Notebooks novos e inteligentes no mercado!

Author Photo
9:54 pm - 05 de julho de 2006

O constante aumento da penetração de notebooks é fato inquestionável. Segundo a HP enquanto o mercado de PCs para empresas experimentou uma leve redução no volume de vendas, o segmento de notebooks corporativos apresentou um crescimento de 33%, valor muito expressivo. Ainda se questiona o preço destes equipamentos frente aos desktops. Mas não de pode negar que fruto de incentivos governamentais (MP do Bem) e pela redução do valor do dólar, houve uma sensível queda nos preços destas máquinas.

A HP, tradicional fabricante de notebooks, anunciou em junho suas novas linhas de equipamentos para uso pessoal e corporativo no Brasil . Acompanhei de perto o lançamento das máquinas para uso corporativo. Estas não têm toda a pirotecnia de recursos para entretenimento das máquinas “pessoais”, mas surpreenderam-me com recursos inteligentes e inusitados.

Caracterizam-se pelas idéias simples e inteligentes. No ambiente empresarial o executivo ou qualquer profissional que precise de grande mobilidade vai gostar do equipamento ultrafino da HP (NC2400), pois com menos de 1.5 kg e tela de 12 polegadas contém drive óptico (DVD RW ou CDRW-DVD). Geralmente equipamentos assim não têm CD ou DVD integrados, que os torna limitados, mesmo que seja para o executivo ver seu DVD preferido em pleno vôo ou instalar um software. Neste modelo os processadores suportados são os Core Solo de 1.02 e 1.2 Ghz (2 Mb de cache) ou o Celeron M de 1.2 Ghz (1 Mb de cache). Este equipamento, usando baterias extras (que o torna mais pesado) pode ter uma autonomia de uso de mais de 9 horas.

[singlepic id=7888 w=320 h=240 float=]

Os equipamentos da linha “Business” têm recursos direcionados (padrões ou opcionais) aos usuários corporativos. Alguns dos recursos que achei muito interessantes :

Biometria Integrada : leitor de impressão digital para autenticação e segurança

Módulo de segurança TPM : “Trusted Platform Module” que integra um sistema de criptografia no hardware de forma que se o equipamento for subtraído de seu dono, mesmo que o larápio monte o disco rígido em outro equipamento, os dados serão invioláveis.

Uso inteligente das baterias : quando usado com mais de uma bateria o sistema sempre privilegia a bateria “interna”. Assim quando instalada uma bateria adicional, a carga da bateria extra é transferida para a bateria nativa durante o tempo de funcionamento. Assim em algum tempo este “peso extra” pode ser desconectado e usado o notebook somente com a bateria mais leve que estará com plena carga.

HP Backup and Recovery Manager : software da HP para gerenciamento de backup e recuperação do sistema da HP.

Suporte a “docking station” : estas bases para “atracar” o notebook já foram mais famosas no passado e tiveram um certo declínio em popularidade. Mas com as novas “docking stations”, mais inteligentes (mais detalhes adiante), os notebooks corporativos voltam a valorizar este recurso.

No outro extremo (pensando no diminuto NC2400) a HP introduziu o “musculoso” NX 9420. Este é um verdadeiro “desktop repleacement”! A começar pelo seu teclado, que inclui até o módulo numérico (vide foto abaixo). Se a necessidade é alto poder de processamento, está disponível como opção o processador Intel Core Duo de 2.17 Ghz (2 Mb de cache)-dois núcleos, dois “motores” a empurrar os programas!! Aceita até 4 Gbytes de RAM e dispõe de um sistema de vídeo ATI Mobility Radeon 1600 com 256 Mbytes de memória dedicada, tela de 17 polegadas (1440×990 ou 1900×1200 pixels), leitor de mídias “7-em-1”. Pesando quase 3.5 Kg visa aqueles profissionais que demandem alto poder de processamento-“Desktop em movimento”.

[singlepic id=7889 w=320 h=240 float=]

Outro modelo que chamou minha atenção é da série 4400 (NC 4400 ou TC 4400), pois o usuário pode escolher o modelo normal ou o modelo “Tablet”. Essencialmente as duas máquinas são iguais, mas a TC 4400, mais versátil, permite que a tela seja girada para ser usada como uma “prancheta” (vide a foto abaixo) e usada para entrada de informações pela escrita manual. Há várias opções de processadores para esta máquina, de um Celeron M de 1.6 Ghz até Core Duo 2.16 Ghz.

[singlepic id=7891 w=320 h=240 float=]

A diversidade de configurações destes modelos e dos outros da família recém lançada, que também incluem os modelos NC6400, NX6310, NX6320, pode ser vista em detalhes no site da HP

-ou diretamente aqui . A política da HP na comercialização destas máquinas permite que uma corporação especifique alguns detalhes da configuração (hardware), bem como criar uma “matriz de softwares” usados pela empresa e pré-instalá-los no equipamento. Se a empresa não for tão grande assim que justifique a fabricação customizada, várias configurações pré-existentes podem ser escolhidas pelos clientes.

Para finalizar gostei muito da nova “docking station” avançada PA287A. Ela além de replicar inúmeras portas como USBs, VGA, Paralela, leitores de cartões digitais, etc., este modelo integra um disco rígido SATA de 160 GB. Esta é uma idéia sensacional, pois este disco pode ser usado de várias formas diferentes. Pode ser uma extensão de área de armazenamento do notebook quando “atracado”. Pode ser um dispositivo de backup automático, pois o Software HP Backup e Recovery Manager pode efetuar cópias de arquivos ou mesmo a imagem integral do disco do notebook. Pode também ser um misto das duas funções (espaço em disco e área de backup). Mas como essa “docking station” tem porta Ethernet ela também funciona como um dispositivo NAS, ou seja, este disco rígido é compartilhado na rede para um uso geral. Gostei muito dessa idéia.

[singlepic id=7890 w=320 h=240 float=]

Minha opinião pessoal é que a HP cumpre seu papel segmentando o mercado de notebooks visando atender públicos distintos. Porém muitas destas funções para notebooks “corporativos” são muito bem vindas para usuários que têm seus escritórios domésticos ou mesmo profissionais liberais, no limite do uso “individual”. As funções de entretenimento dos notebooks “pessoais” não cabem no universo corporativo, mas arrisco-me a dizer que essas máquinas de “paletó e gravata” tem uma gama de recursos muito interessante que podem extrapolar o uso “formal” das mesmas e atender o rigoroso público empresarial

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.