LIVE SEARCH – Achando lugares e produtos

Já faz algum tempo que o mundo acordou para o valor dos serviços online. Vide Google, Hotmail, Yahoo, entre tantos outros. A Microsoft que tem o gigante Google em seus calcanhares trazendo cada vez mais serviços tem investido muito na sua divisão de serviços online. A visão da Microsoft é simples e clara. Prover serviços cada vez melhores. Assim o modelo de negócios de oferecer serviços gratuitos para o usuário final e obter receitas com publicidade se concretiza e se rentabiliza. Mas e o Brasil, como é visto neste cenário? Muito bem obrigado. Tanto que no dia 16/09 foram iniciados dois novos serviços, temas desta coluna, o Windows Live Search Maps, Live Search Produtcs.
Estive com Steve Berkowitz, que visitou o Brasil em agosto passado, o vice-presidente sênior do Online Services Group (OSG) da Microsoft. Sua visão é que o Brasil é um mercado prioritário, pois está aqui a maior base MUNDIAL de usuários de Windows Live Messenger, desde julho de 2007. Isso é surpreendente. São 30.5 milhões de usuários, 465 milhões no mundo todo. Devido à pulverização dos usuários no mundo ocorre a liderança do Brasil no Messenger. Este é um dos motivos, a crescente relevância de nosso mercado, para a introdução destes serviços, adaptados ao nosso mercado, que já existem em alguns outros lugares do mundo.
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Vendo este gráfico me faz lembrar da imensa penetração que o quase finado ICQ tinha no Brasil há vários anos. Eu tenho ainda um ICQ number pequenino (4 dígitos) frente aos números mais atuais (7 dígitos). Mas a popularidade do ICQ foi pulverizada no Brasil pelo Messenger. Acredito que por dois motivos. O fato do MSN vir com o Windows e sua leveza e simplicidade quando comparado ao ICQ. Mas isso já é passado. Essa escalada do Messenger em nosso país serviu para chamar a atenção da Microsoft a nos trazer alguns serviços novos ou remodelados, muito interessantes.
Windows Live Search Products
Se a idéia de procurar produtos na Internet, procurar preços baixos, etc., isso não é novo mas o Live Search Products torna isso muito simples e interessante. Vamos simular uma sessão de busca. Quero comprar um Home Teather. Tenho algumas idéias, sugestões de amigos, mas ainda não me decidi quanto à marca e modelo. A opção de busca de produtos está na página principal do MSN.com.br. Assim a busca pode seriniciada:
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Após obter a primeira resposta tenho 123 produtos distintos disponíveis no banco de dados do sistema (no Brasil). Se tenho dúvidas, escolher entre tantos assim pode não ser simples. Mas como dar um passo além? Na tela abaixo isso fica muito claro. O sistema de buscas é inteligente. Quando se fala de Home Teather quais são as opções possíveis para pesquisa? Faixa de preços, marca, sistema de som (5.1, 7.1, etc), potência total do sistema ou saídas de vídeo (s-vídeo, RCA, HDMI, etc.).
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Se a busca fosse por geladeiras os produtos poderiam ser filtrados por capacidade total (em litros), quantidade de portas, se é frost-free ou não, etc. Na minha visão este é o lado bonito da coisa. A busca é inteligente em função das características específicas de cada tipo de produto.
No caso de minha busca de Home Teather, eu escolhi potência superior a 700 watts RMS (para fazer um belo barulho!) e com saída de vídeo HDMI. Isso me levou a somente três possibilidades, um Panasonic, um LG e um SONY. Estes podem ser selecionados e comparados, especificação a especificação, característica a característica, para facilitar a minha decisão.
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Já sei quais são os produtos, seus recursos, marcas e preços. Posso escolher. Escolhi o de valor intermediário, o Panasonic SC-HT740LB-S. O preço indicado é uma referência. Quais serão as lojas que ofertam este produto? Será que há disponibilidade em seus estoques? Existe preço melhor? Qual a forma de pagamento? Basta escolher a função COMPARE PREÇOS.
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Assim descubro que o referido Home Teather está disponível em várias lojas como SUBMARINO, FNAC, AMERICANAS.COM… Há possibilidade de pagar em doze prestações. Se eu quisesse mesmo comprar o aparelho estaria a um passo, um clique a mais para comprá-lo. Não comprei, era só uma navegação exemplo. Pena!
