Perspectivas para o mercado de TI em 2024

Demanda do mercado por profissionais de tecnologia continuará alta próximo ano

Author Photo
10:00 am - 19 de dezembro de 2023

Por Luana Castro*

O ano de 2023 representou uma mudança de direcionamento para as empresas do mercado de tecnologia. Impulsionadas pela instabilidade econômica global, as organizações tiveram de reorganizar suas estruturas, acarretando grandes ondas de lay-offs. Um cenário bem diferente dos últimos anos, quando abriram as portas para contratações e investimentos em projetos.

A busca pela eficiência operacional causou uma mudança considerável nas prioridades das empresas, que passaram a olhar para otimização e automação dos processos, com foco na melhoria do serviço e redução de custos.

Diante desse cenário, profissionais mais seniores ganharam espaço no mercado ao longo do ano. A capacidade de pular etapas, como a curva de aprendizagem e adaptação, fez com que pessoas mais experientes saíssem na frente nos processos seletivos.

As empresas em geral seguem implementando projetos atrelados à tecnologia, aderindo soluções rápidas e efetivas para seus modelos de negócios, seja por meio da inteligência artificial, análise de dados, cibersegurança ou outros sistemas.

Como tendência em todos os setores, a tecnologia deixou de ser uma área meramente operacional para ser parte do negócio, ao otimizar processos e trazer soluções objetivas em pouco tempo e com menor gasto.

Leia também: O perfil do CISO e as certificações em alta

Para o próximo ano a demanda por profissionais de tecnologia continuará alta. Passamos por um momento de virada de chave e abertura de espaço para novas ferramentas, capazes de resolverem necessidades independente das complexidades.

Os candidatos que pretendem atuar em tech precisam saber cada vez mais do negócio – e não somente do seu núcleo de atuação – com um olhar para toda a estrutura da empresa. Importante entender como ela está posicionada no mercado e como oferecer o melhor serviço possível com a tecnologia adequada.

Habilidades como comunicação clara, capacidade de liderança e tomadas de decisão assertivas precisam fazer parte do perfil desses profissionais, além de conhecimentos em cloud, RPA, análise de dados e interação em outros idiomas.

A tecnologia seguirá em constante evolução. O maior desafio dos profissionais da área é visualizar oportunidades para aplicar soluções em demandas pontuais que necessitem de maior eficiência e utilizando o menor recurso possível.

*Luana Castro é gerente executiva da divisão de Tecnologia do PageGroup

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.