Definindo prioridades com tranquilidade
Saber diferenciar entre as tarefas urgentes e importantes será essencial para ter uma vida mais organizada, e em consequência uma melhor performance
Definição de prioridade: é a condição de algo que necessita ocorrer de maneira imediata, que tem preferência, que tem que ser o primeiro em tempo.
No mundo corporativo, a maneira mais comum de definir prioridade é diferenciar as tarefas entre urgentes e importantes, onde:
- Urgente é tudo aquilo que se não for feito o quanto antes poderá gerar prejuízos para a empresa em vários níveis.
- Importante é tudo aquilo que tem potencial de gerar resultados positivos.
Sob o meu ponto de vista discordo do acima e vou explicar o porquê indo além e orientando sobre como proceder:
1.Cuidar da saúde é uma prioridade, por isso exercitar-se, dormir bem, se alimentar direito, meditar e fazer exames regulares é uma prioridade, pois precisamos do nosso corpo.
2.A família é uma prioridade pois como disse uma vez um executivo, um querido que tive a oportunidade de conhecer e nunca mais esqueci de suas palavras, era mais ou menos assim: “trabalho eu arrumo outro, família não”. Nunca mais esqueci dessa frase e admirei muito essa forma dele pensar principalmente por ele ser o CEO de uma grande multinacional.
3.Prioridade para mim é focar naquilo que gera receita a curto prazo, portanto recomendo focar nos negócios mais fáceis de serem fechados/atingidos/realizados.
4.Outra questão importantíssima sobre prioridade: tudo aquilo que já deveria ter sido feito e não foi porque alguém esqueceu e deixou para fazer nos 44 do segundo tempo, torna-se uma urgência, e aí, uma prioridade. Isso acontece por falta de planejamento, falta de gestão da agenda, falta de gestão do todo, do tempo ou por algum outro motivo similar aos que citei. Então entra como uma prioridade, mas é uma prioridade não muito boa, que poderia ter sido evitada, trata-se de um “apagar incêndio”.
5.Considero uma prioridade também uma atividade que não necessariamente envolva retorno financeiro, mas onde o retorno emocional é grande e vai te impulsionar a ser mais produtivo e a lidar melhor com suas prioridades. Nesse momento, essa atividade torna-se uma prioridade.
6.Para finalizar recomendo trabalhar seu dia sempre em cima dos assuntos importantes e não dos urgentes, pois o urgente é o assunto importante não foi realizado hoje e que vira um “urgente” amanhã, ai você se perde e não consegue definir suas prioridades porque fica sempre apagando incêndio.
Resumindo, recomendo você começar fazendo uma lista das atividades que trarão maior retorno financeiro a curto prazo versus menor esforço físico, e outra das atividades que trarão mais bem-estar focando nelas inicialmente pois equilíbrio é tudo e é possível de ser atingido, acredite!