LG Digital Experience – do netbook ao aspirador de pó!!
Nesta 3ª feira (02/03/2010) participei de um evento da LG chamado Digital Experience 2010 cujo propósito foi anunciar os lançamentos da empresa deste primeiro semestre do ano. É incrível como às vezes sabemos das coisas, mas não percebemos de fato com são, até levarmos um choque!!! Eu explico.
[singlepic id=7372 w=320 h=240 float=]
Em determinado momento do evento alguém (outro jornalista) citou um número impressionante : atualmente a empresa oferece
Eu pude VER ISSO TUDO em um show room GIGANTE no qual TODAS as linhas de produtos estavam à mostra e com seus mais recentes lançamentos, objeto do próprio evento. Fiquei por quase duas horas a caminhar entre os produtos e a conversar com as pessoas da LG. Obviamente não testei produtos, mas absorvi o máximo que pude para poder formar uma opinião e trazer para o FORUMPCs :
TVs 3D
Chegarão ao mercado em abril (daqui a um mês) em tamanho que vão de 42, 47, 55, 60 e 72 polegadas sendo que as duas maiores só estarão disponíveis no segundo semestre. Eu tinha ouvido falar muito disso, foram uma das estrelas da CES 2010 que aconteceu em Las Vegas em janeiro passado. Sensacional !! Não tenho outra palavra. Assisti em uma TV de 47 polegadas uma demonstração. Óculos especiais (sem fio) devem ser usados para que o efeito seja percebido, parecido com o sistema da NVIDIA para jogos em PC em 3D. O que torna estas TVs especiais é a sua taxa de renderização de imagens que é de 480 Hz, ou seja, 480 vezes por segundo. Os óculos filtram para cada olho uma parte deste conteúdo. A sensação de fluidez é ótima!!! Porém percebi que a geração do conteúdo tem uma importância BRUTAL no resultado. Vi alguns filmes que embora com efeito 3D muito interessante, parecia que havia algo “artificial” demais, como se a tridimensionalidade tivesse sido obtida pela justaposição de vários “planos” um atrás do outro. Por outro lado vi um filme de uma corrida de Porsches no autódromo de Nurbungring (sim aquele tradicional com 22 Km). Estava maravilhoso, sem exageros de efeito e tudo muito natural. Sejam Blu-rays ou programação de TV a cabo, a escolha e a produção do conteúdo terá papel FUNDAMENTAL na adoção desta tecnologia. Seja pela disponibilidade (ou não) de filmes em 3D como pelo cuidado com a criação deste conteúdo para que sejam o mais real quanto possível.
TVs LED e ultrafinas
Chegaram ao mercado em 2009 e se caracterizam pela diminuta espessura das TVs, incrivelmente delgadas. EM 2010 a linha de TVs é chamada de INFINITA e traz características importantes. As TVs que antes era apenas LED agora são LED Plus e Full LED. O que é isso? As mais modernas têm aplicação de LEDs em toda parte útil (traseira) da TV e por isso ganham dois benefícios palpáveis. Têm um nível contraste incrivelmente alto (7.000.000:1), um “preto” bastante real e consumo mais baixo. Uma TV de LED já consome cerca de 30% menos que uma LCD convencional. Mas havia no showroom TVs dos três tipos, LED, LED Plus e Full LED que ali mesmo mostravam em certo instante consumo de 144, 133 e 107 watts respectivamente.Neste segmento de TVs há espaço para criatividade e novas funcionalidades. Há um modelo com conexão de rede que se pode usar SKYPE para fazer chamadas por ela (com microfone e câmera integrados). Gostei muito da linha INFINITA Bordless que tem apenas 0,69 cm de espessura e 480 Hz!!
[singlepic id=7373 w=320 h=240 float=]
Mas ainda neste segmento de TVs há inovações interessantes. Na linha 2010 a grande maioria dos aparelhos tem o recurso WIRELLES AV que permite a conexão entre aparelhos sem o uso de fios, por exemplo, do reprodutor Blu-ray para a TV. Quem tem vários aparelhos pode optar por um “concentrador” Wireless AV para conectá-los todos desta forma. Assim a TV pode ser fixada em um ponto da parede e não mostra fios que a conectam até o aparelho de Home Teather ou reprodutor de Blu-ray. O recurso TIME MACHINE (para gravar programação em HD e assistir quando quiser) foi mantido e trazido para as TVs de LED.
