A inteligência artificial generativa chegou ao B2B. Na sua empresa também?
Uso da tecnologia nas vendas B2B é sinônimo de eficiência, de conversas relevantes com os clientes certos e de equipes mais fortalecidas
Vivemos tempos difíceis, de incertezas econômicas, com orçamentos mais apertados e ciclos de vendas mais longos e complexos.
Por outro lado, a tecnologia trouxe certezas e informações atualizadas. Com a inteligência artificial generativa (IAG), por exemplo, a eficiência potencializou as competências dos vendedores e fortaleceu as atividades das equipes comerciais.
Conversas relevantes com as pessoas certas
Em um ambiente de negócios altamente concorrido, onde mais de 11 pessoas estão envolvidas nas decisões de compras de uma empresa, identificar quem são elas e quais são as necessidades e expectativas mais relevantes é um desafio que a IAG pode ajudar a resolver.
Nesse sentido, conforme dados publicados pela Raconteur, revista inglesa de negócios, a taxa de fechamento cai em média 16% quando os vendedores não fazem multithread com todos os decisores.
Assim, a tecnologia está eliminando o acaso para estabelecer pontos de contatos eficientes. Isso é uma ótima notícia para as equipes de alta performance, que dedicam 10% menos tempo para as vendas, investindo esse período em engajamento e na construção de conversas relevantes, com as pessoas certas e no momento oportuno.
O impacto da IAG na atividades
A tecnologia vem transformando as vendas B2B como nunca havíamos visto nos negócios. Além de trazer dados atuais e insights de qualidade, disponibilizando mais certezas para nossas análises comerciais, ela tem interferido nas competências de nossos profissionais.
O relatório do LinkedIn, “Future of Work Report 2023”, aponta que 59% das habilidades das equipes de vendas podem ser maximizadas com IAG. Isso quer dizer que quem já ultrapassa as metas comerciais com deep sales poderá conquistar muito mais com o auxílio da digitalização.
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Quando olhamos as atividades dos processos de vendas, notamos que a inteligência será essencial para registrar e resumir as informações mais relevantes de nossas reuniões com os clientes, indicar previsões de vendas e analisar evasões. Fora isso, ela maximizará o desempenho analítico, ajudando-nos a identificar necessidades, expectativas e hierarquias nas estruturas dos stakeholders.
A IAG, então, vai fazer todo o trabalho sozinha?
Não. As qualificações humanas, como comunicação, colaboração, criatividade e relacionamento, serão ainda mais valorizadas e imprescindíveis para construir conversas de qualidade, com as pessoas certas e no momento adequado. De acordo com dados de pesquisas do LinkedIn, 70% dos executivos dos Estados Unidos apontam os soft skills dos profissionais de vendas mais importantes do que as habilidades desenvolvidas com a IAG.
A tecnologia avança e devemos aproveitá-la, mas o sucesso das vendas B2B ainda depende da qualidade e da iniciativa de nossas equipes.
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