Explorando a automação em dispositivos IoT

Como a PKI automatizada pode contribuir para a proteção de dados e eficiência dos mecanismos e redes desse ecossistema digital

Author Photo
10:00 am - 30 de agosto de 2024
Imagem: Shutterstock

Sabemos que a Internet das Coisas (IoT) tem transformado o mundo, conectando milhões de dispositivos e permitindo novas aplicações e serviços. No entanto, a IoT também apresenta riscos de segurança aos quais devemos estar atentos, uma vez que muitos dispositivos são vulneráveis ​​a ataques, violações de dados e acessos não autorizados. Para enfrentar esses desafios, os dispositivos IoT precisam ser configurados e gerenciados com segurança durante todo o seu ciclo de vida e devem implementar uma estrutura protetiva confiável para mitigar riscos. A Infraestrutura de Chave Pública (PKI) automatizada é uma estratégia eficaz para gerenciar a implantação de certificados, com objetivo de garantir a proteção de terminais em escala industrial. Inclusive, venho falando sobre os benefícios da PKI automatizada em outros artigos, não só para prevenir ciberataques como para atingir metas ESG, por exemplo. 

Mas, voltando ao tema central, os dispositivos IoT podem ter diferentes especificações de hardware, software e rede, dificultando a padronização e integração. Também transmitem grandes quantidades de dados e são suscetíveis ao mau funcionamento ou a se tornarem obsoletos, elevando custos de manutenção. A automação pode eliminar ou reduzir a necessidade de envolvimento humano no gerenciamento e segurança de dispositivos, economizando tempo, dinheiro e recursos, além de evitar erros que podem comprometer a qualidade e funcionalidade dos dispositivos.

Leia também: Objetivos ESG e cibersegurança: o que existe em comum?

Há também o ângulo de conformidade e governança, que deve ser considerado no momento de aderir ao uso da PKI automatizada. A automação pode garantir a consistência e a conformidade dos dispositivos com os padrões e regulamentações do setor e da organização, além de fornecer visibilidade e responsabilidade pelas atividades e status dos dispositivos. Isto pode, por si só, contribuir para uma maior satisfação e fidelidade do cliente, uma vez que a automatização pode melhorar a experiência do usuário, fornecendo serviços e soluções mais rápidos, mais suaves e mais seguros, aumentando a confiança dos clientes na qualidade e confiabilidade dos dispositivos.

Protegendo cada endpoint com PKI e certificado de segurança

Dispositivos IoT e suas redes estão expostos a vários ataques cibernéticos e violações de dados como malware, ransomware, negação de serviço e outros. Segundo o Relatório de Ameaças Cibernéticas 2023 da SonicWall, os ataques hackers às redes IoT na América Latina cresceram 164% no primeiro semestre de 2023. Outro dado destacado pelo relatório é que o volume global de malwares específicos para IoT aumentou em 37%, totalizando quase 78 milhões de ataques até o final de junho do ano passado. Esses ataques podem comprometer a confidencialidade, integridade e disponibilidade dos dispositivos e de seus dados, além de causar danos financeiros, de reputação e legais – muitas vezes irreversíveis. Portanto, proteger os dispositivos IoT e as suas redes é crucial para garantir a funcionalidade dos mecanismos e a privacidade dos usuários. Nesse sentido, a PKI e os certificados de segurança são componentes essenciais.

A segurança PKI utiliza chaves criptográficas e certificados digitais para proteger e verificar a identidade dos dispositivos e suas comunicações. Isso ajuda a estabelecer confiança para dispositivos IoT e suas redes. A GlobalSign, enquanto fornecedora líder de segurança de PKI e dispositivos IoT, fornece certificados para proteger uma variedade de endpoints, identidades e dispositivos, além de contar com diferentes soluções e serviços inovadores como certificados digitais personalizáveis ​​e escaláveis, ​​que se adaptam a qualquer tipo de dispositivo; emissão de certificados que correspondem às especificações de hardware, software e rede, bem como aos padrões e regulamentações do setor e da organização; e métodos confiáveis ​​de autenticação e criptografia que podem mitigar riscos e ameaças. 

O fato é que a IoT está transformando o mundo com sua eficiência e inovação. No entanto, também coloca desafios significativos para a sua gestão e segurança. A automação é uma solução fundamental que pode melhorar o desempenho, a confiabilidade e a proteção dos dispositivos IoT em escala.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.