Automatizando e simplificando o Gerenciamento de Certificados para PMEs

Como o ACME melhora a estratégia de cibersegurança das Pequenas e Médias Empresas (PMEs)

Author Photo
10:00 am - 20 de setembro de 2024
Imagem: Shutterstock

No atual cenário da cibersegurança, em que a evolução das ferramentas é constante, as Pequenas e Médias Empresas (PMEs) enfrentam desafios únicos para proteger seus ativos digitais e promover a manutenção necessária para manter a conformidade regulatória. Mesmo com um departamento de TI totalmente funcional, as PMEs frequentemente lutam para acompanhar as complexidades de campos mais específicos da cibersegurança, como a operacionalização da Infraestrutura de Chave Pública (PKI) e o gerenciamento de certificados digitais – o que pode deixá-las vulneráveis se não executados de maneira correta. 

Contudo, tecnologias como o Ambiente de Gerenciamento Automatizado de Certificados (ACME) oferecem uma solução que simplifica os processos de acompanhamento, renovação e revogação de certificados, melhorando a postura de cibersegurança das PMEs. Embora relativamente desconhecido, posso afirmar que o ACME tornou-se um dos protocolos mais confiáveis do mundo e penso que seja importante dar ênfase às possibilidades em torno da automatização desses processos porque a discussão sobre a redução do prazo de validade dos certificados digitais para 90 dias, proposta pela Google, ainda está em pauta. As empresas, independentemente do seu porte, precisam se preparar para o que está por vir sem incorrer em ônus administrativo adicional. Ainda que não haja uma data definida, acredita-se que essa mudança quanto ao prazo de validade será anunciada no próximo ano.

Leia mais: Explorando a automação em dispositivos IoT

O relatório “Streamlined security: the future of digital certificates and IT automation” elaborado pela Raconteur para a GlobalSign, afirma que todas as complexidades inerentes ao gerenciamento de certificados aumentarão ainda mais quando a vida útil deles cair para 90 dias. O documento enfatiza, ainda, que a carga manual de renovação neste curto intervalo de tempo pode sobrecarregar muitas organizações e que, para se adaptar, elas devem considerar o uso de ferramentas de gerenciamento do ciclo de vida dos certificados.

Empresas que utilizam o ACME contam com uma solução abrangente para coordenar toda a infraestrutura de TI. Ao aproveitar os benefícios do ACME, as PMEs podem simplificar a emissão, instalação e configuração de certificados, garantindo que todos eles sejam devidamente monitorados e atualizados de acordo com as políticas de segurança e os requisitos de conformidade. Essa abordagem automatizada reduz o risco de incidentes em segurança digital relacionados a erros humanos e melhora a resiliência geral da cibersegurança.

Vantagens

Uma das principais vantagens da ferramenta é sua escalabilidade e flexibilidade, tornando-o adequado para PMEs com necessidades de cibersegurança diversas e em evolução. As soluções ACME podem se adaptar facilmente a mudanças nos requisitos organizacionais, acomodando um número crescente de certificados e dispositivos sem impor excesso ou complexidade significativa. Isso permite que as PMEs expandam o potencial de gerenciamento de certificados à medida que seus negócios crescem.

O ACME também oferece às PMEs uma abordagem econômica e eficiente em termos de recursos para o gerenciamento de certificados, reduzindo a carga sobre os processos e o pessoal de TI. Ao automatizar tarefas repetitivas, as soluções ACME liberam a equipe de TI para se concentrar em iniciativas de segurança mais estratégicas, como a detecção de ameaças e a resposta imediata a incidentes. 

É importante ressaltar também que, ao selecionar um fornecedor ACME, como a GlobalSign, as PMEs devem considerar vários fatores para garantir que ele é a opção mais adequada para atender suas necessidades específicas. Esses fatores incluem a reputação do fornecedor, confiabilidade, serviços de suporte e compatibilidade com a infraestrutura existente. Dessa forma, defendo que, com a utilização do ACME, as PMEs podem mitigar efetivamente os riscos relacionados aos certificados e aumentar sua resiliência contra as ameaças de cibersegurança cada vez mais aprimoradas.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.