 13 de junho de 2023

O ambiente empresarial costuma ter um perfil competitivo e isso não é exatamente uma novidade. No entanto, o ritmo acelerado de mudanças e inovações vêm colocando cada vez mais obstáculos no caminho das empresas que estão em busca do sucesso a longo prazo. Afinal, como se manter relevante diante das transformações do mercado? Não há como negar que as mudanças estão cada vez mais rápidas, novas demandas surgem, enquanto antigas necessidades são encerradas para sempre. No setor tecnológico, em particular, a velocidade das inovações e a rápida obsolescência de tecnologias tornam esse desafio ainda mais acentuado. Diante de tanto dinamismo, como construir diferenciais relevantes para o seu negócio?

Um estudo da consultoria McKinsey, baseado na lista das maiores empresas da Fortune 500, revelou que a longevidade das companhias vem caindo de forma significativa. Segundo o levantamento, 88% delas, indexadas na lista há cerca de 60 anos, deixaram de existir, perderam relevância ou foram adquiridas por outros grupos. Além disso, a queda no tempo em que uma empresa permanece na lista da Fortune também chamou a atenção: em 1955 essa “expectativa de vida” era de 60 anos, mas com as transformações do mercado essa média foi reduzida para 30 anos na década de 1980 e hoje é inferior a 15 anos.

Muitas questões podem impactar negativamente no desafio de manter seu negócio relevante, mesmo diante das transformações do mercado. Entre eles, podemos destacar os problemas na saúde organizacional, o pouco engajamento e conexão do time com a proposta da empresa e, claro, as disrupções (tecnológicas ou não) que chegam, mesmo, para mudar de vez as regras do jogo.

Como CEO e founder de empresas referência em inovação, como a Kickante e a Alfredus, posso afirmar que quem mais sofre com as transformações do mercado são empresas com dificuldade de adaptação e mentalidade enraizada. Aquelas que não enxergam a tempo a necessidade de mudar a rota e repensar estratégias. A falta de uma comunicação alinhada entre gestores e funcionários, assim como o pouco estímulo a uma cultura de inovação também contribuem para esse cenário.

Soluções inteligentes podem virar esse jogo

Quantas vezes já vimos gigantes do mercado, líderes absolutos, se tornando totalmente obsoletos por não acompanharem as novas tendências? Muitos jovens nunca ouviram falar em Nokia ou BlackBerry, mas conhecem muito bem a Apple, que passou a ditar as regras do mercado de smartphones e foi seguida de forma inteligente por outras empresas, como a Samsung, por exemplo.

O exemplo é do setor de telefonia, mas, claro, se repete em outras categorias. O fato é que as mudanças virão e nem todos serão capazes de manter seu negócio saudável diante das transformações do mercado. No entanto, adotar certas estratégias pode aumentar sua competitividade e as chances de permanecer relevante na sua área, confira:

Antecipar necessidades dos clientes: Conheça seu público. Pesquisa de mercado, tendências do setor e atenção aos feedbacks são formas de entender quais são as expectativas dos clientes e trabalhar para oferecer soluções que se encaixam nisso.

Inovação: Sempre ela! Não há como fugir: quem quer se manter relevante no mercado precisa inovar e saber se adaptar ao que chega, incorporando de forma inteligente as inovações do setor no seu negócio. Invista em pesquisas de desenvolvimento que podem ajudar sua empresa a identificar oportunidades e criar produtos inovadores e sempre valorize as ideias e as soluções criativas dos seus colaboradores. Essa é uma forma efetiva de estimular a cultura de inovação dentro da sua empresa. 

Agilidade na adaptação: Tomadas de decisão rápidas, somadas a processos ágeis e flexíveis permitem que as empresas tenham uma resposta efetiva quando precisam se adaptar a algo novo. Incorporar as mudanças com agilidade permite que você se diferencie da concorrência e saia na frente nessa corrida.

Cultura de aprendizado contínuo: Promover uma cultura de aprendizado contínuo incentiva a busca constante do desenvolvimento entre os seus colaboradores, melhorando habilidades e trazendo sempre conhecimentos relevantes para dentro da sua empresa. Isso pode ser feito de muitas formas, como programas de treinamento, cursos como o Você.Expert e até parcerias com instituições educacionais. 

Parcerias estratégicas: Colaborações e parcerias estratégicas ajudam a sua empresa na tarefa de se manter relevante no mercado. Essas alianças podem oferecer acesso a novas tecnologias, mercados ou conhecimentos complementares, permitindo que o seu negócio se beneficie da experiência e dos recursos de outros players do setor.

Considerando que o desafio de se manter relevante diante das transformações do mercado é uma realidade enfrentada por todas as empresas, não há para onde fugir. Se a sua ideia é manter seu negócio saudável e funcionando a longo prazo é preciso começar agora! Adote medidas que garantam seu patamar de competitividade, abrace as mudanças e construa uma mentalidade de crescimento e inovação. Esses são os diferenciais que podem destacar sua empresa em um mundo tão acelerado. 

Como você vê o seu negócio daqui a 20 anos? Já pensou que o que você faz hoje pode determinar a existência, ou não, desse futuro? Pense nisso! 

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