LG Digital Experience 2012, Inovações a granel

Author Photo
7:48 am - 13 de março de 2012

Após dois anos volto a participar do LG Experience 2012. É um mega evento que reúne os lançamentos da empresa para o mercado. Já fazia algum tempo. Em 2010 quando participei pela primeira vez, impressionou-me tanto a imensa diversidade de produtos que escrevi um texto chamado “Do netbook a aspirador de pó“!! É bem isso!!

Nesta edição foi lembrado que a LG comemora em 2012 quinze anos de fabricação em território nacional. Começou fabricando monitores àquela época. Hoje em dia conta com 6 mil funcionários em nosso país e uma linha incrivelmente ampla.

[singlepic id=3616 w=320 h=240 float=]

Neste ano o evento aconteceu no pavilhão da Bienal, no parque do Ibirapuera em São Paulo, ocupando uma área de 1400 m2. O local é especial pelas inúmeras edições da tradicional exposição de artes. A empresa é sólida. Fundada há 54 anos, faturou US$ 49 Bilhões em 2011, sendo US$ 3.1 Bilhões no Brasil. Conta com 90 mil funcionários, 31 centros de pesquisa e desenvolvimento e 6 centros de design no mundo, além de 89 subsidiárias.

Seria impossível falar de todo seu portfólio e novidades neste espaço. Mas quero retratar para o leitor minha impressão ao percorrer a exposição no pavilhão da Bienal destacando o que mais chamou minha atenção. Corro o risco de ter deixado algum assunto ou produto “quente” para trás. Paciência. Este texto é o retrato de minha percepção da exposição de produtos.

TVs 3D

Logo na entrada havia um espaço dedicado a esta tecnologia. Porém 3D era algo tão presente no evento que fui convidado a permanecer com os óculos (passivos polarizados ? sem uso de energia elétrica ou comunicação bluetooth) durante o tempo todo. E foi necessário, pois em vários estandes havia muito conteúdo 3D, em outras TVs, PCs, notebooks… Só não tive experiência 3D na sessão de refrigeradores e ar condicionado!!

[singlepic id=3613 w=320 h=240 float=]

[singlepic id=3632 w=320 h=240 float=]

A diversidade de modelos é notável, tamanhos, tipos, etc. Mas a LG foi um pouco além. Claro que o amadurecimento do mercado de TVs 3D depende da oferta de conteúdo. Conteúdo de qualidade e em quantidade. A LG firmou uma parceria com a TV Globo e neste carnaval 2012 disponibilizou o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro neste formato. É apenas uma iniciativa, mas se cada vez mais houver parcerias assim teremos mais atrativos para este mundo 3D. E há outras parcerias sendo firmadas.

E para incrementar a possibilidade de consumo de conteúdo 3D a LG introduziu em alguns modelos o recurso 2D/3D que faz uma “conversão” bastante realista do material apresentado. Isto amplia muito a disponibilidade de programas 3D. Não é tão perfeito como um conteúdo 3D “original”, mas a transformação é muito competente.

[singlepic id=3614 w=320 h=240 float=]

Fiquei surpreso com a TV de 55 polegadas feita com tecnologia OLED. Utiliza diodos orgânicos (OLED significa Organic Light Emitting Diode) que permitem criar painéis mais finos e com menor consumo de energia. O que é notável é o fato de até pouco tempo atrás apenas somente telas de pequenas dimensões eram feitas com esta tecnologia e a LG traz uma TV de 55 polegadas 3D com estas características

[singlepic id=3615 w=320 h=240 float=]

[singlepic id=3631 w=320 h=240 float=]

Controle remoto inteligente ? “Magic Remote”

As inovações não terminam nas TVs em si. E pena que não pude experimentar esta novidade. Trata-se de um controle remoto que foi totalmente concebido visando usabilidade e simplicidade. Conta com poucos botões e adicionalmente é sensível a movimentos (conceitualmente similar ao controle do jogo Nintendo Wii) e também reconhece voz para comandar os dispositivos. Incrível!

[singlepic id=3630 w=320 h=240 float=]

Tecnologia 3D para ampliar a experiência para jogos

Que 3D torna o jogo muito mais interessante, é fato não contestável. Porém a LG criou uma nova forma de ajudar os jogadores, principalmente aqueles que se reúnem para jogar na frente de uma TV. Normalmente nesta situação a tela é dividida pela metade e cada jogador olha e cuida somente de seu lado da tela. Com o recurso 3D da TV, usando óculos polarizados distintos para cada jogador, cada um deles tem a experiência de tela inteira, sem interferência da imagem do outro jogador. Sem óculos fica uma confusão, as duas imagens misturadas, mas com os óculos cada um tem sua “tela inteira”, e com experiência de jogo em 2D muito melhor.

