De usina nuclear a máquina digital – GE A830
Quando você ouvem o nome GE, de General Electric, em que pensam? É provável que cada um de vocês pense em uma coisa diferente. Enceradeira, liquidificador, geladeira… Indo mais longe, turbinas de avião, aparelhos médicos, geradores para usinas hidrelétricas e nucleares… Isso que é ser uma empresa eclética. A GE entrou também no segmento de máquina fotográfica digital. Inaugurou esta linha de produtos no Brasil há dois meses. Sim, estou um pouco atrasado com esta “notícia”, mas tenho boas desculpas. Além de ter tropeçado com uma enxurrada de outros temas para escrever aqui no ForumPCs eu me permiti um LONGO “test-drive” com uma das câmeras que me foi fornecida pela GE, uma A830 de8 megapixels.
Fiz algumas breves viagens neste período, sendo uma delas de férias com a família (passei nove ótimo dias em uma praia ao norte de Salvador na Bahia). Não poderia imaginar ocasião melhor para o teste. Fotos com muita luz, pouca luz, com flash… Fui mais longe. Tive a paciência de tirar várias fotos repetidas, AO MESMO TEMPO com esta máquina e com uma NIKON Coolpix L11 de 6 megapixels que possuo. A comparação foi desejável e proposital!
A GE A830 é uma máquina que pertence a uma família composta pelas máquinas A730, A830 e G1, sendo a 730 mais simples e a G1 mais sofisticada. Além dessas outras câmeras. Fazem parte da linha outras máquinas que na ocasião não eram trazidas para o Brasil, incluindo a topo de linha X1, com zoom óptico de 12x, estabilização de imagem etc. Isso foi notícia no ForumPCs e pode ser lido em detalhes no link orginal . Vamos às minhas impressões e conclusões.
[singlepic id=7917 w=320 h=240 float=]
Para uma máquina de 8 megapixels tem um preço acessível. É possível encontrá-la nas grandes lojas do varejo com preço sugerido de R$ 799,00 (algumas lojas por este preço inclui um cartão de 2 Gbytes). Usa cartões de memória tipo SD de até 4 Gbytes de capacidade e 2 pilhas AA comuns. Visor LCD de 2,5 polegadas, muito vívido e brilhante (mais detalhes a seguir), interface USB e profundidade de 2,85 cm. Para mim este tipo de câmera deve caber no bolso, assim fica mais fácil dar a ela o uso que se destina: fotos rápidas, operação do tipo “aponte e atire” e foco automático. A Nikon é mais fina que ela, mas a A830 ainda cabe no bolso da calça sem incomodar muito.
Seu sistema de auto-foco me pareceu muito bom. Raras foram as fotos que perdi por estarem desfocadas. Na grande parte do tempo a utilizei na resolução de 3 megapixels pois é a que uso como padrão. Mas algumas fotos escolhidas a dedo eu usei a resolução máxima (8). Estas fotos tiradas em 8 megapixels a olho nu e quando impressas estas fotos tem uma qualidade muito boa. Embora quando levada para um PhotoShop e usado o recurso “Smart-Fix” a foto geralmente fica mais bonita, com cores mais vivas. Os mais exigentes poderão reclamar de certo nível de “ruído”. Vejam as duas fotos abaixo, a original (8MP) e um recorte de um pedaço da foto, onde se vê o ruído, mesmo em ambiente muito iluminado (praia).
[singlepic id=7918 w=320 h=240 float=]
Clique aqui
[singlepic id=7919 w=320 h=240 float=]
Preciosismos a parte, essa máquina em termos de marketing é definida como um produto de custo atraente e recheada de recursos. Um recurso que ADOREI foram as fotos PANORÂMICAS. Você tira três fotos consecutivas, da direita para a esquerda, fazendo um mínimo “batimento” entre as imagens (um pedaço da foto anterior é exibida em uma tira no visor para ajudar) e a A830 faz o “acabamento” de juntar as fotos da melhor forma possível, ajusta as eventuais diferenças de iluminação, ajusta os encaixes e monta uma super foto. Eu tentei fazer manualmente no Photoshop, só para ver a diferença. Dá para fazer, mas fica ruim pois SEMPRE há diferenças na abertura do diafragma da máquina e mesmo que perfeitamente encaixadas no Photoshop, ficam “linhas” de divisão entre as cenas. Eu ADOREI este recurso. Tanto que em outra viagem levei esta câmera só porá poder fazer este tipo de foto.
