Nvidia não escanteou mercado de games e usa IA para potencializar resultados
Nvidia faturou US$ 2,9 bi com games no 2º trimestre fiscal, alta de 16% comparado ao mesmo período do ano passado
Olhar para os números estratosféricos de crescimento da NVIDIA e o seu protagonismo graças a explosão da inteligência artificial mostram como a empresa traçou uma estratégia impecável de evolução nos últimos anos. A alta demanda por chips usados em IA nos mais diversos setores econômicos fez, por exemplo, a empresa crescer 168% no segundo trimestre fiscal da companhia, comparado ao mesmo período do ano passado – atingindo uma receita recorde de US$ 30 bilhões.
Mas será que esse olhar mais aprofundado para os negócios em IA colocou o planejamento acerca do mercado de games da companhia em segundo plano? Bem, de acordo com Rafael Santos, Gerente Nacional de Vendas da divisão Consumer da NVIDIA Brasil, a empresa americana continua firme com atuação no segmento gamer e um olhar estratégico para o Brasil. Segundo Santos, a companhia faturou US$ 11 bi com os games nos últimos 12 meses e tem crescimento double digits nos percentuais do último trimestre.
“O segmento de games continua como um pilar extremamente estratégico e importante para a NVIDIA. Aliás, esse grande foco da empresa em inteligência artificial tem também beneficiado, e muito, o nosso segmento de games”, ressalta o executivo em entrevista à coluna Além do Gameplay.
Santos é responsável pela cobertura e relacionamento com fabricantes e canais de vendas dos produtos GeForce no Brasil. Ele possui mais de 17 anos de experiência no segmento de semicondutores, tendo atuado na área comercial, operações, inteligência de mercado e finanças pela Intel e IBM antes de entrar na NVIDIA. Confira abaixo a entrevista completa.
Atualmente, pensando no incremento exponencial no faturamento da NVIDIA, qual o percentual do segmento de games para a empresa?
A NVIDIA teve um grande incremento em seu faturamento nos últimos trimestres devido a explosão de inteligência artificial nos mais diversos segmentos em que a empresa atua. No entanto, no anúncio de resultados referente ao nosso 2º trimestre fiscal divulgado no último dia 28 (de agosto), o segmento de gaming sozinho trouxe um faturamento de US$ 2,9 bilhões para a companhia, o que significa um crescimento de 16% em relação ao 2º trimestre fiscal do ano anterior. Se somarmos o faturamento dos últimos 12 meses reportados, estamos falando de um segmento que gerou mais de $11 bilhões de dólares em um período de um ano. Ao olhar por essa perspectiva, fica claro o quanto o segmento ainda é relevante para a empresa.
Esse foco da empresa com um olhar mais para a IA mudou a estratégia em relação ao mercado de games da companhia?
O segmento de games continua como um pilar extremamente estratégico e importante para a NVIDIA. Aliás, esse grande foco da empresa em inteligência artificial tem também beneficiado, e muito, o nosso segmento de games. Desde o final de 2018, as nossas placas de vídeo NVIDIA GeForce RTX já trazem núcleos de processamento dedicados à inteligência artificial chamados Tensor Cores. Ou seja, faz quase 6 anos que temos PCs no mercado aptos para rodar IA. Um exemplo importante de aplicação de inteligência artificial no nosso setor é o DLSS (Deep Learning Super Sampling), tecnologia desenvolvida pela NVIDIA. O DLSS utiliza inteligência artificial para melhorar a qualidade das imagens em jogos enquanto otimiza o desempenho. Ela permite que os jogos sejam renderizados em uma resolução mais baixa e, em seguida, usa IA para aprimorar a imagem para uma qualidade quase tão alta quanto a original. Isso resulta em gráficos nítidos e detalhados sem sobrecarregar o hardware do computador, proporcionando uma experiência de jogo mais fluida e eficiente com maior número de quadros por segundo e menor impacto no desempenho. E hoje já temos várias outras tecnologias que também se utilizam da inteligência artificial para trazer uma melhor experiência para o Gamer.
