Liderança em Tempos de Crise
O fenômeno COVID-19 que estamos vivendo, com consequências ainda desconhecidas, demanda Lideranças preparadas e brutalmente ativas.

O que poderia parecer um sonho – trabalhar 100% “de casa”, sem deslocamento e alta produtividade, todos os dias – uma vez somado a “obrigatoriedade” de isolamento social, a uma “infocalipse” / “infodemia”, a uma pandemia mundial, uma crise econômica sem precedentes, e um ambiente político “sui generis” (para ser minimamente elegante com o que vivemos no Brasil) – se tornou um pesadelo em horas ou no máximo em dias.
Neste contexto um bom exercício de Liderança de Si Mesmo (a famosa AutoLiderança) e Liderança de Outros fará toda a diferença na sua saúde e dos que estão ao seu redor.
“Quando estamos confinados, perdemos a nossa rotina, reduzimos a nossa atividade física e, em caso de quarentena, as pessoas podem ser vítimas de stress pós-traumático, irritabilidade, angústia e insônia”, explica Chee Ng, professor de psiquiatria da universidade de Melbourne e colaborador da Organização Mundial da Saúde (OMS). “O confinamento gera um sentimento de incerteza, de tédio e de solidão. E quanto mais longo, mais importantes são as repercussões na saúde mental”, analisa.
Portanto é hora de:
1. Construir uma nova rotina – considerando todas as novas variáveis e necessariamente incluindo atividade física e práticas meditativas (para viver o aqui e agora sem remoer o passado e ansiar um futuro, que agora é ainda mais incerto);
2. Aprofundar o autoconhecimento – dado que o cenário externo já é bem conhecido (sua casa), que tal olhar para dentro de si e descobrir as forças e fraquezas até então desconhecidas?;
3. Aprender a gerenciar seus pensamento e sentimentos – e assim não “pirar” (vamos falar disso em um próximo artigo!);
4. Manter conexão – estar realmente disponível a trocar com seus familiares e times – agora é hora de acolher os medos que surgirão;
5. Tomar decisões embasadas em fatos e dados e apresentar aos outros o racional por trás delas;
6. Comunicar, comunicar, comunicar com honestidade e transparência, pois não se tem todas as respostas e assumir isso é um excelente começo;
7. Mostrar o seu melhor !
E lembrar “da cartilha” da Liderança de Outros: Liderar pelo exemplo, inspirar, entusiasmar e estimular !
Como?
– Provocar o desenvolvimento;
– Propiciar o questionamento;
– Estimular formas diferentes de pensar;
– Proporcionar o debate de ideias;
– Lançar o time à ação;
– Orientar.
Quer saber mais sobre Liderança Transformadora?
Veja aqui:
Te espero na próxima !

