Levando a sua rede sem fio para mais longe ainda mais fácil!
Depois que rede sem fio começou a ser usada não existe situação mais comum do que um belo dia perceber que nem todos os lugares de seu escritório ou de sua casa estão com cobertura de sinal de WiFi. Obviamente você descobre isso sempre no pior momento. Geralmente naquela hora que seu cliente chega em seu escritório e durante a reunião, em uma sala que nem sempre é usada, você precisa mostrar um documento para ele, uma apresentação de Power Point, ou o que for e não consegue acesso à rede nem Internet.
Isso é comum também nas residências. A empresa provedora de Internet instala seu equipamento em um lugar, você instala uma rede sem fio e a utiliza sem problemas. Até que certo dia você ou seu filho resolve usar o WiFi em um local ainda não testado e… Não conecta.
Aproximadamente um ano atrás eu escrevi um texto com uma sugestão para resolver este tipo de problema que é bastante comum. O texto em questão é ?Levando sua rede sem fio para mais longe, fácil, fácil!?. Nesta ocasião eu apresentei uma solução baseada no uso de dois roteadores WiFi iguais (ou do mesmo fabricante) e que dispõem de recurso de ?estação base? e ?estação repetidora?. É de fato uma solução muito eficaz e simples. Mas eu descobri solução ainda mais fácil e igualmente eficaz.
vide figura 1 – Cenário típico de uso de um repetidor de sinal de WiFi
Nada como um problema real para impulsionar a busca por uma nova solução. E neste caso tratava-se de uma situação em uma empresa, igual a tantas outras, mas que poderia ter acontecido também em uma residência. A sala de treinamento da empresa mudou de local e por uma fatalidade na nova localização não havia alcance da rede WiFi nem mesmo condições técnicas de receber um cabo Ethernet. Eu poderia ter usado o método descrito no texto anterior. Mas por coincidência algumas semanas atrás eu tinha arriscado a compra de um dispositivo repetidor, queria testá-lo. Eu não tinha uso para ele, era uma ?solução em busca de um problema?. E surgiu a ocasião.
Esta categoria de dispositivo repetidor já tinha sido testado por mim no passado (na verdade há muito tempo). Eu já experimentara o LINKSYS WRE54G, com relativo sucesso. Na ocasião (repito faz bastante tempo) ele só funcionava bem repetindo o sinal de outro equipamento LINKSYS e era um pouco complicado para configurar. Outros fabricantes como NETGEAR ou DLINK também têm produtos análogos e a LINKSYS já tem novos produtos para esta finalidade. Mas quando fiz a compra (preventiva ? imaginando que um dia teria este problema) optei pelo BELKIN DUAL BAND WIRELESS REPEATER. Mas porque escolhi este entre outras opções?
vide figura 2 – Belkin Dual Band Wireless Repeater ? visão lateral
Um repetidor de WiFi deve ter a SIMPLICIDADE como principal caraterística. Vou descrever brevemente como se coloca este repetidor para funcionar.
1) Ligar o aparelho na tomada
2) Rodar o software do CD que o acompanha
3) Localizar uma rede sem fio e informar sua senha de acesso
4) Criar um nome novo para a rede ?repetida?
5) Posicionar o aparelho no meio do caminho (onde ainda tem sinal)
Simples assim! O método proposto no outro texto é um pouco mais sofisticado. Exige que se cadastrem os endereços MAC de cada roteador um no outro, algo não muito familiar para um usuário menos técnico.
vide figura 3 – Belkin Dual Band Wireless Repeater ?tela de configuração
vide figura 4 – Belkin Dual Band Wireless Repeater ? status geral do equipamento
Mas simplicidade à parte (que é extremamente importante) houve outro fator importantíssimo!! Na referida empresa há diversos roteadores Dual Band, ou seja, que operam em 2.4 Ghz e 5.0 Ghz. Ainda hoje a imensa maioria dos notebooks trabalha na frequência 2.4 Ghz, seja banda ?g? (54 Mbps) ou banda ?n? (150 Mbps). Normalmente a banda de 2.4 Ghz fica congestionada pelo grande número de usuários enquanto a banda de 5.0 Ghz fica bastante ociosa. Dessa forma nada melhor que aproveitar esta frequência para estender o alcance da rede.
Uma vez estabelecida a conexão há duas alternativas para uso da ?nova rede?. O repetidor da BELKIN tem um switch Ethernet de 4 portas. Assim um equipamento como um computador, uma ?Smart TV?, ou um console de vídeo game como um Playstation podem ser conectados diretamente via cabo no switch (que também recebe e repete o sinal via WiFi). A outra forma natural de uso desta nova rede é via WiFi os computadores se conectar à rede sem fio com o novo nome.
vide figura 5 – Belkin Dual Band Wireless Repeater ? visão geral e do switch 4 portas
O resultado obtido foi altamente satisfatório. Por se tratar de uma sala de treinamento da empresa o uso mais frequente é para apresentação de vídeos que residem no servidor. Alguns destes vídeos são em resolução HD (1366×768) ou FullHD (1920×1080). Estes demandam alto desempenho da rede para que os vídeos sejam reproduzidos sem ?engasgos? ou ?saltos?. Missão cumprida!!! Acesso a arquivos grandes e principalmente vídeos pesados acontecem de forma fluída e com ótimo desempenho.
O problema que foi resolvido no ambiente empresarial encontra paralelo nas residências. Em quantas casas não existe situação similar? Estender o alcance da rede sem fio para que um console de vídeo game tenha acesso à Internet ou prover conectividade para uma Smart TV ou um Midia Player reproduzir vídeos a partir de um computador da casa é um cenário muito frequente.
Assim quem necessitar levar a rede sem fio para mais além, tem a alternativa citada no meu texto anterior (usando um par de roteadores com função de repetição) ou usar um destes novos dispositivos de repetição como o BELKIN DUAL BAND WIRELESES REPEATER. Justiça seja feita, este tipo de repetidor ?individual? não é novo. Mas na geração atual eles amadureceram e se tornaram ao mesmo tempo muito eficientes e de configuração muito simples.
Não adquiri este equipamento no Brasil, mas sei que a BELKIN vem expandindo sua participação em nosso mercado e possivelmente já esteja disponível entre nós. De toda forma eu tinha certo preconceito contra este tipo de solução, repetidor com aparelho único, por conta de uma experiência complicada com o Linksys WRE54G anos atrás. Posso afirmar que esta categoria de produto amadureceu muito, tornando-se muito eficaz e principalmente extremamente simples de configurar. Seja DLINK, NETGEAR, LINKSYS, BELKIN, etc., todos estes fabricantes merecem grande crédito neste tipo de solução.
No meu caso eu ?perdi? meu equipamento para a referida empresa. Vou ter que de alguma repor meu pequeno estoque uma vez que tenho certeza de que mais dia menos dia vou precisar desta solução na minha casa ou no meu escritório. Este pequeno, discreto e bonito BELKIN vai deixar saudades.
PS: este texto foi originalmente publicado como ?Levando a sua rede sem fio para mais longe ainda mais fácil!? em meu blog pessoal FXREVIEW