Notebooks e netbooks
Definitivamente a LG não era uma marca associada a computadores. Lembro-me que no ano passado eu me deparei com alguns notebooks da LG e fiquei surpreso. Mas eles não entraram neste segmento para brincadeiras e sim com produtos interessantes e competitivos. Vejam o exemplo do netbook X130 que tem uma edição especial com TV Digital. É um modelo que traz embutido no equipamento um dispositivo para ver TV digital (gratuita e já disponível em quase todas as capitais do Brasil) pelo netbook. O padrão é 1SEG, ou seja, aquele concebido para ser usado em celulares. Mas a despeito disso, em ano de copa do mundo, ter seu companheiro móvel com capacidade de ver os jogos do Brasil, que acontecerão por volta das 12:00, é um bom recurso.
[singlepic id=7374 w=320 h=240 float=]
Além deste destaco ainda os notebooks X300 e T380. O primeiro é um notebook ultra leve (não é netbook) pesando 970 gramas, tela de 11.6 polegadas, 17,6 cm de espessura,e modem 3G embutido. O curioso é que este notebook usa o processador ATOM Z550 de 2 Ghz para obter extrema mobilidade e tem tela maior que a de um netbook. O T380 por sua vez é um notebook com “N” maiúsculo, sem perder características de mobilidade. Tem tela LED de 13.3 polegadas, processador Core 2 Duo Ultra Low Voltage, 4 Gb de RAM, 500 Gb de HD, wi-fi padrão N (até 200 Mb/s), 1,84 Kg e 2,5 cm de espessura. Além disso tem touchpad iluminado e com bateria de 8 células consegue ser usado por até DEZ HORAS (10) sem ser ligado à tomada.
[singlepic id=7375 w=320 h=240 float=]
[singlepic id=7376 w=320 h=240 float=]
As linhas são extensas e merecem ser vistas com mais detalhes pois há notebooks e netbooks com muitas variações de configuração e características. Ainda na linha da informática a LG tem um NAS (Network Attached Storage), que lembra um pouco os modelos da QNAP e da NETGEAR que já testei aqui no ForumPCs. O modelo que vi tinha capacidade para dois HDs (terá um modelo para 4 HDs), mas o que merece destaque é que este NAS tem um drive de Blu-ray integrado!! Fiquei intrigado com isso. Seria para também compartilhar o conteúdo de um disco de dados com cerca de 50 Gb ou para que outra finalidade? Fiquei com vontade de testar este NAS…
Home Theater e BLu-ray
Até o ano passado os aparelhos de Home Theater vinham tradicionalmente com aparelhos de DVD. Agora mudou, são todos com Blu-ray (os modelos novos-ainda se vende com DVDs para quem quiser-por enquanto). Aparelhos de Blu-ray independentes já chegaram a preços próximos de R$ 600, que vai ajudar a impulsionar este mercado. Lembro-me muito bem que dois ou três anos atrás um destes custava mais de três mil reais!! Os Home Theater estão disponíveis em todas as faixas de preços, com caixas de som sem fio, com fio, com “docking” para iPOD (toca as músicas e recarrega a bateria), suporte a vídeo em Dvix, etc.
[singlepic id=7382 w=320 h=240 float=]
Telefones Celulares
Este segmento de mercado é extremamente dinâmico e competitivo. Há fabricantes muito competentes em profusão e todos muito grandes e competentes. Por isso LG e outros fabricantes capricham nos lançamentos. É uma linha extensa. Com destaques para o LG Cookie Plus GS290 com comandos por toque na tela, rádio FM, câmera de 2 mega pixels, faz atualizações de redes sociais (Orkut, Twitter, e Facebook) e LG Push Mail (sincronização gratuita de e-mails). O modelo Scarlet II GM600 traz TV digital (1SEG) integrada, câmera de 3.2 mega pixels, reproduz vídeos em Dvix, comandos por toque e é capaz de gravar da TV ou capturar telas. O Sm@rt GT540 usa o sistema operacional Android, câmera de 3.2 mega pixels, wi-fi, GPS, e também atualiza redes sociais. O Sm@rt GM 750 usa o sistema Windows Mobile 6.5, câmera de 5.0 mega pixels, tem wi-fi, GPS e LG Push Mail.
