Linha Norton 2007, mudou muito!!

Author Photo
1:06 pm - 26 de novembro de 2006

Falar da linha Norton é chover no molhado. Denunciarei minha idade, ou o peso dos meus anos se eu falar que utilizo o Norton Utilities desde a versão 1.0 para DOS. Bons tempos dos singelos programas SI (System Information), SD (Speed Disk), DE (Disk Editor) entre outros. Mas foi na forma do Antivírus que a linha Norton ficou bastante conhecida pelas pessoas. Isso coincide com certo momento que a Symantec direcionou seus esforços e estratégia para se destacar como empresa no segmento de segurança.

O lançamento da família 2007 ocorreu há cerca de um mês atrás. Eu preferi desta vez dar para mim este tempo usando o NIS 2007 (Norton Internet Security) no meu dia a dia para poder escrever bastante a vontade para vocês. Eu vinha usando em minhas máquinas o NAV 2006 e o SAV 10 (Symantec antivírus-versão corporativa). Ambos têm mecanismos de detecção semelhantes e compartilham os mesmos arquivos de definições de vírus. Porem o SAV 10, por ser um pouquinho mais novo tinha um “engine” ligeiramente mais evoluído e principalmente uma interface muito mais leve. O NAV 2006 em vários PCs que já utilizei tem sua interface de comandos muito morosa. Nunca abre em menos de 10 a 30 segundos (máquinas mais lentas sofrem mais). Por isso vinha alternando o uso do NAV 2006 com o SAV 10 nas minhas máquinas.

Na apresentação da linha 2007 fui desafiado a testar e comprovar a eficiência da nova interface do produto. Estava meio cético. Mas como minha curiosidade foi estimulada e por ser parte de minha profissão aceitei o desafio. Contrariando testes anteriores optei pelo NIS-Norton Internet Security, que inclui o Antivírus, um versátil Firewall (que substitui o Firewall do Windows), sistema Anti-Phishing, anti intrusão e anti Spyware. Eu tinha o hábito de testar o antivírus separadamente e manter o Firewall do Windows XP.

De fato o acionamento do programa é agora instantâneo. A partir de um novo atalho na barra de tarefas (pode ser configurado para usar o systray se quiser) temos acesso ao Norton Protection Center.

[singlepic id=8007 w=320 h=240 float=]

[singlepic id=8009 w=320 h=240 float=]

A grande virtude que achei na nova interface é que ela é muito simples e ela “esconde” aquelas centenas de opções mais complicadas e sofisticadas do usuário mais leigo. O programa toma um monte de decisões corretas sobre o que bloquear e o que liberar sem que o usuário tenha que interagir com o programa. Muitos usuários menos informados ficavam totalmente perdidos com aquele monte de perguntas se o MSN, SKYPE, etc. deveriam ser autorizados ou bloqueados. Se o programa já está lá, instalado, funcionando, é claro que é para ser liberado. O conceito é mais ou menos este. Se necessário o usuário mais sofisticado poderá ingressar na tela de configuração que contém as centenas de opções do Firewall.

Eu particularmente achei mais prático visualizar o histórico das últimas ocorrências e por ali buscar todas os bloqueios que o NIS realizou e ali mesmo decidir se gostaria de liberar ou não aqueles acessos. Muito prático.

[singlepic id=8011 w=320 h=240 float=]

O Antivírus parece ter sido também “turbinado” ou “vitaminado” nessa versão. A começar pelo fato de eu ter em minha máquina há algum tempo um programa enviado por um amigo, de origem duvidosa, mas que nenhum antivírus havia reclamado dele. O NAV 2007 detectou um keylogger neste programa (ainda bem que não o utilizei).

Além disso, a operação de varredura da máquina ou “full scan” ficou bem diferente. Se executada como tarefa de primeiro plano é incrivelmente mais rápida. Infelizmente não fiz a mesma varredura com o SAV 10 (que estava antes nessa máquina de testes-meu notebook). Mas é visível a diferença. Existe uma contrapartida. Se mantida a varredura como tarefa de primeiro plano a máquina fica extremamente lenta, nem o fato do notebook ser um Core Duo dava conta de tamanho peso-por conta da extrema velocidade da varredura. Mas se optar por minimizar o processo ocorre o inverso. Nem se percebe que um antivírus está ali a vasculhar todos os arquivos de sua máquina em busca de algum arquivo malicioso. Uma diferença muito grande em relação ao NAV 2006, por exemplo. Nesta forma “minimizada” a varredura demora mais, cerca de 50% mais lenta, mas a vantagem é evidente. Dá para programar varreduras contra vírus todo o dia se quiser, sem que isso atrapalhe o trabalho do usuário desta máquina.

[singlepic id=8008 w=320 h=240 float=]

Outro benefício interessante do NIS 2007 é o mecanismo de proteção contra Phishing, ou seja, o direcionamento do usuário para sites falsos com o intuito de roubar seus dados de acesso a bancos, etc. No caso do site sendo acessado ser um caso conhecido (e presente no banco de dados da Symantec) uma tarja vermelha aparece no Internet Explorer (ou Firefox), no lugar da habitual tarja verde, avisando sobre a ameaça. Para minha tranqüilidade e de todos os leitores o FORUMPCs passou no teste do NIS 2007 em relação à ameaça contra site perigoso 🙂 . O IE 7.0 tem também um dispositivo semelhante para proteção contra Phishing e fraudes. Em minha opinião eu fico com os dois, e mais seguro.

[singlepic id=8010 w=320 h=240 float=]

Os representantes da Symantec no Brasil explicaram o motivo de tantas mudanças no produto. Havia várias solicitações por parte dos usuários demandando estes tipos de melhorias. Por outro lado a Symantec é uma das empresas mais ativas no aspecto aquisição de outras empresas. Graças a sua saúde financeira ela se utiliza bastante do expediente de adquirir empresas e incorporar tecnologias aos seus produtos já existentes e mesmo trazer novos produtos para a sua linha. Foi este o caso do NAV 2007 e NIS 2007, uma empresa foi comprada e muita tecnologia nova foi incorporada ao produto.

Existe a exigência de ativação compulsória do produto, que ficará em funcionamento por 366 dias. Após o término deste prazo o usuário poderá comprar a versão nova (2008) ou renovar a licença do produto por mais um ano por um valor menor.

Eu estava cético em relação ao NAV 2007 e NIS 2007. Já poderia antecipar que traria boas novidades, mas não me imaginava mudando assim tão rapidamente de idéia. O fato é que incorporei ao meu dia a dia o NAV 2007 embutido no NIS 2007 que inclui todas as outras proteções já mencionadas. É muito legal ser assim positivamente surpreendido. Parabéns para a Symantec por essa notável evolução de sua linha de produtos.

Quem quiser testar por si mesmo os produtos pode obtê-los aqui :

Trialware Symantec

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.