[singlepic id=7920 w=320 h=240 float=]
Clique aqui
Voltando ao assunto, VISOR, o tamanho é ótimo. Permite ver muito bem as fotos, embora no começo tenha estranhado um pouco. Parecia que as imagens tinham um “SHARP” meio artificial, contornos intensificados. Pode ser isso, uma forma de tornar imagens pequenas mais atraentes. Depois que me acostumei não senti mais diferença em relação a outras máquinas. Mas tem um problema. Mesmo configurando intensidade máxima para a luminosidade do LCD este é quase invisível em situações de muita luz. Tirar fotos na praia era bem difícil caso quisesse um enquadramento especial. Mesmo fazer os “encaixes” das fotos panorâmicas fica complicado por conta disso. Não sei se é o LCD em si, se há uma “trava” para não usar bateria demais… Este é um ponto a melhorar.
Como disse, levei em uma das viagens além da A830 um Nikon Coolpix L11. Tirei várias fotos iguais, com uma câmera em cada mão para comparar (quem me via deve ter achado que era maluco-mas estava pensado na coluna do ForumPCs). Há pequenas diferenças de enquadramento nas fotos, mas dá para comparar. Julgar imagens é muito subjetivo. Para o meu gosto, nestas fotos “dobradas” que tirei, gostei mais da imagem da Nikon, embora a imagem da GE seja também muito boa. Interessante ver as nuâncias de cores que cada sensor de cada máquina exibe. Confira você mesmo e tire as suas conclusões:
[singlepic id=7921 w=320 h=240 float=]
[singlepic id=7922 w=320 h=240 float=]
Gravação de filmes é também uma função muito importante nas pequenas câmeras digitais. Este é um ponto muito fraco dessa máquina. A “fluência” do filme é muito boa, ou seja, há suficientes quadros por segundo e boa resolução (640×480 a 30 frames por segundo), mas a imagem é sofrível. É esbranquiçada e lavada e o som distorcido. Essa máquina tem muitas virtudes, mas fazer filmes com certeza não é uma dessas virtudes.
Para sua faixa de preço contar com o recurso de ESTABILIZAÇÃO de imagem é surpreendente. Talvez por isso mesmo que perdi pouquíssimas fotos entre tremidas e desfocadas. Isso quase nunca aconteceu. Fiz testes com e sem o recurso de estabilização ligado. Senti pouca diferença. Talvez porque eu tenha mão firme ou não tenha conseguido um momento de estresse real no qual tremeria (eu ou a cena). Mas é sem dúvida um ponto forte.
Outro recurso muito útil e pouco presente em câmeras deste segmento é o DETECÇÃO DE FACES. Serve para em uma situação de fotos de várias pessoas, ou uma só pessoa, fazer o AUTO FOCO da máquina “perceber” rostos na foto e forçar o foco para as pessoas e não para o fundo. É muito fácil de usar e dá resultado. Nem todo mundo sabe que você pode apertar um pouco o botão, focando a pessoa, depois desviar o enquadramento para manter a pessoa em um canto da foto, sem perder o foco nela. Assim usando este recurso (se ativado) a prioridade é colocar em foco faces não o fundo.
Voltando ao assunto luminosidade, o flash desta máquina é um SHOW! Coitadinha da minha Nikon. Em ambientes com pouca luz, o flash da GE A830 é super forte. Mas apesar disso raras foram as fotos com flash com luz “estourada”, o ajuste de abertura dá conta do recado em função da luz. Consegue iluminar mais longe em ambientes fechados, festas, etc. Essa potência do flash também é muito útil de dia! Claro! Eu gosto muito de tirar fotos contra a luz. Dá um efeito muito bonito (eu gosto). Mas a pessoa que está no enquadramento fica sempre no escuro, bem escuro. Forçando o funcionamento do flash da A830 (mesmo e dia) a pessoa fica bem iluminada apesar de ter muita luminosidade ao fundo.
Como todo produto, esta câmera deve ser avaliada sob a ótica do custo benefício. Sua resolução de 8 megapixels é um diferencial. Os recursos de estabilização, foco prioritário em faces, fotos panorâmicas e um super flash são os grandes destaques. Mesmo que filmes não sejam bons e tenha um pouco de ruído nas fotos de máxima resolução, as virtudes suplantam e muito estes pontos. Fica a sugestão para melhorar a visibilidade do visor em ambiente muito iluminado. Eu NUNCA tinha feito uma avaliação de câmeras digitais. Essa é a praia de meu amigo Julio Preuss , para quem peço licença pela minha ousadia de entrar neste assunto. Não posso deixar de destacar de novo minha admiração pelo fato da GE ter entrado em um segmento tão diferente e já com bastante competência e competitividade. Só espero que eles não me mandem para testar um reator de usina nuclear nem alguma batedeira de bolo!
OBS : fui obrigado a gravaras fotos de ALTA definição em JPEG qualidade 35 (0-100) e diminuir os seus tamanhos pois por causa dos arquivos entre 1 Mb e 2 Mb, estavam dando erro na hora de enviar para o site.