Leia mais: Sem medo da China, TecToy quer vender 1 milhão de consoles portáteis em 12 meses
Qual a importância do mercado de games brasileiro para a empresa?
O Brasil possui uma das maiores comunidades de gamers do mundo. De acordo com pesquisas focadas no segmento, como a Newzoo, o Brasil possui mais de 100 milhões de pessoas que jogam. Além disso, a paixão do brasileiro por games e eSports é algo que chama atenção de qualquer empresa do setor. Para a NVIDIA não é diferente. Por isso trabalhamos muito próximo de todo o ecossistema de hardware e software aqui no Brasil para sempre garantirmos que o gamer brasileiro possa ter a sua disposição as tecnologias mais recentes e inovadoras.
Pensando no mercado de games, qual é o maior desafio para manter o posicionamento com as placas de vídeo ano após ano?
O segredo da empresa para estar bem posicionada é estar sempre trazendo avanços tecnológicos importantes e relevantes para melhorar a experiência do gamer. Esses avanços geralmente aparecem na constante melhoria de performance das nossas placas, na melhoria da eficiência de consumo de energia e também ao trazer novas tecnologias que mudam a história do nosso segmento. A NVIDIA tem sido a pioneira em diferentes tecnologias do nosso segmento, como Ray Tracing, DLSS, Reflex, entre outras. Tecnologias embarcadas nos notebooks com placas de vídeo NVIDIA GeForce RTX também são muito importantes para garantir o equilíbrio entre alta performance e consumo da bateria. Esse conjunto de tecnologias, alinhado com todo o trabalho que fazemos em parceria com os publishers para que seus respectivos jogos tragam essa gama de benefícios, possibilitam o destaque contínuo nos nossos lançamentos.
Toda essa expertise da empresa em chips e IA pode acabar impactando a forma de trabalhar com o mercado de games no futuro – ampliando os produtos e serviços?
Na verdade, já estamos vendo essas mudanças acontecerem. Um grande exemplo disso é a tecnologia chamada ACE que anunciamos no ano passado, onde o desenvolvedor de jogos pode adicionar personagens no jogo, baseados em inteligência artificial generativa, que interagem com o usuário de uma forma mais natural e em tempo real. Inclusive, recentemente anunciamos o primeiro jogo que utilizará essa tecnologia, chamado Mecha BREAK, com previsão de lançamento para 2025. Outra tecnologia que também utiliza IA e que anunciamos na última Computex, é o Project G-Assist. Este é um assistente inteligente que usa IA para oferecer dicas e sugestões em tempo real. Ele ajuda o jogador a melhorar suas habilidades e desempenho, ajustando suas recomendações com base no estilo e nas ações do jogador. Ele também pode auxiliar na otimização das configurações do jogo de acordo com a configuração do seu computador.
Qual a importância do catálogo GeForce NOW para posicionamento da companhia no mercado de games, já que os serviços de nuvem estão cada vez mais competitivos?
O GeForce NOW é o nosso serviço de cloud gaming que vem para complementar a nossa gama de ofertas para os mais diferentes gamers. O serviço vem crescendo globalmente em número de usuários e em jogos disponíveis na plataforma. Ele possibilita que o usuário possa jogar os seus jogos favoritos nos mais diversos devices e de forma bastante prática. Ele também possibilita que, pessoas que não possuem a capacidade financeira para adquirir um PC Gamer naquele momento, possam também desfrutar da experiência de jogar seus jogos rodando em placas GeForce RTX de alta performance.
Qual é a projeção da companhia até o final do ano com o segmento de games da empresa? Há alguma mudança no planejamento estratégico do setor em médio/longo prazo?
Com certeza a NVIDIA continuará investindo e apostando no segmento de Games. Isso está no DNA da empresa e é de onde viemos. O nosso compromisso é sempre trazer novidades e tecnologias revolucionárias visando aprimorar cada vez mais a experiência que o gamer possui ao jogar os seus jogos favoritos. Além de tudo que anunciamos recentemente para o segmento, muitas novidades estão por vir!
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!