[singlepic id=3633 w=320 h=240 float=]

Monitores 3D (sem uso de óculos!!!)

Não pense você que a “febre 3D” ficou apenas nas TVs. A LG mostrou algo que me pareceu fantástico.  Monitores para PC com capacidade 3D, já vimos vários, mas monitores 3D que dispensam o uso dos óculos especiais… Isso é para mim completa novidade. Mas como funciona??? Não vou dizer que é simples, mas FUNCIONA!!! Antes de começar a utilizar o usuário faz uma “calibragem” encaixando seu rosto em uma marca na tela para que a webcam associada ao monitor saiba onde estão seus olhos.

Depois disso, por um processo misterioso e engenhoso o monitor consegue enviar imagens que são percebidas de forma distinta por cada olho e assim reconstruir a profundidade da cena, 3D perfeito. É mais apropriado para uso individual, pois quem está fora do campo de visão da Webcam não experimenta o efeito com perfeição.

[singlepic id=3617 w=320 h=240 float=]

[singlepic id=3634 w=320 h=240 float=]

A mesma tecnologia está presente também em um modelo específico de notebook da LG. 3D sem óculos também em um computador portátil. Eu experimentei a visualização no monitor (não no notebook) e fiquei entusiasmado com o resultado pois não precisei de tempo algum para me adaptar ao efeito 3D, percebido imediatamente. Notável!

Smartphone 3D

Ainda no cenário 3D vi uma demonstração muito interessante, do celular Optimus 3D usado como câmera, conectado a uma TV 3D. Suas duas lentes dão conta do recado de criar a profundidade e realismo 3D. Assim tive o gosto de me ver na tela da TV, como pode ser visto na foto abaixo. Eu era filmado pela prestimosa atendente da LG enquanto eu a fotograva. Foi minha estreia como “ator 3D”!!

[singlepic id=3618 w=320 h=240 float=]

Som de alto impacto

Sou muito ligado a som. Talvez seja novidade para muitos, mas fui DJ na minha adolescência e tempo de faculdade. Assim estes conjuntos de alta potência capturam a minha atenção. O produto mostrado abaixo tem como predicados principais, sua potência REAL de 1700 W e sua característica modular. Cabe um esclarecimento. Quando se fala em potência, ninguém quer “demolir um prédio” com a batida de uma música. Maior potência é garantia de maior qualidade sonora, mesmo em volumes mais baixos, pois o som será isento de qualquer tipo de distorção. Potência assim não é só “pancada”, mas também garantia de qualidade.

Mas existe uma interessante sacada neste produto mostrado abaixo. Ele é “modular”, ou seja, suas caixas de som podem ser usadas separadamente ou devidamente encaixadas formando uma pirâmide sonora. E eu conferi. Mesmo encaixadas não se percebem vibrações.

[singlepic id=3619 w=320 h=240 float=]

Há outros conjuntos de som “semelhantes” a este, mas de tamanho e potência menores, para todos os gostos, espaços, etc. E em todos eles há comodidades como mais de uma entrada para dispositivos USB, encaixe para iPod, etc.

[singlepic id=3620 w=320 h=240 float=]

[singlepic id=3621 w=320 h=240 float=]

Cabe destacar também que tive uma experiência inesquecível na demonstração do Home Theater 3D sound. Um sistema de 9.1 canais no qual os sons fluem de inúmeros lugares, muito além da localização físicas das caixas de som. Impressionante, ainda mais para quem é bem ligado em som como eu!! O momento da apresentação que mais pude “ver” o que era o 3D sound foi conduzido com todas as pessoas de olhos fechados. Preciso falar algo mais?!!

[singlepic id=3635 w=320 h=240 float=]

Monitores Profissionais

Voltando ao assunto monitores, a LG dispõe de uma linha de monitores profissionais. Basicamente são produtos que visam maior robustez, para serem usados em quiosques, pontos de venda e também para aplicações de Video-Wall, na qual vários monitores são agregados para compor um “telão” com alta resolução. Imagine um painel de 4 por 4 destes monitores resultando em um “monitor virtual” de resolução 5464 x 3072 pixels. Muito mais que 16 monitores podem ser utilizados!!

