Educação continuada e trabalho: como a tecnologia facilita essa conciliação

As diferentes formas como as ferramentas tecnológicas facilitam a jornada de quem precisa manter-se aprendendo ao longo da vida enquanto trabalha

Author Photo
10:00 am - 01 de outubro de 2024
Imagem: Shutterstock

O mercado de trabalho é muito dinâmico e competitivo. Portanto, a necessidade de manter-se atualizado continuamente, em termos de habilidades e conhecimentos, é inegável. Para muitos profissionais, a jornada para a educação continuada torna-se um desafio quando combinada às responsabilidades de um emprego em tempo integral. Neste panorama, as ferramentas tecnológicas se encaixam como aliadas para permitir que o status de “always learning” seja capaz de integrar-se à rotina profissional. 

O relatório “Future of Jobs 2020” do Fórum Econômico Mundial, listou, ainda em 2020, 15 principais habilidades que seriam mais demandadas no futuro, incluindo pensamento analítico, resolução de problemas complexos, criatividade, inteligência emocional e flexibilidade. Os dados estão de acordo com uma matéria publicada pela Robert Half, em fevereiro desse ano, considerando que as skills previstas no primeiro estudo realmente são competências desejadas por recrutadores atuais. Ou seja, para manter-se relevante no mercado de trabalho, é necessário ser adepto à ideia de educação continuada, especialmente em setores expostos às mudanças tecnológicas.  

O avanço das plataformas de aprendizado on-line tem sido um divisor de águas para profissionais que buscam conciliar as responsabilidades. Além disso, tecnologias de inteligência artificial (IA) estão sendo mais utilizadas para personalizar a jornada de aprendizagem, adaptando-a ao estilo e ritmo de cada aluno. Plataformas como LinkedIn Learning e Khan Academy utilizam algoritmos que ajustam o conteúdo com base no progresso do aluno, garantindo uma experiência de upskilling mais eficaz e direcionada.

Leia mais: Educação digital: impactos do 5G no Brasil

A Coursera, por exemplo, firmou uma parceria com a IBM, por meio da qual gerou o lançamento de 19 certificados profissionais da empresa em português a fim de incentivar seus alunos a desenvolver as habilidades necessárias para avançar em suas carreiras. A fim de que a educação se tornasse mais inclusiva, mais de quatro mil cursos oferecidos pela plataforma foram traduzidos via IA preenchendo a lacuna linguística. De acordo com o Relatório de Resultados do Aluno Coursera 2023, 25% dos estudantes que concluíram um certificado profissional de nível básico conquistaram um novo emprego. Essa é uma maneira de auxiliar os mais diversos perfis a continuarem estudando, uma vez que podem fazer os cursos de onde estiverem, no melhor horário e sem se preocupar com questões idiomáticas. 

Uma forma de se dividir entre rotinas de casa, trabalho e estudos, que vêm crescendo muito nos últimos anos, é o que chamamos de micro learning: solução que sintetiza e fragmenta os mais variados temas para que sejam consumidos e assimilados de maneira mais ágil, como em formato de vídeos, podcasts e jogos para serem consumidos em até 8 minutos. De qualquer maneira, manter a concentração e aplicar-se realmente nos assuntos que se deseja aprender, é algo muito importante para qualquer forma de aprendizado.  

Investir em educação continuada beneficia não apenas os trabalhadores, mas também as empresas, afinal, os profissionais que se mantêm bem treinados e atualizados tendem a ser mais produtivos, inovadores e satisfeitos com suas carreiras – o que auxilia ainda na retenção de talentos. 

Darwin já dizia isso há mais de cem anos: “não é a espécie mais forte que sobrevive, nem a mais inteligente, mas a que melhor se adapta às mudanças”. A adaptação não é apenas uma competência de trabalho, ela se determina pela capacidade de compreender o ambiente e atuar nele de maneira orgânica e natural. Investir na cultura do upskilling, portanto, se torna imperativo para empresas e profissionais. Nesse sentido, a educação continuada é a forma de se adaptar à mudança, uma vez que adquirir conhecimento e saber manipular dados são dois recursos essenciais nos dias de hoje, onde o conhecimento assume um papel de moeda valioso.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.