É um processo simples, divertido e diria que bastante lúdico! Todas estas possibilidades trazem uma grande facilidade ao usuário. E observem, todas as telas trazem a publicidade dos sites e empresas de certa forma relacionadas ao assunto. Assim que a Microsoft obtém receita com o serviço.
Procurar endereços, rotas e endereços também não é novidade. Mas a agregação de vários serviços que torna interessante esta novidade do site MSN Brasil. Façamos a busca de uma rua em São Paulo, rua Guararapes. Posso de uma só vez já querer localizar os supermercados que existem nas imediações.
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Reparem abaixo que de um lado temos o mapa, com opção de zoom ou vista aérea da região e à direita a relação dos supermercados próximos ao local pesquisado. Eu moro nessa região, em outra rua e posso confirmar a existência destes supermercados. Mas também atesto que há outros tão relevantes quanto os encontrados que não foram listados (existe a dois quarteirões deste endereço um Pão de Açúcar na Avenida Santo Amaro). A Microsoft informou que a alimentação dos dados é contínua e deve se esperar que com o tempo mais e mais serviços estejam incluídos nestas buscas.
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Na seqüência desejo traçar uma rota para outro ponto, Avenida Ibirapuera, 650. Veja na figura abaixo a rota traçada. Mas se quero saber como está o trânsito, volume de tráfego, basta clicar no na opção TRÂNSITO acima do mapa. Vocês não devem se assustar. O tráfego está ótimo no mapa (todo verde nas vias de acesso principal) porque a pesquisa foi feita numa tarde de domingo (16/09) e, portanto não poderia haver problemas de circulação na cidade.
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O serviço de mapas é provido nos bastidores pelo MAPLINK. Não sei se por causa disso, tive alguns problemas com caracteres acentuados. Algumas vezes tive que escrever São Paulo sem o til para que tivesse sucesso nas buscas, outras não. Eu arrisco um palpite-dependendo do servidor que é alocado para a execução da consulta, este pode não estar 100% configurado para aceitar estes caracteres acentuados. Imagino que seja uma pequena aresta da implantação e integração entre o sistema da Microsoft e de parceiros que deve ser estabilizar no futuro.
Se você entrar no serviço de mapas sem pesquisar local algum, teste a opção LOCALIZE-ME. Esta irá determinar o endereço IP de sua conexão e tentará realizar a melhor estimativa possível de sua localização. No meu caso, partindo de um mapa genérico do Brasil cheguei à cidade de São Paulo, região sul da cidade. Interessante.
Por vezes tentei usar a visualização VISTA AÉREA e não tinha sucesso. Isso se deve ao fato das cidades do Brasil não terem ainda registros fotográficos tão detalhados como dos EUA. Por motivo análogo um recurso bárbaro não está disponível AINDA para localidades no Brasil. É a visualização 3D, também chamada de “BIRDS EYE”. Veja os mapas abaixo. O primeiro deles é de NIAGARA FALLS, nos EUA, cidade onde fica a famosa catarata de mesmo nome. Logo abaixo a visualização “birds eye” (traduzindo livremente como a visão do pássaro). É uma representação 3D da região. Por vezes muito útil e mais informativa do que a visão vertical de um mapa ou foto espacial.
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– Mapas para 1004 cidades brasileiras
– Informações de tráfego das 06:00 às 21:00
– Serviço de rotas para 170 cidades
– 5 milhões de produtos
– mais de 2500 lojas
– Mais de 40 filtros distintos para realizar a busca de produto
– Comparação lado a lado de recursos entre produtos
– Mais de 70% dos produtos têm comentários de usuários e informações detalhadas
Haveria muito o que falar ainda. Vários outros recursos interessantes. Eu venho testando os serviços nos últimos 15 a 20 dias e fiquei bem impressionado com a facilidade e com os resultados. Há arestas como o banco de dados de produtos ainda sendo alimentado. Buscas de serviços nas imediações de uma região em um mapa (que também ainda não estão completos). Há alguma dificuldade no trato de logradouros com nomes acentuados. Mas como o serviço está disponível a partir de HOJE, cada um pode experimentar. Fica a sugestão para que testem e dêem a sua opinião na seqüência dos comentários desta coluna.