Como preencher a falta crítica de habilidades

Os Diretores de RH estão em posição de desafiar técnicas de liderança ultrapassadas e trazer um novo pensamento para acompanhar a rápida mudança.

Author Photo
2:37 pm - 22 de dezembro de 2021

Mesmo antes da pandemia da COVID-19, a contratação dos profissionais qualificados necessários para executar as transformações digitais era prioridade máxima para empresas de vários setores.
 
A pandemia aumentou a velocidade com que as empresas precisam alinhar seus planos de contratação de profissionais qualificados para um futuro ainda incerto. Os Diretores de RH precisam trabalhar com seu Presidente, Diretor Financeiro e Diretor de TI para repensar as necessidades de habilidades à medida que os modelos de negócios mudam rapidamente.
 
Uma forma pela qual Diretores de RH podem ajudar suas organizações a resolver as a falta de profissionais qualificados na área digital é avaliar sua força de trabalho atual e identificar funcionários com habilidades adjacentes àquelas necessárias.
 
Ao identificar essas “habilidades adjacentes”, as organizações podem direcionar essas habilidades para os funcionários com maior probabilidade de sucesso no domínio de novas habilidades.
 
A abordagem das habilidades adjacentes envolve três fases:
 
– Análise da habilidades que faltam, analisando as habilidades disponíveis em toda a organização, não necessariamente categorizadas por função individual.
 
– Preencher as lacunas de habilidades críticas, aproveitando as habilidades adjacentes para orientar o aperfeiçoamento e o recrutamento de profissionais atuais e potenciais.
 
– Permitir a mobilidade entre os colaboradores, identificando as habilidades de cada um para preencher as lacunas de habilidades em toda a empresa.
 
Por exemplo, Python é uma habilidade de “necessidade crítica”, com alta demanda e oferta limitada de no mercado. Os dados mostram que Python é uma habilidade adjacente a outras linguagens de programação, como Java e Perl.
 
Os Diretores de RH que procuram construir habilidades Python dentro de sua mão de obra qualificada existente podem direcionar empregados que já são qualificados em uma dessas linguagens para treinamento em Python, pois eles serão capazes de adquirir a nova habilidade mais rapidamente do que outros empregados.
 
O mapeamento de habilidades adjacentes pode ajudar a identificar os caminhos mais curtos entre as habilidades que os funcionários já possuem e as habilidades que a organização precisa.
 
Os Diretores de RH estão em posição de desafiar técnicas de liderança ultrapassadas e trazer um novo pensamento para acompanhar a rápida mudança. À medida que a mão de obra é digitalizada, o RH também funciona.
 
Ao alavancar a novas tecnologias e obter um melhor entendimento das necessidades de transformação digital de sua empresa, o RH estará em uma posição mais favorável para atrair e um grupo de profissionais qualificados que corresponda ao ideal das habilidades necessárias.
 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.