[singlepic id=3622 w=320 h=240 float=]

Há uma outra categoria de produto de uso corporativo que me fez investir algum tempo conversando com as pessoas da LG. Trata-se de um “monitor para virtualização”. O que seria isso? Essencialmente é a versão renovada dos antigos “Thin clients”, diminutos PCs que ainda hoje são usados apenas como terminais para acesso a um sistema central. O produto da LG reúne o que antes era a “mini CPU” junto com o monitor. Assim empresas que precisem usar acesso remoto via terminal, apenas com este “monitor” ligado a um mouse e teclado podem desempenhar esta função. Eu o comparo com um “all-in-one”, mas apenas para uso para acesso remoto.

[singlepic id=3629 w=320 h=240 float=]

Lavadora e Secador da roupa “High Tec”

Quando eu iria me imaginar falando lavadoras e secadoras de roupa! Mas estas justificam pelas inovações existentes. Usam ciclo de 6 estágios para as operações. Mas o que mais chamou minha atenção foi a máquina de lavar ter conexão bluetooth com um smartphone para funções de diagnósticos. Imagine, um belo dia a máquina começa a fazer um barulho estranho. Pelo smartphone a dona de casa (ou o técnico) obtém dados sobre a máquina, se alguma peça está gasta, se algo está com defeito, etc. Vejo que muito poucos automóveis têm esta capacidade presente em uma máquina de lavar da LG.

[singlepic id=3623 w=320 h=240 float=]

[singlepic id=3624 w=320 h=240 float=]

Geladeiras espertas

Vejo-me aqui a falar de outro eletrodoméstico que jamais imaginei falar antes, uma geladeira. E desta vez não por ela se comunicar via bluetooth ou ter alguma função 3D. Nada disso. Apenas porque não conhecia o conceito “door-in-door”, ou seja, “porta-na-porta” presente na linha atual da LG. Trata-se de uma porta extra que se abre na frente da outra porta (veja a foto abaixo). Assim aqueles alimentos, sucos, cerveja, etc. que mais se usa, podem ser acessados apenas por esta porta secundária, diminuindo muito a perda de temperatura no interior da geladeira. Isso colabora para menor consumo de energia e maior durabilidade do sistema de refrigeração.

[singlepic id=3625 w=320 h=240 float=]

Ultrabooks ? a bola da vez

Os fabricantes abraçaram o conceito do Ultrabook (veja mais no texto que escrevi ? “Ultrabook, você ainda vai ter um?“) e a LG trouxe de uma só vez duas alternativas. Modelos com telas 13 e de 14 polegadas. O primeiro pesando apenas 1.2 Kg enquanto o segundo, também é espartano no peso, 1.52 Kg. E não pensem que tamanho (ou peso) pequenos são sinônimos de limitação. Muito pelo contrário. Usam processadores poderosos, HDs muito rápidos (SSD em alguns modelos), USB 3.0, Wireless Display, WiFi padrão N. Ou seja, são “maquinões”, para quem precisa de poder de processamento e ao mesmo tempo alta portabilidade.

widget{ LG Digital Experience 2012, Inovações a granel

widget{ LG Digital Experience 2012, Inovações a granel

Outros acessórios e dispositivos

Grata surpresa foi achar um drive externo de Blu-ray da LG ali à mostra. Notadamente os Ultrabooks, que não contam com drives óticos, precisam de um dispositivo externo para uso eventual. Mas também outros notebooks da marca (ou de outras marcas) vão poder tirar partido deste drive externo de Blu-ray que lê e também grava em mídias de 25 Gb ou 50 Gb.

[singlepic id=3628 w=320 h=240 float=]

Conclusão

A LG é uma empresa “multi plataforma”. Seu portfólio (uma fração dele) apresentado neste texto mostra isso. Meu objetivo foi apenas apresentar o que capturou minha atenção na visita que fiz à exposição e quem sabe aguçar a curiosidade dos leitores para aquelas áreas que sejam de seu interesse. Seria totalmente impossível esmiuçar detalhes dos produtos neste texto. Mas eu já me programei para solicitar testes de alguns destes para a LG para poder falar com detalhes como habitualmente gosto de fazer aqui neste blog.

A LG tem objetivos ambiciosos em relação ao mercado brasileiro. Deseja crescer 25% no ano de 2012. Com um leque de produtos grande assim, pode ser mais fácil ou mais difícil? Tudo depende da percepção dos consumidores em relação à qualidade e inovação. E começo a mudar minha ideia em relação às empresas que atuam em múltiplas áreas e mercados. Quem falou que não dá para uma empresa fabricar de Ultrabook até máquina de lavar roupa com inovação e competência??

PS: este texto foi originalmente publicado como “LG Digital Experience 2012 ? Inovações a granel do Ultrabook à máquina de lavar” em meu blog pessoal FXREVIEW

LG Digital Experience 2012 ? Inovações a granel do Ultrabook à máquina de lavar

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.