[singlepic id=7377 w=320 h=240 float=]
[singlepic id=7378 w=320 h=240 float=]
Soluções Corporativas
Muito interessante o conceito. São aplicações específicas como, por exemplo, o Plasma Multivision de 120 polegadas!! Na verdade são 4 monitores que trabalham juntos, mas daquele tipo “bordless” (sem borda), que tem apenas 2 milímetros de espessura nas laterais e formam um monitor gigante de resolução 2750×1536 trabalhando em 600 Hz!! Há também os monitores 3D para uso profissional e monitores touchscreen.
Há também uma inusitada linha educacional da qual também fazem parte uma LOUSA DIGITAL (E-Board), diversos projetores (inclusive um projetor 3D) e monitores “esticados”, com resoluções pouco usuais como 1336x480que opera tanto de lado como de pé e serve para montar painéis de sinalização (havia um exemplo no showroom mostrando preços de hambúrgueres como se fosse em uma lanchonete).
Linha doméstica
Vou ter que ser ainda mais sucinto pois é um conjunto imenso de produtos. Os mais “óbvios” são os porta retratos digitais de vários tipos e tamanhos. Geladeiras de alta tecnologia, com iluminação por LEDs (mais econômico e mais luminosidade), com gavetas na qual o alimento fica sob baixa pressão (o ar é quase que totalmente retirado para aumentar a conservação dos mesmos), lavadoras e secadoras de roupas com ciclo digital, que consomem 50% menos água para a tarefa e 40% menos energia elétrica. Fornos “triplos”-forno elétrico, de micro-ondas e grill em um só aparelho, diversos fornos de micro-ondas, ar condicionado (com baixíssimo ruído-19 dB), som automotivo, DVD para carros, sistema de monitoração de segurança, e o (comentado no título da coluna) aspirador de pó sem saco para lixo com tecnologia que comprime os resíduos até 5 vezes e filtra 99,5% das impurezas do ar. É um conjunto de produtos infindável!!!
[singlepic id=7383 w=320 h=240 float=]
[singlepic id=7384 w=320 h=240 float=]
Conclusão
Olhando rapidamente parece que a LG não sabe o que quer fazer. Faz de tudo, mas será que faz bem?? Geralmente isso me faz lembrar a “síndrome do pato” que nada, anda e voa, mas não faz nada direito. Mas o caso aqui é bem diferente. No começo deste texto mencionei que a LG se auto define como produtora de inovações. Com a convergência tecnológica os produtos vão se tornando variações sobre um tema comum. Quem não consegue enxergar que um gravador de DVD ou de Blu-ray, ou mesmo uma TV Full LED são essencialmente computadores que assumem uma forma um pouco diferente, com dispositivos de entrada e saída distintos, mas são computadores? Têm processador, memória, etc. Assim como um NAS, um porta retrato digital, cada um em um nível diferente , mas são assim. Abstraindo mais um pouco não fica difícil enxergar esta situação nas lavadoras e secadoras de roupa, nas geladeiras, nos sistemas de segurança, fornos de micro-ondas e até mesmo no aspirador de pó!! E não é a LG a única empresa indo nesta direção. Seus alguns de seus fortes concorrentes como SONY e SAMSUNG têm perfis semelhantes em maior ou menor grau, ou seja, também estão se valendo da tecnologia digital para ampliar suas linhas de produtos. Eu citei neste texto apenas uma fração mínima do que pode ser visto, não era a idéia fazer isso (seria impossível). Quem quiser ver mais, com mais detalhes e todos os produtos, acesse o site da LG no endereço .
O mais curioso de tudo, e mais sensacional, é que JAMAIS imaginei que iria ver no FORUMPCs uma foto de um aspirador de pó!! Muito menos que EU MESMO iria tê-la publicado!!!